Skip to content

Síndrome do pé na boca

Um surto pelo país

Provavelmente todos vocês estão acompanhando o surto dessa doença que está tendo em todo país. 

A doença ou síndrome mão-pé-boca (MPB) é uma doença muito contagiosa, de transmissão fecal-oral e respiratória, causada pelo vírus Coxsackie.

Embora possa acometer adultos é mais frequente em crianças, principalmente menores de cinco anos.

A doença geralmente é benigna e autolimitada, com duração de aproximadamente uma semana. 

Entretanto, recentemente foram relatados surtos com erupções extensas e graves com evolução desfavorável, incluindo óbitos.

A complicação mais frequente é a desidratação, devido principalmente à dificuldade de ingesta de líquido pelas lesões aftosas na cavidade oral.

As manifestações clínicas são febre, dor de garganta e recusa alimentar, associadas à presença de lesões vesiculares que aparecem na mucosa bucal e na língua, e erupção pápulo-vesicular localizada nas mãos e pés (incluindo as palmas e plantas) e menos frequentemente nos cotovelos, tornozelos, glúteos e região genital. 

As vesículas são ovaladas com formato de “grão de arroz” e as lesões ulceradas na cavidade oral podem não estar presentes em todos os casos.

Tratamento

O tratamento dos casos simples, sem complicações associadas, é feito basicamente com sintomáticos.

Na dúvida, procure o pronto atendimento mais próximo para ser avaliado por um médico pediatra.

#dramarianaviveiros #pediatria #pneumologiapediatrica #sindromemaopeboca

Nós da Comud agradecemos muito a Dra. Mariana Viveiros e sua equipe de internet pela parceria, a imagem inicial vem do Instagram da médica que deve ser seguido por pais atentos.