Skip to content

Quando o mal se apresenta como bem

Vivemos uma época extraordinária.

A humanidade desenvolveu tecnologias capazes de ampliar o conhecimento, aproximar continentes, transformar a medicina, democratizar informações e criar novas possibilidades para milhões de pessoas.

Nunca tivemos tantos instrumentos para aprender, questionar e compreender o mundo.

E, paradoxalmente, talvez nunca tenha sido tão fácil transformar a mentira em espetáculo, a intolerância em virtude e a ganância em promessa vazias de prosperidade.

O que mais me assusta não é a existência do mal.

A humanidade convive com ele desde sempre.

O que me assusta é a capacidade que algumas pessoas desenvolveram de praticá-lo enquanto convencem os outros de que estão fazendo o bem.

Quando a fé se transforma em instrumento de poder

Tenho observado pessoas que se apresentam como representantes de Deus, como se tivessem recebido autorização exclusiva para falar em nome do Criador.

Prometem salvação, prosperidade, proteção e caminhos privilegiados para a felicidade.

Mas algo me inquieta profundamente.

Como alguém pode afirmar que representa o amor divino enquanto estimula o ódio?

Como alguns podem pregar a humildade enquanto exibe soberba?

E, como pode pedir sacrifícios financeiros a pessoas que mal conseguem alimentar seus filhos enquanto transforma a própria vida em uma celebração do luxo?

Como pode condenar o comportamento alheio enquanto se permite atitudes que considera pecaminosas nos outros?

E, principalmente, como pode utilizar o nome de Deus para justificar preconceito, violência, perseguição ou a eliminação de quem pensa diferente?

Não estou falando da fé verdadeira, nem daqueles religiosos que dedicam suas vidas a acolher, alimentar, educar e cuidar de quem sofre, mas dos midiáticos, que são intolerantes, racismas, preconceituosos e contra conceitos básicos de amor e democracia.

Democracia porque é nela que encontramos o sistema político do povo, para o povo, pelo povo!

Todas as pessoas merecem respeito e admiração.

Quero falar de quem transforma a religião em negócio, a crença em instrumento de submissão e o medo em mecanismo de controle.

A fé aproxima o ser humano do sagrado. A exploração da fé aproxima o explorador do dinheiro e do poder.

São coisas profundamente diferentes.

Os sete pecados capitais nunca estiveram tão atuais

A tradição cristã identificou sete pecados capitais: soberba, avareza, luxúria, inveja, gula, ira e preguiça.

Eles representam comportamentos que podem afastar o ser humano da consciência, da responsabilidade e do respeito ao próximo.

É impressionante como esses conceitos continuam atuais.

A soberba aparece quando alguém acredita ser dono da verdade e se coloca acima dos demais.

A avareza surge quando o acúmulo de riquezas se torna mais importante do que a dignidade humana.

A luxúria, entendida como desejo sem responsabilidade e respeito, aparece na utilização de pessoas como objetos de satisfação e poder.

A inveja se revela na incapacidade de reconhecer o mérito e as conquistas de quem trabalha, estuda e dedica sua vida a construir algo útil.

A gula ultrapassa a alimentação e pode ser compreendida, simbolicamente, como o consumo sem limites, o desejo de possuir sempre mais, mesmo quando tantos não possuem quase nada.

A ira se transforma em discursos agressivos, perseguições, humilhações e estímulos à violência.

E a preguiça não está na condição de quem enfrenta dificuldades para conseguir trabalho. Ela também pode se manifestar na acomodação moral de quem vive de privilégios, evita responsabilidades e se beneficia do esforço alheio.

O problema não está em reconhecer essas fragilidades humanas.

O problema está em condená-las publicamente enquanto são praticadas nos bastidores.

Há quem pregue contra os sete pecados capitais e, ao mesmo tempo, faz deles um projeto de vida.

Jesus não ensinou a acumular poder sobre as pessoas

Não consigo pensar em Jesus sem lembrar de sua relação com aqueles que a sociedade desprezava.

Ele se aproximava dos pobres, dos enfermos, dos rejeitados e dos considerados pecadores.

Conversava com pessoas de diferentes condições sociais.

Questionava a hipocrisia.

Enfrentava aqueles que transformavam a religiosidade em demonstração de superioridade moral.

Seu ensinamento não dependia de palácios, fortunas ou demonstrações de força.

Dependia de atitudes.

Acolhimento. Compaixão. Humildade. Perdão. Justiça. Amor.

Cuidado com pessoas que parecem bonecos bonitos, plásticos, com discursos vazios e dizendo que farão algo sem nunca terem feito nada por você!

Independentemente da tradição espiritual de cada pessoa, há algo profundamente humano nessa mensagem.

Por isso, considero tão contraditório quando alguém utiliza o nome de Jesus para humilhar, excluir ou estimular a violência.

Não é preciso pertencer a uma religião específica para compreender que o respeito à vida e à dignidade humana deve estar acima dos interesses particulares.

Quem precisa diminuir o próximo para demonstrar sua grandeza talvez ainda não tenha compreendido o significado da humildade.

Quando a política deixa de servir e passa a se servir

A política deveria ser um instrumento de organização da sociedade.

Deveria permitir que pessoas com diferentes visões encontrassem caminhos para garantir desenvolvimento, liberdade, segurança, justiça e oportunidades.

Mas o que acontece quando a política se transforma em uma atividade destinada apenas ao poder?

Cuidado com representantes públicos que tratam cargos como suas posses particulares?

Nais cuidado quando interesses econômicos de pequenos grupos se sobrepõem às necessidades da população? Precisamos do povo pelo povo!

Cuidado quando o debate é substituído por ataques, mentiras e espetáculos de agressividade?

Nesse momento, a política deixa de cumprir sua função mais importante: servir à sociedade.

Costumamos dividir o mundo entre direita e esquerda, como se todas as virtudes estivessem de um lado e todos os defeitos do outro.

Historicamente, correntes de esquerda enfatizaram a igualdade social, os direitos dos trabalhadores e a redistribuição de oportunidades. Correntes de direita valorizaram, em diferentes graus, a propriedade privada, a tradição, a liberdade econômica e a continuidade institucional.

Mas mesmo que essas tradições sejam diversas, todas devem ter honestidade, competência e preocupação com os pobres.

O problema começa quando qualquer corrente política passa a considerar seus próprios interesses superiores à dignidade humana.

Uma economia precisa de empreendedores, investidores, trabalhadores, consumidores, inovação e instituições responsáveis.

Precisa também reconhecer que riqueza produzida por uma sociedade não deveria conviver passivamente com a miséria extrema de parte de sua população.

Não existe desenvolvimento verdadeiramente humano quando o sucesso de poucos exige o sofrimento permanente de muitos.

O capitalismo precisa evoluir com a humanidade

Não acredito que o desenvolvimento econômico deva ser inimigo da justiça social.

Pelo contrário.

Uma sociedade que investe em educação, saúde, ciência, infraestrutura e oportunidades também cria condições para empresas mais produtivas, trabalhadores mais preparados e consumidores com maior capacidade de participação econômica.

O capitalismo contemporâneo não pode se limitar à lógica de extrair o máximo possível de cada pessoa e devolver o mínimo necessário para que ela continue produzindo.

Esse modelo despreza algo fundamental: pessoas não são apenas recursos econômicos.

Vamos encarar o fim do capitalismo selvagem e o início do capitalismo tecnológico.

São seres humanos com histórias, sentimentos, famílias, necessidades e sonhos.

Na era da inteligência artificial, da automação e das transformações tecnológicas, essa reflexão se torna ainda mais urgente.

Se as máquinas podem ampliar a produtividade, por que não utilizar parte dessa capacidade para melhorar a qualidade de vida?

E se a tecnologia pode democratizar o conhecimento, por que permitir que seja utilizada para aprofundar a ignorância?

Se temos condições de produzir mais com menos desperdício, por que continuar tratando a pobreza como uma fatalidade inevitável?

O avanço tecnológico exige também evolução ética.

Num futuro próximo talvez precisemos de menos horas trabalhadas e de mais tempo para viver a vida!

Caso contrário, teremos ferramentas extraordinárias administradas por mentalidades incapazes de compreender sua responsabilidade.

A inteligência artificial não pode se transformar em instrumento da mentira

A inteligência artificial representa uma das grandes conquistas do conhecimento humano.

Por trás de seus sistemas existem cientistas, pesquisadores, engenheiros, educadores, profissionais de inúmeras áreas e trabalhadores que dedicaram anos de suas vidas ao desenvolvimento de tecnologias complexas.

Esse esforço merece reconhecimento.

Mas precisamos compreender algo essencial: a inteligência artificial não nasce com compromisso moral próprio. Seus resultados dependem das escolhas humanas, dos dados, das regras e dos sistemas que orientam seu funcionamento.

Cabe a Humanidade verificar quem está disponibilizando dados, informações e diretrizes a tecnologia!

Uma tecnologia capaz de ajudar a identificar doenças também pode ser utilizada para produzir desinformação.

Uma ferramenta que amplia o acesso ao conhecimento também pode servir para criar conteúdos falsos com aparência de verdade.

Algoritmos desenvolvidos para organizar informações podem ser explorados por pessoas interessadas em manipular a atenção, estimular conflitos e obter vantagens econômicas.

Isso não significa que as máquinas sejam más.

Significa que a responsabilidade humana continua indispensável.

E há um fenômeno particularmente preocupante: pessoas que se apresentam como educadores, especialistas ou defensores da liberdade, mas utilizam sua influência para divulgar informações falsas, explorar vulnerabilidades e ensinar estratégias de manipulação.

Ensinar não é simplesmente conquistar seguidores.

Educar não é convencer alguém a repetir uma opinião.

Educar é oferecer instrumentos para que as pessoas possam pensar, questionar, verificar e decidir por si mesmas.

Quem utiliza o conhecimento apenas para dominar os outros não está promovendo educação.

Está promovendo dependência.

A tecnologia pode revelar a verdade?

Gostaria de acreditar que, com tantos avanços, seria possível expor automaticamente todas as mentiras, identificar toda manipulação e revelar a verdadeira intenção de cada pessoa.

Mas não seria correto entregar esse poder a uma máquina. A inteligência artificial pode ajudar a verificar informações, confrontar documentos, identificar contradições e analisar evidências.

Entretanto, não consegue conhecer com certeza as intenções íntimas de alguém.

Também pode errar, reproduzir preconceitos presentes nos dados e produzir conclusões equivocadas.

Por isso, a resposta não está em criar uma tecnologia que determine quem é bom ou mau. Está em construir sistemas mais transparentes, responsáveis e capazes de ajudar a sociedade a distinguir fatos de versões fabricadas.

Precisamos de educação digital, pensamento crítico, jornalismo independente, ciência, instituições confiáveis e responsabilidade no uso dos algoritmos.

A tecnologia deve ampliar nossa capacidade de compreender a realidade, não substituir nossa consciência.

A verdade não precisa de uma máquina que condene pessoas.

Precisa de pessoas dispostas a investigar os fatos, inclusive quando eles contrariam suas próprias crenças.

Prosperidade para quem?

Acho obtuso quem usa essa palavra de forma mentirosa!

Há uma palavra repetida constantemente nos discursos religiosos, políticos e empresariais: prosperidade.

Mas precisamos perguntar o que ela significa.

Prosperidade é apenas acumular dinheiro?

É possuir bens que outras pessoas jamais conseguirão comprar? É conquistar poder suficiente para não precisar ouvir ninguém?

Ou prosperidade também significa ter alimentação, moradia, saúde, educação, segurança, liberdade e dignidade?

Uma sociedade pode:

  • produzir enormes fortunas e, ainda assim, fracassar em garantir condições básicas de vida a milhões de pessoas.
  • possuir tecnologias avançadas e continuar alimentando preconceitos antigos.
  • construir templos monumentais e abandonar aqueles que vivem nas ruas.
  • proclamar o amor enquanto estimula a intolerância.
  • falar em liberdade enquanto tenta controlar o pensamento dos outros.
  • É nesse ponto que o mal se torna mais perigoso.

Não quando se apresenta com uma aparência assustadora, mas quando utiliza palavras bonitas para esconder atitudes destrutivas. Quando chama:

  • exploração de oportunidade.
  • preconceito de virtude.
  • violência de justiça.
  • ganância de prosperidade.
  • manipulação de educação.
  • ódio de fé.

Precisamos voltar a ser humanos

Não escrevo estas palavras contra a religião.

Escrevo em defesa da espiritualidade que acolhe.

Não escrevo contra a política.

Escrevo em defesa da política que serve.

Não escrevo contra o capitalismo.

Escrevo em defesa de uma economia que reconheça o valor de quem trabalha, produz, empreende e contribui para a sociedade.

E não escrevo contra a tecnologia.

Escrevo porque acredito em sua capacidade de ajudar a humanidade a superar limitações que, durante séculos, pareciam impossíveis de vencer.

O que me preocupa é perceber que podemos avançar extraordinariamente em conhecimento e permanecer presos a comportamentos tão primitivos.

De que adianta desenvolver inteligência artificial se continuamos incapazes de praticar a inteligência emocional?

E de que adianta construir sistemas capazes de processar bilhões de informações se não conseguimos compreender a dor de uma única pessoa?

E de que adianta falar em Deus se somos incapazes de reconhecer a dignidade de suas criaturas?

Talvez a maior transformação de que precisamos não seja tecnológica, econômica ou política.

Talvez seja uma transformação de consciência.

Precisamos aprender a reconhecer a diferença entre

fé e fanatismo,

liderança e autoritarismo,

prosperidade e ganância,

conhecimento e manipulação.

E precisamos ter coragem de questionar aqueles que exigem admiração, obediência ou sacrifícios, mas não demonstram, em suas próprias atitudes, os valores que dizem defender.

A humanidade não precisa de mais pessoas proclamando que são donas da verdade.

Precisa de pessoas comprometidas em procurá-la.

Não precisa de mais discursos sobre amor.

Precisa de atitudes amorosas.

Não precisa de mais promessas de prosperidade reservadas a pequenos grupos.

Precisa de oportunidades reais para todos.

Porque a verdadeira grandeza não está no poder de fazer os outros se ajoelharem.

Está na capacidade de ajudar alguém a se levantar.

E talvez a forma mais perigosa do mal seja justamente aquela que aprendeu a se apresentar como bem — porque, quando a mentira veste a roupa da virtude, até a crueldade encontra quem a aplauda.

Uma última reflexão

Não devemos julgar a fé de alguém pela riqueza que ostenta, pela quantidade de seguidores que possui ou pela força com que proclama suas certezas.

Devemos observar suas atitudes.

Se promove respeito, acolhimento, responsabilidade e dignidade, existe algo valioso a reconhecer.

Se promove exploração, humilhação, preconceito e violência, existe algo que precisa ser questionado — independentemente da religião, do partido ou da posição social de quem pratica.

Quero agradecer ao Padre Julio Lancelotti, Frei David, Pastor Henrique Vieira e tantos outros que sabem ser fé, vida, amor e respeito!