
Fotografia como arte
Pessoal da Comud, esse texto foi criado por Cosmo e Carol do Laboratório Krono, pois estamos trabalhando muito com fotografia, sua edição e toda a magia da “câmara escura”. Nosso Laboratório quer criar uma sequência de livros, que se chamará DiverCidade, onde, através de viagens, buscaremos captar lugares, pessoas e histórias.
Para construir esses livros, precisamos começar a entender a magia da fotografia, desde seus primórdios até seus ícones e o seu poder.
Na realidade, esse texto fala mais do espírito do que da materialidade das fotos. Tentamos trazer para vocês o que é genial nesse mundo das imagens.
Mais do que técnicas, vamos entender o poder da criatividade humana e da necessidade de total liberdade de produção.
As máquinas digitais nos permitem ampliar a gama de fotografias, podemos fotografar em diversos equipamentos e momentos diferentes.
Como serão as fotografias no futuro???
Fotografia como processo
Arte de registrar e reproduzir, através de reações químicas, por um lado superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.
Câmara escura
Consiste em projetar a imagem que é captada por um pequeno orifício sobre a superfície.
O armazenamento da imagem obtida pode realizar-se numa película sensível ou em sensores CCD e CMOS ou memórias digitais.
Segundo Wikipedia:
“Fotografia: do grego φῶς [fós] (“luz”) e γραφίς [grafis] (“instrumento para escrever, gravar, desenhar ou pintar”) ou γραφή [grafé] (“escrita”), significa “desenhar com luz e contraste”; noutros termos,[1] é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.[2] A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.”
Agora que entendemos da técnica onde se baseia o universo da fotografia, vamos nos desvincular do texto padrão e criar títulos aderentes:
Fotos mais famosas do mundo
Pelo menos uma das fotos abaixo você com certeza já viu!
Nós, nesse texto, conversamos sobre o “olhar” e não de técnicas. Afinal, isso está muito presente nos cursos de internet.
Dentro desse universo, encontramos frases de grandes mestres da fotografia que são perfeitas para te falar sobre a alma da fotografia.
Sebastião Salgado
“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda a sua cultura.”
“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.”
“Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo.”
Essas três frases mostram que para esse artista existem pelo menos três conceitos fundamentais:
- A foto é mais que imagem, é arte, é representação, é bagagem.
- A imagem leva informação e gera sabedoria.
- A foto como toda arte exige paciência.
Henri Cartier-Bresson
“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.”
“De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória.”
Henri nos permite ver mais alguns pontos fundamentais para a fotografia:
- emoção,
- razão e
- transição da vida através do tempo.
Um momento não voltará jamais.
Peço a cada um de vocês leitores que diante dessas observações de mestres pesquisem fotografias deles e de todos aqueles que se destacaram nessa arte, vamos sugerir grandes nomes abaixo.
Em homenagem aos artistas de imagem, eu peço ajuda a Francis Bacon:
“Não existe comparação entre aquilo que é perdido por não se obter êxito e aquilo que é perdido por não se tentar.”
Entendam fotografia como ARTE, acima de tudo.
Enfim, a fotografia pode contar uma história de vida, pode simbolizar uma pessoa, um sentimento ou um fato!
Mas algumas fotos tiveram o poder de elas próprias serem protagonistas no ato de transformar comportamentos e de chamar a atenção para processos e problemas mundiais.
Vários livros e revistas buscaram destacar as fotos mais impactantes de todos os tempos, mas além daquelas que já mostramos acima, vamos selecionar algumas que com certeza provocaram muita reação na humanidade:
Literatura e Fotografia
Existe uma relação direta entre as artes e, para nos ajudar a entender isso, trouxemos a visão de dois mestres da literatura:
“Fotografias há de dois tipos: As mais raras são obras de arte, belezas que o olho do fotógrafo percebeu e nos mostra. Olhamos a foto e ficamos espantados: não havíamos visto a beleza que estava lá, coisas com as quais um turista jamais desperdiçaria uma foto – tais como folhas secas sobre o chão, um pau seco saindo da lagoa, as marcas do vento sobre a areia – e a gente leva um susto. Não é a boa câmera que faz a fotografia. É o olho do fotógrafo.”
-Rubem Alves, em “Quarto de Badulaques”. São Paulo: Parábola, 2003.
O fotógrafo
“Difícil fotografar o silêncio.
Entretanto tentei. Eu conto:
Madrugada a minha aldeia estava morta.
Não se ouvia um barulho, ninguém passava entre as casas.
Eu estava saindo de uma festa.
Eram quase quatro da manhã.
Ia o Silêncio pela rua carregando um bêbado.
Preparei minha máquina.
O silêncio era um carregador?
Estava carregando o bêbado.
Fotografei esse carregador.
Tive outras visões naquela madrugada.
Preparei minha máquina de novo.
Tinha um perfume de jasmim no beiral de um sobrado.
Fotografei o perfume.
Vi uma lesma pregada na existência mais do que na pedra.
Fotografei a existência dela.
Vi ainda um azul-perdão no olho de um mendigo.
Fotografei o perdão.
Olhei uma paisagem velha a desabar sobre uma casa.
Fotografei o sobre.
Foi difícil fotografar o sobre.
Por fim eu enxerguei a ‘Nuvem de calça’.
Representou para mim que ela andava na aldeia de
braços com Maiakowski – seu criador.
Fotografei a ‘Nuvem de calça’ e o poeta.
Ninguém outro poeta no mundo faria uma roupa
mais justa para cobrir a sua noiva.
A foto saiu legal.”
– Manoel de Barros, em “Ensaios fotográficos”. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
Grandes nomes da fotografia
Grandes fotógrafos que inspiram:
Steve MCCurry
Robert Capa
Ansel Adams
Bob Wolfenson
Os fenômenos da fotografia mundial atualmente:
Annie Leibovitz
Steven Klein
Patrick Dermarchellier.
David Lachapelle
Mario Testino.
E os brasileiros:
German Lorca
Gervásio Baptista
Walter Firmo
Araquén Alcântara
Krono e DiverCidade
Você imagina deitar no chão, subir numa árvore ou num muro para conseguir o ângulo, a luz e o brilho certo.
Fazer altas caminhadas buscando “algo diferente”, o inesperado que encante.
Olhar uma imagem através de um tronco furado de árvore.
Enfim, “o olhar”.
Passamos dias treinando o olhar e as habilidades naturais, os toques sutis, a visão plena do artista.
Conheça nossa experiência na sequência de livros que vamos disponibilizar.
Muitos amam a fotografia plena e única.
Acho isso lindo, a foto é como um quadro pintado com total delicadeza.
O computador expandiu a arte, liberou nossos instintos de criação, deu asas à imaginação e permitiu a arte de criar através da TRANSFORMAÇÃO.
Para finalizar esse texto sobre fotografia, vamos citar um dos melhores do mundo, Steve McCurry:
“Uma ótima fotografia é sobre profundidade de sentimento, não profundidade de campo”. Acredito muito que toda técnica deva ser aprendida até que fique natural, mas de nada adianta você ter todo o conhecimento técnico do mundo se você não sabe se relacionar. Ser humano, arte e técnica andam de mãos dadas.”
Sugerimos também que vejam mais sobre conceitos nos seguintes sites: