Skip to content

Como ser mais produtivo no home office? Dicas práticas

Já se passaram alguns meses desde que começamos a quarentena e a rotina de realizar home office se tornou mais comum. Neste novo cenário, eu queria te fazer uma pergunta, você já se acostumou? Algumas pessoas adoraram a comodidade de não ter que se deslocar até o trabalho, usar roupas confortáveis e ter um pouco mais de tempo para se dedicar ao lado pessoal. 

Por outro lado, também existem alguns desafios em se trabalhar de casa.

Hoje eu vou te dar uma mãozinha com 10 dicas práticas que vão te ajudar a ser mais produtivo e focado mesmo trabalhando em home office.

 1) Crie um ambiente de trabalho. Nada de ficar na cama!

Trabalhar do conforto do seu lar pode ser realmente muito agradável. Porém, é importante lembrar que você está trabalhando e precisa se manter produtivo.

Procure criar um ambiente propício para o trabalho, que tenha uma boa iluminação, uma cadeira confortável e se possível inspirador.

Lembre-se que deve ser um local que permita que você se concentre e mantenha o foco no seu trabalho. Ter um cantinho específico na sua casa para este fim também ajuda na concentração e evita que você se distraia. 

Ficar na cama até mais tarde ou até mesmo trabalhar deitado pode ser tentador, porém é altamente recomendável que você evite essa situação.

Lembre-se que a cama é um local associado ao descanso e pode atrapalhar a sua produtividade. Caso você associe sua cama como local de trabalho, também pode ter dificuldade em relaxa na hora em que o expediente tiver se encerrado.

2) Use roupas confortáveis, porém não fique de Pijama.

Da mesma forma que ficar na cama pode ser tentador, tirar o pijama para trabalhar pode parecer um desafio. Lembre-se que o cérebro associa pijama ou a roupa de dormir ao descanso e relaxamento e pode interferir na sua produtividade. Ao trabalhar de casa opte por roupas confortáveis, mas que também façam com que você se sinta bem. Esteja bem apresentável caso hajam reuniões por vídeo conferência. 

Tente manter uma rotina similar a que você possuía quando ia fisicamente ao escritório. 

3) Estabeleça rotinas 

É verdade que o home office propicia uma maior liberdade. Porém muitos podem acabar não conseguindo manter uma rotina organizada.

Para evitar que isso ocorra procure definir um cronograma diário das atividades que você precisa realizar, se programe para respeitar os compromissos agendados e para cumprir as tarefas estabelecidas.

Pode ser uma boa ideia realizar planejamentos para os próximos dias comtemplando os seus compromissos neste período. Desta forma você conseguirá remanejar seus afazeres com mais facilidade caso ocorra algum imprevisto. 

4) Demarque o seu “território” 

Sabemos que um dos maiores desafios do home office é conseguir paz e tranquilidade para trabalhar, principalmente quando há mais moradores dividindo espaço com você. 

Para evitar ser interrompido a todo momento, uma opção pode ser delimitar um local na sua casa que será o seu local de trabalho. Combine com os demais moradores que aquele território é um local onde eles não devem te incomodar.

Caso você possua um cômodo com porta onde você possa se isolar seria perfeito. Se não for possível, busque um local que seja mais afastado das áreas mais movimentadas da sua residência. 

Fotografia anitapeppers em Morguefile.com

5)  Escolha um som ambiente

Você sabia que um pouco de barulho pode te ajudar a se concentrar? O desempenho e o processo de abstração do seu cérebro podem ser melhorados com um som ambiente agradável (até 70 decibéis – o que equivale a uma conversa ou alguém tocando piano, por exemplo). Escolha uma música agradável e se torne mais produtivo no home office e também mais agradável. 

6) Programe pausas

Estabeleça períodos de descanso durante o seu dia. Não é saudável trabalhar por mais de 8 horas a fio sem recarregar as energias. Determine um horário de almoço, estipule pequenas pausas. 

Essas pausas podem ser utilizadas para realizar uma breve caminhada, um lanche ou cafezinho, dar um pouco de atenção aos filhos ou cônjuge. Utilize esse tempo para se desconectar um pouco do trabalho e recarregar as energias. 

7) Cuide da sua alimentação

Planeje sua alimentação. Pesquise com antecedência qual será o seu cardápio. Você pedirá comida para ser entregue ou cozinhará você mesmo? 

Caso opte por cozinhar, já planeje o cardápio para que você possa fazer as compras de supermercado com antecedência e ter os ingredientes necessários. Se possível já prepare as refeições para a semana, evitando desta forma perder tempo durante o horário de trabalho. 

No caso de pedir comida para ser entregue, que tal optar por já fechar um pacote de marmitas para toda a semana? Isso pode te economizar dinheiro e evitar a perda de tempo decidindo o cardápio do dia.

Lembre-se de manter uma alimentação saudável, ela te ajudará a se sentir bem e se manter produtivo.

8) Organize seu espaço

 Mantenha seu ambiente de trabalho organizado, separe pelo menos uma vez por semana para fazer aquela geral e tirar a bagunça. Um trabalho produtivo só acontece em ambientes produtivos.

9) Planeje o dia seguinte 

Ao final do dia avalie como foi a sua produtividade. Você cumpriu todas as suas tarefas? Deixou algum compromisso pendente para o dia seguinte? Faça uma lista das próximas tarefas e se planeje para completa-las. Evite ficar postergando os seus afazeres. 

10)  Veja o lado positivo 

Alguns especialistas afirmam que a rotina do home office pode ser mais produtiva que a convencional caso o profissional saiba separar suas atividades pessoais das profissionais. 


Aproveite essa vantagem para dar o melhor de si, cumprir da melhor forma as exigências do seu empregador e realizar suas entregas com antecedência. Mostre todo seu potencial para que seu empregador valorize você como profissional e reconheça toda sua capacidade.


E assim que você terminar suas atividades profissionais já poderá começar a relaxar pois já estará em casa mesmo.

E você? Está gostando de fazer home office? Tem alguma outra dica que poderia ser compartilhada? Deixa aqui nos comentários que vou adorar saber.

Caso tenha interesse, visite também o meu vídeo no Youtube onde abordo mais sobre este e outros assuntos:

https://youtu.be/QEtozXjR-uE