
Pessoal estava eu subindo da praia do Centro da Pipa e começou a chover, e me deparei com uma loja na rua principal de Pipa que sempre me chamava a atenção pela fachada ser muito genuína, mas – eu me distraia e não entrava.
Naquele dia a chuva me fez entrar, estava com minha amiga Angela.
Foi meio que mágico entrar naquele ambiente, pois nós podíamos respirar a arte do barro, as peças eram maravilhosas, como poderão ver nas fotos.


O que mais nos chamou a atenção foi Dona Adma, uma mulher e artesã que fazia muitas daquelas peças nos fornos.
Sua disponibilidade para atender e dividir sua história de vida.


Uma história de muita luta na vida, mulher de família tradicional da região, que se orgulha de seu espaço, de suas conquistas, de suas peças e por ter conseguido com esse trabalho propiciar a formatura dos seus dois filhos.
A oca do barro
Ao entrarmos fomos impactados por duas figuras muito fortes de mulheres negras, uma de braços muito longos que pareciam querer abraçar o mundo e outra com bolas acima da cabeça, que sugeriam pensamentos.
Eu comprei o abraço e minha amiga as duas, elas eram mais que peças de barro, elas eram ideias fortes…
Outra coisa que me chamou as máscaras:


Mas as panelas de barro empilhadas me levaram ao espaço imaginário da criação, parei e me senti obrigado a retratar a luz passando pelas panelas.
As ideias das peças me chamaram muito a atenção, pois muitas eram com temas comuns, mas com criatividade e alma diferenciada, se eu pudesse compraria muita coisa.


Ao embrulhar as peças teve o capricho de se preocupar para que nós chegássemos com elas inteiras, mas principalmente que conseguíssemos identificar, sem desembrulhar, de quem eram. Sim tínhamos as peças grandes, as máscaras, mas as Fridas e os vasinhos eram uns mimos que trouxemos. Esse carinho foi um acolhimento melhor que qualquer abraço.
Acredito eu que as peças vão falar mais do que minhas palavras.


Até a próxima.
Segue abaixo o link para o Instagran da Oca do Barro em Pipa.
Oca do Barro Pipa (@ocadobarropipa) • Fotos e vídeos do Instagram
