A aromaterapia é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
As PICS são recursos terapêuticos que utilizam conhecimentos tradicionais para prevenir e tratar doenças, é a modalidade de terapia complementar que envolve o uso de óleos essenciais, para promover o bem-estar físico mental e emocional.
Originada de práticas antigas, como as usadas pelos egípcios e gregos, a aromaterapia utiliza extratos concentrados de partes de plantas, incluindo flores, folhas, cascas e caules, que possuem componentes químicos que tem propriedades de cura.
Alguns exemplos são:
- acetato de linalila que demonstrou eficácia no alívio e dor,,abre espaço mental para aprender a escutar a si mesmo e, amenizar as cobranças internas;
- benzoato de benzila: molécula que dissolve bloqueios, excelente ansiolítico e antidepressivo
- Acetato de terpenila: tônico digestivo, auxilia no processo digestivo e no humor
E muitos outros.
Cada óleo essencial tem uma composição química única que, além de agir no físico, pode influenciar o sistema límbico, a parte do cérebro responsável pelas emoções e memórias, conseguindo ajudar a mudar uma emoção negativa em positiva.
A aplicação dos óleos essenciais pode ser feita de diversas formas, incluindo massagem, inalação direta, difusores, cremes corporais ou mesmo em um escalda pé.
Estudos indicam que a aromaterapia pode ajudar a aliviar sintomas de:
- ansiedade,
- tristeza, baixa autoestima,
- compulsão alimentar,
- insônia, dificuldade em dormir,
- exaustão, cansaço
- mal humor e irritabilidade e
- outras condições, tornando-se uma prática valiosa dentro da medicina integrativa.
Psicologia
É uma ciência dedicada ao estudo do comportamento humano e seus processos mentais, abrangendo tanto os aspectos conscientes quanto inconscientes.
O objetivo da psicologia é compreender os fenômenos psicológicos por meio de rigorosos métodos científicos, para aplicar esse conhecimento na solução de problemas práticos, em saúde mental, educação, trabalho e outros domínios da vida humana.
Terapeutas e pesquisadores utilizam diversas técnicas, para examinar como os fatores ambientais e biológicos influenciam o comportamento e o estado psicológico, procurando formas eficazes de tratamento para distúrbios mentais e para a promoção da saúde mental geral.
Conexão entre Aromaterapia e Psicologia
Unir aromaterapia e psicologia pode proporcionar uma abordagem robusta e integrativa para o tratamento e a manutenção da saúde mental. Uma prova disso é a inserção da Aromaterapia nas PICs do Ministério da Saúde.
Os óleos essenciais, por meio de suas propriedades que afetam o sistema límbico, podem alterar rapidamente o estado emocional de uma pessoa, oferecendo alívio imediato de sintomas de ansiedade ou depressão.
Por outro lado, a psicologia, ao abordar as raízes profundas do comportamento e da emoção, trabalha no desenvolvimento de estratégias de longo prazo para lidar com desafios psicológicos. Integrando estes dois campos, profissionais podem proporcionar uma terapia mais completa, utilizando os benefícios instantâneos dos aromas para criar um ambiente terapêutico que facilita a introspecção e o tratamento psicológico, e abrindo portas que às vezes o verbal não e deixa acessar.
Assim, essa combinação não apenas melhora o bem-estar emocional imediato, mas também contribui para uma solução mais duradoura e eficaz na gestão da saúde mental.
Dee Murphy
Dois profissionais que se destacam na integração da aromaterapia em suas práticas são Dee Murphy e Susanna Digennaro.
Dee Murphy trabalha há anos combinando reflexologia e aromaterapia, para proporcionar conforto e relaxamento a pacientes com câncer no St George’s Hospital em Londres.
Ela é conhecida por usar ingredientes orgânicos obtidos de forma ética em seus tratamentos e por ministrar ensinar workshops sobre tratamentos alternativos.
Dee também tem um site chamado Dee’s Organics, onde comercializa produtos de óleo, além de oferecer tratamentos faciais e reflexologia
Suzanna Digennaro
Susanna Digennaro, por sua vez, é uma enfermeira e treinadora de saúde holística, que está atualmente, trabalhando para receber sua certificação em aromaterapia, pelo Aromahead Institute.
Com uma formação educacional em universidades da Ivy League, Susanna planeja oferecer consultas e produtos personalizados de aromaterapia, voltados para as necessidades individuais de seus clientes, assim que receber sua certificação.
Ambos os profissionais estão contribuindo significativamente para a evolução da aromaterapia dentro da psicologia, usando a prática não só para melhorar o bem-estar emocional, mas também como uma ferramenta de intervenção terapêutica, em ambientes clínicos e educacionais.
Adriana Kipper Smith
No Brasil, alguns psicólogos têm defendido publicamente o uso da aromaterapia como parte integrativa da prática psicológica, embora esta prática ainda não seja tão amplamente adotada, como em outras partes do mundo.
Um exemplo destacado é o de Dr. Adriana Kipper-Smith, uma psicóloga clínica que tem prática tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos.
Ela incorpora uma abordagem integrativa em sua prática, que inclui estratégias baseadas em Mindfulness (atenção plena) e comportamento cognitivo, nas quais a aromaterapia pode ser uma ferramenta complementar, para ajudar no manejo do estresse e ansiedade de seus pacientes. Dr. Kipper-Smith enfatiza a importância de ouvir os pacientes e utilizar múltiplas ferramentas para promover o bem-estar mental e emocional
Bianca Pavenqui
Em conversa com o site da TV Cultura, reportagem de Karen Oliveira em 26/agosto de 2021, a terapeuta integrativa Bianca Pavenqui explicou o que é aromaterapia e como ela pode ajudar no bem-estar diário.
A psicóloga revelou os benefícios do uso de óleos essenciais no dia a dia
Segundo Bianca:
“A utilização do cheiro das flores, frutas e plantas é capaz de trazer uma melhor qualidade de vida”
“não é que você vai macerar a plantinha. É como se você pegasse um pedaço da flor/planta e extraísse o melhor que ela tem”.
Seu uso pode trazer uma melhora na qualidade de vida podendo:
- Ajudar a diminuir o estresse,
- Alívio de dores (físicas e psicológicas) e
- Proporcionar uma melhor noite de sono.
A psicóloga afirmou que os óleos essenciais e seus aromas podem ser utilizados de diversas formas:
- ingeridos na alimentação,
- Utilizados aplicando diretamente na pele,
- inalados por difusor,
- Usados no banho, com algumas gotas no box do banheiro.
Canal Saúde da Fiocruz
Esse canal é um dos espaços que mais tem trazido informações sobre a aromaterapia como PIC e como solução para tratamentos ligados à mente e às emoções.
https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/pics-aromaterapia-les-1958
Benefícios da Aromaterapia no Processo Terapêutico
Nem todo mundo tem disponibilidade seja emocional, de tempo ou financeira para fazer um processo terapêutico como uma ferramenta valiosa de Autocuidado e Bem-estar e acabam procurando terapia apenas quando se sentem adoecendo emocionalmente.
É nesse lugar que o uso dos óleos essenciais com intenção pode auxiliar, e muito, as pessoas a evitarem adoecer e terem que fazer uso de certos medicamentos que causam inúmeros efeitos colaterais
Se cuidar é um ato de amor próprio.
Não espere adoecer para se cuidar.
Cuide-se para poder ter uma vida com prazer.
Com carinho,
Jaque Fuentes
Psicoaromaterapeuta
Para formular o texto final usamos o chatgpt.