
Os telômeros ficam na extremidade dos nossos cromossomos e possuem a árdua tarefa de impedir o desgaste do nosso material genético. A função deles é manter a estabilidade do cromossomo, assim nos garantem vida longa e saudável.
O que interfere no desgaste dos telômeros?
1- Estresse
2- Estilo de vida ruim
3- Má alimentação
4- Doenças
Conclui-se que que estamos no comando de como manter os telômeros em nossos cromossomos. São necessárias informação, sabedoria, decisão e ação. O livro “O Segredo está nos Telômeros”, de Elissa Epel e Elizabeth Blackburn, está muito bem descrito sobre a estrutura física dos telômeros e como fazer para mantê-los ativos em nossos corpos e mentes.
É preciso ressaltar que a leitura do livro não garantirá que seus telômeros estejam em segurança. É preciso, realmente, tomar a decisão de ter um estilo de vida mais natural e ser feliz com o resultado alcançado.
Para tal, busque conhecer sobre as Práticas Integrativas e Complementares. Esta é uma forma de vida voltada para além do nosso corpo físico, mas nas entranhas do nosso corpo energético, que promove reforço na saúde física, mental e emocional.
As Práticas Integrativas e Complementares são, em sua maioria, terapias ancestrais que estão consolidadas em todas as partes do mundo, como a Medicina Tradicional Chinesa, Ayurvédica e outras.