Existem várias técnicas que são procuradas hoje para se buscar o bem-estar físico, mental e emocional.
Principalmente pessoas que têm ou tiveram depressão e/ ou ansiedade, onde necessitam de uma prática para se equilibrarem e viverem de forma mais saudável, aproveitando mais a vida e se sentindo mais felizes.
Mas qual prática é ideal?
Vou me deter em duas opções nesse momento, o Tai Chi e a Yoga.
Depende da intenção e afinidade que a pessoa tenha com determinadas práticas…
mas é preciso conhecer e experenciar para reconhecer qual é a melhor.
Algumas pessoas que sofrem de ansiedade dizem que essas práticas que visam o equilíbrio são paradas demais e que não se sentem bem.
A questão é, a partir do momento que reconhece que a ansiedade ou qualquer outro estado, faz ficar fora de um estado onde não se sinta confortável, é essencial buscar solução.
Para pessoas que são ansiosas, por mais que os movimentos sejam lentos, a prática do Tai Chi é movimento, você não fica parado todo o tempo e os movimentos são acessíveis, respeitando seus limites.
É uma meditação em movimento, onde seu corpo está ativo e relaxado ao mesmo tempo, sendo, portanto, uma prática interessante.
Existem outras técnicas, que utilizam posturas onde a pessoa que pratica, talvez necessite de uma autoconsciência em trabalhar o emocional para lidar com aquele movimento, a princípio estagnado durante um certo tempo.
Pelas minhas experiências com o Tai Chi e outras práticas como a Yoga, o Tai Chi para ansiosos, pode ser uma técnica mais interessante para auxiliar na concentração e no equilíbrio.
Em breve falarei mais sobre ambos…
Marisa
Mas fica a dica, de dois mestres no Brasil: