
Os tons, a delicadeza, o toque sutil chega a emocionar.
A aquarela traz doçura a pintura, não estou falando das cores fortes ou fracas, dos traços ou qualquer coisa assim, estou dizendo que a técnica é delicada e leve!
A aquarela é uma técnica de pintura que utiliza pigmentos diluídos em água para criar efeitos de:
- transparência,
- luminosidade e
- fluidez.
Talvez seja uma das formas mais antigas de expressão artística. Remonta às civilizações egípcia, chinesa e indiana.
A história da aquarela
A aquarela surgiu como uma forma de ilustrar manuscritos, mapas e documentos, antes da invenção da imprensa.
Os primeiros registros de seu uso datam do século XII, na Europa, onde os monges copistas usavam tintas à base de goma arábica para colorir as iluminuras dos livros sagrados.
No século XV, os artistas renascentistas começaram a explorar as possibilidades da aquarela como uma técnica independente, criando esboços, estudos e paisagens. Entre eles, se destacam Leonardo da Vinci, Albrecht Dürer e Michelangelo.
Fotos Wikipedia de obra de Da Vinci e Albrecht
No século XVIII, a aquarela ganhou popularidade na Inglaterra, onde surgiram as primeiras sociedades e exposições dedicadas a essa arte.
Os pintores ingleses desenvolveram um estilo próprio de aquarela, caracterizado pela leveza, delicadeza e atmosfera. Alguns dos nomes mais famosos dessa escola são:
- William Turner,
- John Constable e
- Thomas Girtin.
A influência inglesa se espalhou pelo mundo, inspirando artistas como:
- Eugène Delacroix (francês),
- Winslow Homer (americano) e
- Victor Meirelles (brasileiro).
Fotos Wikipedia de obra de Vitor Meireles
No século XX, a aquarela continuou sendo uma técnica apreciada por muitos artistas, que buscaram novas formas de expressão e experimentação com ela. Entre eles, podemos citar:
Pablo Picasso, espanhol
Diego Rivera, mexicano
Wassily Kandinsky, russo
Cândido Portinari, brasileiro.
Sugiro a todos o site acima, que traz um trabalho maravilhoso, sobre a arte do Mestre Candido Portinari.
O material ideal para a aquarela
Para praticar a aquarela, é preciso ter alguns materiais básicos:
- papel
- tintas,
- pincéis,
- água.
Vamos ver quais são as características de cada um deles.
Papel:
Chegamos a uma das bases para ter qualidade na aquarela.
O Papel influencia diretamente no resultado final da pintura.
O ideal para aquarela deve ser resistente à água, absorvente e com textura.
Existem três tipos principais:
- prensado a frio (com textura granulada),
- prensado a quente (com textura lisa) e
- o rugoso (com textura irregular).
Cada tipo provocará efeitos diferentes nas pinturas.
O papel também pode variar na gramatura (espessura) e na cor (branco ou creme).
Recomendo usar um papel com pelo menos 300 g/m2 de gramatura e branco ou levemente creme.
Tintas:
As tintas de aquarela podem ser encontradas em tubos ou em pastilhas.
As tintas em tubos são mais cremosas e permitem uma maior variação de tonalidades.
As tintas em pastilhas são mais práticas e econômicas, pois duram mais tempo e ocupam menos espaço.
As cores básicas que recomendo ter são:
- amarelo limão,
- amarelo ocre,
- azul ultramarino,
- azul cerúleo,
- preto.
- verde esmeralda,
- verde terra, sépia e
- vermelho alizarina,
- vermelho cádmio,
Se tiver condições compre uma coleção completa, senão use toda sua criatividade para misturar e conquistar tons só seus, personalizados!
Pincéis:
Os pincéis de aquarela devem ser macios e flexíveis, pois para o artista, o fluxo leve da água e tinta são primordiais.
Os pincéis mais usados são os de pelo natural de marta ou esquilo, mas também existem opções sintéticas de boa qualidade.
Os formatos mais comuns são:
- redondo (para traços finos e detalhes),
- chato (para áreas maiores e planas) e
- leque (para efeitos de textura e mescla).
Que tal ter uns 2 ou 3 para começar?
Vou te dar uma dica, prepare-se você vai querer muitos!
Água:
A água é essencial para diluir as tintas e criar os efeitos da aquarela.
É preciso ter dois recipientes com água: um para lavar os pincéis e outro para umedecer as tintas.
Nunca se esqueça de trocar a água com frequência, para evitar que fique suja e altere as cores da pintura.
Dicas práticas para a aquarela
Agora que você já sabe um pouco sobre a história e o material da aquarela, vou dar algumas dicas práticas para você começar a pintar.
Faça um esboço:
Quando fazemos um esboço quase transparente no papel, podemos dar dimensões a arte das cores e das tonalidades, mas nunca esqueça, o esboço pode ser apagado ou coberto pelas tintas depois.
Use uma paleta:
Para misturar as cores, é preciso usar uma paleta, que pode ser de plástico, metal ou cerâmica.
A paleta deve ter vários compartimentos, para separar as cores e evitar que se misturem indevidamente.
Você pode usar as tampas dos tubos ou as bordas das pastilhas como paleta também.
Trabalhe de claro para escuro:
Uma das regras básicas da aquarela é trabalhar de claro para escuro, ou seja, começar com as cores mais claras e diluídas e ir escurecendo e intensificando as cores gradualmente. Isso porque a aquarela é uma técnica transparente, que não permite cobrir ou corrigir facilmente as camadas anteriores.
Controle da umidade:
A umidade é um fator determinante na aquarela, pois afeta o comportamento das tintas no papel.
Cuidado o papel é um ambiente delicado.
É preciso controlar a quantidade de água nos pincéis e no papel, para evitar que a pintura fique aguada demais ou seca demais.
Uma dica é usar um papel toalha ou um pano para secar o excesso de água dos pincéis ou do papel.
Experimente diferentes técnicas:
A aquarela é uma técnica muito plural, permite criar inúmeros efeitos e texturas, veja sempre as obras dos mestres e veja como você pode ter liberdade nessa arte.
Algumas das técnicas mais usadas são:
- degradê (transição suave entre duas ou mais cores),
- esfumado (suavização das bordas com água ou com um pincel limpo),
- lavado (aplicação de uma cor uniforme sobre uma área),
- reservado (preservação de áreas brancas do papel com fita adesiva, máscara líquida ou cera),
- salpicado (criação de pontos ou manchas com o pincel ou com os dedos),
- seco sobre seco (aplicação de uma cor sobre outra já seca),
- úmido sobre úmido (aplicação de uma cor sobre outra ainda úmida) e úmido sobre seco (aplicação de uma cor úmida sobre uma área seca).
Como em todas as formas da arte, o que vai te levar a um patamar de boa qualidade é a prática!
Um grande pianista, um bailarino de ponta se esforça à exaustão! Se você quer ser bom, faça muitos trabalhos
Lembre-se sempre, o artista não pode ter medo de errar, pois esse medo pode limitar sua atuação.
O artista não pode ter medo também de refazer, recomeçar e rever padrões.
Comece já!
A arte vai te arrebatar…