O Tai Chi é uma arte milenar de origem chinesa, que beneficia as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo.
Considerada uma arte corporal singular, uma vez que não exige grande força nem envolve exercícios físicos extenuantes, mas que diferentemente de outras formas, pode ser praticado por qualquer pessoa, não importando idade ou condição física.
Mais especificamente, suas sequências de movimentos circulares são concomitantes com os movimentos respiratórios, que permitem relaxar o corpo à medida que são efetuadas.
Tais movimentos são contínuos e delicados, o que permite a harmonização da circulação sanguínea com a respiração, enquanto coordena os movimentos das pernas, braços, pés e cabeça.
Ao realizar as práticas, o sistema nervoso central constrói uma relação harmônica com os nove sistemas orgânicos do corpo:
- sistema esquelético,
- sistema muscular,
- sistema circulatório,
- sistema linfático,
- sistema excretor,
- sistema endócrino,
- sistema nervoso,
- sistema digestivo e
- órgãos sensoriais.
Os movimentos realizam técnicas específicas para a obtenção de estados mentais tranquilos, que podem ajudar na prevenção e na cura de doenças, buscando equilibrar as forças vitais do organismo (a união entre as forças Yin e Yang).
Partindo dos benefícios dessa prática e observando as reais necessidades do homem em meio à sociedade atual e seus costumes, onde a ocorrência de sedentarismo na população e consequentes prejuízos à saúde, o fomento da atividade física torna-se uma ação importante de promoção à saúde.
De acordo com pesquisas recentes realizadas – como o estudo feito no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi é o mais suave e fácil de ser aprendido.
Seu poder de rejuvenescimento, tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois a atividade abaixa a pressão sanguínea, irriga as articulações, estimula a circulação, fortalece os músculos e o sistema imunológico, promovendo a calma mental.
Portanto esta prática possibilita um melhor relacionamento com você mesmo, reconhecendo suas reais necessidades e tendo uma ferramenta de auxílio, uma terapia que pode ajudar a amenizar os efeitos causados na correria do dia a dia como estresse, tão comum nos dias de hoje. Além de trazer mais consciência corporal e vitalidade para a sua vida.
Esse estilo de Tai Chi, inspirado no Wu San Dji Tao (Caminho do venerável guerreiro), segue uma filosofia que tem como objetivo não só harmonizar corpo e mente, mas também o espírito, o que há de mais puro em nós também deve estar presente e integrado durante a prática.