Skip to content

 Constituição Humana II  

Dosha, Vatta, Pitta e Kapha

Falamos sobre o corpo físico e etéreo, aqui abordaremos um tema que gera muita curiosidade e às vezes uma autoavaliação errônea, feita por testes automatizados. 

Vamos falar de Dosha

Os Doshas são substâncias energéticas que nos levam ao diagnóstico da Prakruti.

Constituição individual. 

Essa constituição energética recebe a influência dos cinco elementos, chamado de Mahabhutas (terra, ar, fogo, água e espaço), por isso a importância de ser acompanhado por um terapeuta habilitado. 

De uma forma muito prática, podemos descrever a Prakruti como nossa identificação energética. Essa tipologia não se altera com o tempo, mas pode se desequilibrar, levando ao aparecimento da Vikritti (desequilíbrio). 

As constituções podem ser descritas como: Kapha, Pitta,Vatta, Kapha – Pitta, Kapha Vatta, Kapha-Pitta-Vatta. 

Calma, sei que parece confuso, mas, com o tempo percebemos que ao entender essa natureza, somos apresentados a algumas dúvidas que carregamos conosco em relação a nossa forma de pensar, de sentir e de ser. 

Darei alguns exemplos rápidos, das características dos Doshas, em estado de equilíbrio e do inverso. Lembre-se, minha intenção aqui não é diagnosticá-lo, mas apresentá-lo, a uma forma diferente de se conhecer, conhecer sua constituição. 

Vatta 

É aquilo que se move, elemento é ar e éter. 

Sua natureza promove vitalidade, mantém uma relação , entre a mente e os órgãos. Está presente na coordenação mental, sensorial e motora. Sustenta o esforço, a inspiração e a expiração.  

Seu desequilíbrio pode gerar agitação, ansiedade, medo, nervosismo, abordando as questões mentais. Nos distúrbios orgânicos, é possível observar emagrecimento, falta de entusiasmo, tremores, bruxismo, insônia, constipação dentre outros.  

Pitta 

É regido pelo fogo e água, tem o poder de transformar e aquecer. 

Está presente nas transformações metabólicas e químicas; faz parte da digestão mental de fatos e acontecimentos, facilitando sua compreensão e entendimento. 

Possui um temperamento mais agressivo, ciumento, tendendo a impaciência e a raiva. 

Seu desequilíbrio pode gerar sensação de queimação, inflamações, dificuldades para dormir etc.

Kapha 

Promove a adesão, constituído por terra e água, dá suporte material à vida, sustentando Pitta e Vatta. 

Governa as emoções positivas, como amor, compaixão, a paciência.  Costuma ser calmo, ambicioso e apegado. 

Portanto, seus desequilíbrios orgânicos incluem, redução do fogo digestivo, náuseas, letargia, sensação de fraqueza nos membros, tosse, sono excessivo, obesidade e outros fatores. 

A Ayurveda  há muito e muito tempo atrás, teve o cuidado de observar o indivíduo em sua totalidade, e isso possibilitou reunir, em diferentes tratados, as  inúmeras variações que possuímos, em nossa constituição física e mental. 

É uma sabedoria atemporal, pois conversa muito bem com as (re)descobertas atuais.  

Envelhecer é um fato que acontece desde o nosso nascimento, compreender que temos a autonomia de escolher como envelhecer ,é que faz a diferença.