Skip to content

Constituição Humana

Corpo físico denso e etéreo para a Ayurveda

Para a Ayurveda somos muito mais que um corpo físico. Este pode ser dividido em dois aspectos, sendo:

O corpo físico denso, em sânscrito chamado de: Annamaya Kosha. 

Este é constituído pelos alimentos ingeridos, o que já nos faz pensar na importância da qualidade do que comemos e o motivo, pelo qual, todo terapeuta irá te auxiliar a encarar de outra forma, os horários das refeições, indicando alimentos o mais natural possível, diminuindo o risco para cúmulos de toxinas e desequilíbrios orgânico. 

O corpo físico etéreo – Panamaya Kosha. 

É o corpo constituído de energia vital (Prana). 

Essa energia é responsável pela nossa vitalidade, circula pelos nossos canais internos, interligando os chacras. 

Sua durabilidade depende da vitalidade presente no corpo físico. Desse modo, observar e manter o corpo físico denso, em estado de equilíbrio, é vital para que a energia do prana percorra nossos meridianos. 

Reconhecer que somos constituídos de muito mais do que ossos e músculos, nos permite compreender a importância das nossas ações, frente a nossa rotina diária. 

A qualidade da nossa alimentação não é a única forma de nutrição, mas sem sombra de dúvidas é umas das principais condutas que podemos ter, para beneficiar os diversos sistemas. 

A respiração adequada, a atividade física, a eliminação dos nossos resíduos, nossa estrutura psicológica e o uso adequado dos órgãos dos sentidos, se somam aos cuidados que devemos ter, para a manutenção da saúde e um processo de envelhecimento saudável. 

Na Ayurveda observa-se, que esse cuidado se inicia antes mesmo da concepção de uma nova vida. Contudo, também é sabido que existe a Lei do Carma que nos acompanha, de reencarnação em reencarnação, e é descrita por essa ciência.   

As assimilações de conhecimentos, poderão ser usadas, para se desenvolver uma percepção diferente do que estamos habituados a ouvir, fator esse que pode nos auxiliar a diminuir o sofrimento, a lamúria e o desespero.

Toda a literatura Ayurvédica baseia-se em uma filosofia ensinada por um sistema chamado Sankhya Karira. 

O homem, ao optar, ao realizar escolhas, gera uma ação, sendo este o princípio de causa e efeito. 

As doenças podem ser ocasionadas por fatores externos (estações do ano, alimentação, excessos, privações) e/ou por fatores internos (genética, aspectos cármicos, reflexos do estilo de vida, pensamentos, emoções). 

Então, te faço o convite de continuar por aqui e acompanhar através dessas linhas, uma racionalidade atemporal, que pode nos ajudar a construir uma rotina de vida mais saudável, diminuindo o processo de adoecimento.