Skip to content

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Dia mundial do empreendedorismo feminino! Um marco para mudanças na sociedade, na economia e na cultura atual!

Dia 19 de Novembro

Com eventos, conferências e campanhas ao redor do mundo, a data visa sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de apoiar mulheres empreendedoras e estimular políticas públicas e iniciativas privadas que garantam maior igualdade no ambiente de negócios.

Para nós do Krono e da Comud, é super importante celebrar o dia 19 de novembro como uma forma de valorizar o espírito empreendedor feminino e dar visibilidade às histórias de mulheres que transformam suas ideias em realidade, enfrentando os desafios impostos pela desigualdade de gênero e contribuindo para o crescimento econômico de suas comunidades.

A revista Exame publicou 15 frases que seriam perfeitas para a data! Achamos todas incríveis, mas acreditamos que seria fundamental trazer isso para a nossa realidade:

“Mulheres empreendedoras não buscam apenas o sucesso nos negócios, mas também inspiram mudanças, quebram barreiras e redefinem o significado de liderança.”

Eu gostaria de dedicar essa frase a Carol Zanini, uma mulher à frente de seu tempo, que já se especializou em doces sem açúcar, em marketing, tecnologia, e agora tem a IA como seu desafio. Ela tem uma fome de coisas novas e inovadoras que me faz admirá-la cada dia mais!

“Cada desafio enfrentado por uma mulher empreendedora é um convite para mostrar ao mundo sua resiliência, inteligência e capacidade de recriar o futuro.”

Dedico essa frase a Leticia Santos, uma enfermeira que se desenvolveu muito na gestão de clínicas, depois aprendeu sobre Ayurveda, o que a levou a entender as PICs, e hoje busca na Nutrição respostas para a saúde e o bem-estar!

“O empreendedorismo feminino não é apenas sobre construir negócios, mas sobre construir legados que inspiram e abrem portas para futuras gerações de líderes.”

Mulheres são a base da educação, e para falar delas como aquelas que moldam líderes, vou homenagear minha mãe, Elenice Fuzaro, que, apesar de ter nascido numa época em que mulheres no máximo faziam curso normal, foi uma das primeiras a se formar em contabilidade. Ela passou a vida debatendo comigo e meu pai conceitos sobre gestão com muita habilidade, mesmo sem exercer essa atividade profissionalmente!

“Uma mulher empreendedora não espera pelo momento certo; ela cria o momento certo, moldando seu destino com paixão, propósito e persistência.”

Criar o momento ideal é uma arte, e aqui eu lembraria de uma professora que conheci anos atrás. Ela escreve livros infantis e conta histórias, Lu Belém. 

Não espera que algo aconteça; ela faz acontecer. Uma mulher admirável e uma empreendedora na arte de encantar com as palavras!

“Cada negócio iniciado por uma mulher é mais do que uma empresa; é uma expressão viva de sua visão, coragem e habilidade de realizar o extraordinário.”

Faço parte de um coletivo chamado Inovaleste, onde conheci muitas mulheres incríveis, mas quando li essa frase lembrei de uma empresária chamada Edenilda, uma fortaleza capaz de criar uma empresa que inspira. 

Sua inovação está na organização dos prestadores de serviço e na qualidade dos mesmos, e seu sorriso é típico de uma empresária que luta pelos seus sonhos!

“Não se compare com os outros, pois sua jornada é única e o seu sucesso tem sua própria medida.”

Mais uma vez vou falar da Inovaleste, desta vez da líder Camila, que é do Sebrae e possui uma singularidade na gestão de grupos e equipes. 

Sua visão não é apenas atual; ela já está no futuro! 

Seu apoio a startups é fundamental!

“Os negócios podem ter altos e baixos, mas o seu compromisso é constante. A persistência é a chave para superar as adversidades e alcançar o sucesso que você merece.”

Nessa frase vejo Luciana Ferraz, uma mulher comprometida com suas habilidades e competências. Uma mulher que fala de imagem como eu acredito ser o correto para o assunto, pois ela defende a personalidade e a individualidade sem perder a noção do social! Todos deviam conhecer o “Vista-se de Você”!

“Mude a sua vida hoje. Não deixe para arriscar no futuro; aja agora, sem atrasos.”

Conheci uma jovem que, como empreendedora, é uma senhora de vinte e poucos anos, de uma maturidade que me assusta, capaz de transmutar com uma facilidade absurda. 

Seu nome é Joy, empreendedora do marketing que merece respeito e referência neste texto!

“O sucesso muitas vezes é construído nos momentos em que você escolhe não desistir. Continue acreditando em si mesma e nos seus objetivos; o melhor ainda está por vir.”

Agora vou homenagear uma líder na Associação Comercial de Pinheiros, chamada Erika Ruberti, uma mulher que fez daquela unidade da associação a vanguarda! 

Sua concepção e sua gestão eram pura inspiração. Ela traz em si a alma guerreira necessária para liderar!

“A força de uma mulher empreendedora está na resiliência que ela encontra dentro de si mesma, construindo seu império passo a passo.”

Para essa frase, eu traria duas mulheres Sheila e Dani, juntas criaram as Protagonistas de saias e estão construindo seu espaço colocando os tijolos com muita paciência e foco.

Elas me inspiram pois sabem ser gestoras do tempo, uma qualidade fundamental nos dias de hoje!

“Mulheres visionárias não apenas moldam o presente, mas são as arquitetas do futuro dos negócios, construindo pontes para inovação, liderança e progresso.”

Nessa frase, lembro de Anna Novaes e seu e-book “Crônica de Meio Cento”, pois, como arquiteta, ela já me encantava sendo muito criativa, mas a coragem de contar sua história em um livro de forma tão linda e verdadeira me faz dizer que ela é a mulher da frase!

“Mulheres extraordinárias não apenas enfrentam o preconceito de frente, mas o transformam em combustível para o crescimento nos negócios, provando que a resiliência e a excelência não conhecem limites de gênero.”

Tempos atrás conheci algumas autoras e juntos criamos o projeto Rudá. Aline, Edneia, Monica, Regina, Patricia, Paloma e Luciana construíram comigo um livro corajoso, onde mulheres contavam histórias de nossa ancestralidade quilombola e indígena. 

Cada uma delas pesquisou, escolheu e criou textos; outras adaptaram e outras contaram suas histórias ou de suas mães e avós. 

Para mim, foi maravilhoso, e todas elas são muito guerreiras e mudam suas vidas no presente! Acho que consigo ver todas elas nesta frase!

“Empreendedorismo feminino é a arte de persistir nos sonhos, apostando na ideia com determinação e transformando a visão em um negócio que não apenas prospera, mas também inspira.”

Aproveito a frase para citar Cibelli, uma advogada fantástica, Luciana e Angela, parceiras da Comud incríveis, Alessandra, Dani, Joana, Silvia e Marcia Cantão e Marcia Hashimoto, que escolheram seus negócios respeitando suas habilidades e seus propósitos e, para mim, são sucesso em tempo integral!

Mulheres que empreendem, inspiram e redefinem o futuro.”

“Negócios liderados por mulheres: a força que impulsiona o progresso.”

Quero usar essas duas frases para homenagear e incentivar as mulheres em geral. 

A estrada do empreendedorismo não é fácil, mas é muito gratificante, mesmo quando é preciso vencer um leão ou uma leoa por dia!

Observações finais:

Arrisque-se, mas planeje bem!

Busque resultados, mas entenda qual o tipo de resultado você quer antes de começar! Qual ou quais são seus propósitos?

Não se incomode com pedras no caminho; desvie da pedra sem perder o foco no seu objetivo!

Não se lamente pelos tempos difíceis, pois neles você aprende a crescer e a valorizar as conquistas!

As mulheres que não citei nominalmente e que são minhas parceiras sintam-se homenageadas pela intenção que apresento aqui!