Olá,
Recentemente, após a realização de um evento sobre investimentos, recebi uma pergunta de um dos participantes com a seguinte dúvida:
“Qual a melhor aplicação financeira que podemos fazer nesse cenário atual?”.
Compartilho com vocês o texto elaborado pois, trata-se de uma pergunta muito comum no nosso dia a dia:
“Essa é uma dúvida que recebemos diariamente de nossos clientes, principalmente pelo cenário atual de juros baixos e com a Selic na mínima histórica”.
Nos tempos atuais, os produtos tradicionais:
- renda fixa
- fundos DI
- produtos de tesouraria (como CDB, LCA, etc.)
Já não rendem mais 1% ao mês de alguns anos atrás e, inclusive, sua rentabilidade é superada pela inflação.
Alternativas
Nesse contexto, outras alternativas de investimentos poderão proporcionar melhores oportunidades de rentabilizar a sua reserva financeira, como por exemplo:
- crédito privado,
- Fundos multimercados,
- Cambiais,
- de investimentos no exterior,
- renda variável,
- ETF (Exchange Traded Funds) ou fundos de índices, entre outros.
Existe uma variedade de opções disponíveis para aplicação financeira e a melhor escolha dependerá de alguns fatores a serem avaliados:
- o objetivo do investimento,
- o perfil do investidor e
- a necessidade de liquidez do recurso.
A partir desses 3 pontos, será possível avaliar alternativas para a diversificação dos investimentos que possam melhorar a rentabilidade, conforme a necessidade de cada investidor.
É um tema muito abrangente e peculiaridades individuais a serem consideradas, por isso, não existe uma resposta padrão.”
Em resumo, a diversificação atualmente é uma alternativa importante para que seus investimentos possam melhor rentabilizar as suas economias.
Sugiro consultar um especialista em investimentos, assim ele poderá entender melhor seus objetivos e necessidades e avaliar as melhores opções de diversificação.
Até a próxima.