A acupuntura é uma técnica conhecida sua?
Ela é considerada uma prática ancestral, originária da China, conhecida como Medicina Tradicional Chinesa (MTC), contando de mais de 3000 anos.
Há registros importantes da acupuntura no famoso livro do Imperador Amarelo, um dos textos mais antigos e famosos da MTC.
Técnica
A técnica da acupuntura se dá pela estimulação de pontos específicos no corpo.
Nos primórdios dos tempos esse estímulo era realizado com espinhos e outros objetos, hoje o estímulo é realizado pela inserção de finas agulhas de metal, sem luz interna, e que podem ser comparadas a um grosso fio de cabelo, mas que possui diâmetros e espessuras variadas.
Essas agulhas são inseridas em partes do corpo que são relacionadas a canais energéticos.
O estudo dos Fundamentos da MTC reconhece 12 canais energéticos (meridianos) que são nomeados por nomes de órgãos e vísceras.
O objetivo de pontuar esses canais energéticos é promover um equilíbrio da energia do corpo que, quando se encontra fora do seu padrão normal, pode estar em deficiência, excesso ou estagnação.
No interior dos meridianos energéticos, circula o fluxo de energia chamado de “Qi”. Quando esse fluxo de energia é bloqueado ou desequilibrado, acredita-se que isso pode levar a doenças e desconfortos ou desarmonias.
Os pontos de acupuntura são locais, ao longo dos meridianos, onde se acredita que a energia possa ser regulada e equilibrada.
Durante uma sessão, o acupunturista insere as agulhas em pontos de acupuntura específicos, selecionados com base no diagnóstico energético do paciente.
Essas agulhas são geralmente deixadas no lugar por cerca de 20 a 30 minutos, e os pacientes podem experimentar sensações como formigamento, calor ou relaxamento durante o tratamento.
Praticada Mundialmente
A acupuntura é estudada em praticamente todas as partes do mundo e tem obtido estudos científicos suficientes para comprovar sua eficácia.
Uma sessão de acupuntura tem duração normalmente de 1 hora e envolve avaliações inerentes à prática, como a observação de pulso e língua.
Geralmente a proposta terapêutica é de ciclos de 10 sessões realizadas 1 ou 2 vezes por semana.
Em alguns casos, sugere-se a continuidade de sessões de manutenção, quinzenal ou mensal, a depender de cada paciente.
Vale muito a pena usar esse recurso fantástico que foi validado por milhares de anos e muito tem beneficiado ao equilíbrio energético esperado por todos.
Minha dica: experimente!!
*As fotos foram tiradas por mim