Skip to content

Arroz caipira

Arroz com frango e legumes

Olá Comuds! 

Hoje eu resolvi fazer para o almoço uma receita de arroz com frango que aprendi há tempos, num restaurante espanhol que costumava frequentar com minha família. 

Como o meu prato não ficava igual à receita original de jeito nenhum, resolvi fazer umas adaptações para o paladar da família e também baratear custos!

E é esta receita de Arroz Caipira que quero compartilhar com vocês!

Ingredientes:

  • 1kg de frango em pedaços
  • 1 linguiça calabresa defumada fatiada
  • 2 xícaras de arroz
  • ½ cebola picada
  • 1 tomate picado sem casca
  • 3 porções de legumes picados (cenoura, pimentão, milho verde, ervilha etc.)
  • Açafrão ou tempero de paella
  • Sal e temperos a gosto

Preparo:

Numa panela grande, de preferência não muito funda, frite a linguiça no azeite. Na sequência, coloque o frango (de preferência marinado) para fritar junto com a linguiça. Hoje usei coxinhas de frango.

Quando o frango estiver começando a ficar mais fritinho, misture a cebola e tomate picados e tampe a panela por uns 5 a 8 minutos (depende do seu fogão).

Quando o frango estiver começando a ficar mais fritinho, misture a cebola e tomate picados e tampe a panela por uns 5 a 8 minutos (depende do seu fogão).

Aí coloque o arroz, o tempero de paella, um pouquinho de sal (se quiser) e jogue água fervente. Misture bem, tampe a panela e deixe no fogo mais brando por 10 minutos.

Depois disso, misture os legumes picados. Nesta receita, coloquei cenoura e milho, mas com ervilha também fica muito bom. Tudo depende do que você tem disponível na sua despensa!

Tampe por mais 5 ou 6 minutos e acrescente o pimentão picado. Nessa hora você precisa ver se tem que colocar mais um pouquinho de água para acabar de cozinhar o arroz. 

Eu gosto muito de finalizar o prato com alguns enfeites. Hoje coloquei rodelas de pimentão, tomatinho cereja, uma pimenta dedo de moça e salpiquei com cebolinha verde. Use sua imaginação e faça a decoração como quiser!

Deixe em fogo baixo por mais 5 minutos e desligue. 

O segredo deste prato é que ele deve descansar uns 10 minutos antes de servir.

Esta receita rende de 5 a 6 porções.

Servi o prato com brócolis ao vapor. Ficou uma delícia!!!

No entanto gosto muito de variar e colocar batata palha para enfeitar o prato e dar crocância!

Espero que gostem!

Bom apetite!