Com certeza, em algum momento, você já ouviu falar de Medicina Tradicional Chinesa, talvez dentro de uma categorização das Terapias clássicas, como a Acupuntura.
Quero aqui, compartilhar com você alguns outros sistemas de cura, e um em especial, que antecede a própria MTC – Medicina Tradicional Chinesa.
Sim, essas abordagens não são novas e pouco menos modismo. Elas são ciências desenvolvidas há muitos e muitos anos, com escritos que nos possibilitaram avançar na pesquisa e contribuir nas diferentes especialidades de saúde. Bem, mas quais são esses outros Sistemas?
Vou relacioná-los a seguir, com uma breve descrição, para que possa aguçar a sua curiosidade, foi assim que aconteceu comigo, vamos lá:
Ayurveda
Datada com cerca de cinco mil anos, esta medicina estuda sobre “a ciência da vida”, sua ênfase recai sobre a individualidade.
Sua origem se deu na Índia, muito antes que os gregos ou os chineses desenvolvessem suas próprias filosofias.
Seus escritos demonstram uma cultura intelectual e espiritualmente avançada, abrangendo filosofia, astrologia e outras ciências.
O profissional formado em Ayurveda, poderá lhe acompanhar nos diversos ciclos da vida, oferecendo dicas para saúde preventiva e até mesmo tratamentos de cura através dessa racionalidade milenar, que beneficiam o corpo e a mente até os dias atuais.
Naturopatia
Assemelha-se a Ayurveda e a Medicina Tradicional Chinesa, no sentido de ser uma filosofia com foco no indivíduo e não nos sintomas.
Em 400 a.C., Hipócrates afirmou que o corpo tem o poder de curar a si mesmo; a Naturopatia segue esse princípio.
Os naturopatas procuram prevenir e tratar doenças ou distúrbios, fortalecendo o sistema de defesa do corpo.
Terapia da Polaridade
Sistema desenvolvido pelo Dr. Randolph Stone, reúne conceitos orientais e ocidentais de saúde para promover o bem-estar.
Seu objetivo é ajudar o corpo a curar a si mesmo, usando a avaliação dos campos energéticos mediante diversas técnicas, desde observação e toque.
A terapia da polaridade não tem por objetivo tratar sintomas específicos, mas promover a cura reequilibrando o fluxo de energia.
Medicina Tradicional Chinesa
Na prática atual, ela enfatiza a recuperação e a manutenção da harmonia e do equilíbrio para que o indivíduo tenha boa saúde.
Também acredita no fluxo de energia e sua polaridade, as forças opostas regulam o nosso estado de espírito e a nossa saúde.
Assim como no Ayurveda, compreende a interação com os cinco elementos.
É possível observarmos, que elas são unânimes em descrever, que todos nós somos responsáveis pela nossa saúde de acordo com escolhas conscientes.
A alimentação e o uso de técnicas, como as massagens, meditação, respiração, silêncio, contato com a natureza, jejum e etc, são algumas das ferramentas utilizadas para tratamento e prevenção de desequilíbrios, tendo nelas um índice muito baixo ou quase nulo para as reações adversas, estão sendo utilizadas, inclusive em ambientes hospitalares, para uma melhor resposta ao tratamento alopático.