Skip to content

CIPA nas escolas

Quando estive na Feira de Segurança no Trabalho em outubro (FISP2022) e mantive contato com o pessoal do Ministério Público do Trabalho, fiquei muito interessado nas evoluções do formato de comunicação. Inclusive, já apresentei para vocês os aprendizados via histórias em quadrinhos, mas me interessei também sobre a proposta de implementação da CIPA nas escolas. 

Quando ensinamos sobre riscos à segurança e à saúde aos nossos pequenos, preparamos os futuros trabalhadores e gestores de ambientes de trabalho. 

Noções básicas de prevenção, segurança e saúde podem enriquecer o curriculum de nossos estudantes.

Muitos de nossos estudantes atribuem a segurança pessoal dos trabalhadores aos super-heróis. Afinal, é isso que os filmes e desenhos animados nos contam.

Mas o herói pode ser o guarda da escola, o bombeiro e seus professores. 

Os heróis podem ser até eles mesmos, se souberem o que pode e o que não pode ser feito.

Observe essa representação do artista Bruno, que está no site qualyteam:

Dá vontade de ser da CIPA e virar super-herói!

CIPA nas escolas

A CIPA Escolar tem como meta a prevenção de acidentes, doenças e todas as formas de violência nas escolas, decorrentes do modo como funcionários e alunos interagem uns com os outros e com o ambiente e da maneira como o meio onde se inserem é preservado. 

Também busca disseminar conhecimentos sobre prevenção, segurança, saúde e bem-estar para toda a comunidade escolar, buscando de forma focada e direta o aumento da qualidade de vida!

Qual o objetivo de uma CIPA?

Uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) busca a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Podemos até dizer que torna compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador e da trabalhadora.

MPT em quadrinhos

A revista 61 traz toda importância do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas escolas. É importante criar dúvidas e necessidades nos jovens, afinal, eles são o futuro.

A revista 63 complementa as demais e você não pode perder! Afinal, aqui são trazidas as informações pedagógicas sobre o assunto.

Essas revistas trazem leituras e atividades para nossos jovens se integrarem ao movimento. As atividades são muito divertidas e agregam valor à vida dos estudantes. Entre caça-palavras, palavras cruzadas e outras brincadeiras, estamos aprendendo sobre segurança e saúde das pessoas que trabalham.

Lei 12.645/2012

A Lei 12645 de 2012 diz:

“Art. 1º Esta Lei institui um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas.

Art. 2º É instituído o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.

Parágrafo único. Na data de que trata este artigo, as entidades governamentais e não governamentais poderão, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, desenvolver atividades como:

I – palestras;

II – concursos de frase ou redação;

III – eleição de cipeiro escolar;

IV – visitações em empresas.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 16 de maio de 2012; 191º da Independência e 124º da República.

DILMA ROUSSEFF

Aloizio Mercadante

Alexandre Rocha Santos Padilha

Este texto não substitui o publicado no DOU de 17.5.2012”

Há mais de 10 anos temos um dia para dedicação total à segurança e à saúde nas escolas e no trabalho como parte da educação de nossas crianças. Acho que está na hora de divulgar mais, criar mais, incluir mais o tema prevenção de acidentes e doenças nos projetos pedagógicos e implementar mais CIPAS nas escolas.

Esse ano de 2023 pode ser perfeito para isso!

Que tal falar disso com seus amigos e amigas, professores e professoras, diretores e diretoras, Secretarias de Educação, pais e mães, enfim, com todo o público escolar.

Cartilha interessante

Buscando informações sobre o assunto, encontrei uma cartilha muito interessante:

CIPA_informaçoes_e_praticas_no_universo_do_trabalho_ao_universo_escolar_Marta_Almeida.pdf (sistemaambiente.net)

Parabéns Marta Nascimento de Almeida do E.E.I.E.F. MJ. MANOEL ASSIS NEPOMUCENO MONGUBA/PACATUBA CE, seu trabalho está muito aderente. 

Nesse trabalho, destaco uma opinião apresentada:

“Educação de prevenção de riscos (saúde e segurança) na escola e em casa é muito parecido com o treinamento que é necessário para realizar uma atividade de trabalho, e educação para as crianças é uma boa ligação com as famílias; a família é tão envolvida porque os pais têm um trabalho (que as crianças precisam saber) e porque na vida familiar pode reduzir o risco. A escola utiliza de produtos e materiais: avaliação de segurança (saúde e segurança) dos produtos e materiais utilizados faz parte da prevenção, e é parte da educação das crianças e funcionários; também estão envolvidas na escola empresa para realizar o trabalho: um aspecto importante da prevenção é a gestão de contratos, as características das empresas externas, a formação de pessoa externo que executa o trabalho na escola, uma cultura de jovem no trabalho com mais responsabilidade e conhecimento.”

Vittorio Buscaglione, Administrador 

Único do Sistema Ambiente Digitalis s.r.l.

Pessoal, vamos falar sobre Segurança e Saúde no ambiente de trabalho desde a escola. 

Sem dúvida, teremos profissionais mais conscientes no futuro!

Validado junto ao Ministério Público do Trabalho pela Procuradora do Trabalho e Gerente do Projeto Segurança e Saúde nas Escolas, Cirlene Luiza Zimmermann.