Skip to content

O que é uma NFT?

Pessoal da Comud, esse texto não pretende ser detalhista e nem muito profundo sobre o assunto, mas poderá ajudar muita gente, principalmente artistas a entenderem umas letrinhas fundamentais para a comercialização de seus produtos na internet: NFT

NFT são tokens não fungíveis, se eu parasse aqui provavelmente teria complicado ainda mais sua cabeça!

Mas estamos dentro de um mundo novo, o mundo da Criptomoeda.

O Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) são criptomoedas que inovaram o mercado, para um mercado milionário de investidores digitais, inclusive o NFT. Alguns especialistas dizem que as NFT’s já movimentaram mais de 13 milhões de dólares.

 

E:\1 COMUD SABER\PRODUTORES CONTEÚDO\1 KRONO\fotos\IMG_20211129_160850.jpg

Segundo a Infomoney:

NFT é a sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível, na tradução para o português). Para entender bem o que é essa tecnologia, primeiro é importante saber o que significam os termos “token” e “fungível”.

Um token, no universo das criptomoedas, é a representação digital de um ativo – como dinheiro, propriedade ou obra de arte – registrada em uma blockchain, tecnologia que nasceu com o BTC no final de 2008. Exemplo: se uma pessoa tem o token de uma propriedade, significa que tem direito daquele imóvel – ou parte dele. 

Já bens fungíveis, de acordo com o Código Civil Brasileiro, são aqueles “que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade”.

Exemplo: Uma nota de R$ 100 é fungível, já que é possível trocá-la por duas de R$ 50. A pintura “A Casa Amarela”, do pintor holandês Vincent van Gogh, por outro lado, não é fungível, pois é única e não pode ser trocada por outra igual.

Um NFT, portanto, é a representação de um item exclusivo, que pode ser digital – como uma arte gráfica feita no computador – ou física, a exemplo de um quadro. Além de obras de artes, músicas, itens de jogos, momentos únicos no esporte e memes podem ser transformados em um”.

De um jeito bem simples a NFT representa um ativo que foi traduzido para o mundo digital. Por exemplo um quadro de Tarsila do Amaral se torna uma NFT e poderá ser negociado virtualmente. Ou seja, a propriedade da obra passa a ter valor em criptomoeda!

Token não fungível = Certificado digital de propriedade que qualquer um pode ver e confirmar a autenticidade, mas ninguém pode alterar. 

Logo, o tolken representa uma obra não fisicamente, mas sua propriedade de forma virtual e validada pelo mercado e garantida por ele.

Como podemos garantir essa propriedade?

Através de um registro em uma blockchain, ou seja, está num cofre em forma de banco de dados público e imutável, essa propriedade se viabiliza por meio de um smart contract, ou contratos inteligentes. Esse sistema incrível permite que todos os usuários validem e chequem as informações ali contidas.

São consideradas como fortes candidatos a se tornar NFT, os quadros físicos e digitais, músicas, itens de jogos, memes, fotos, domínios de sites, vídeos e até posts em redes sociais podem virar tokens não fungíveis.

Segundo a Infomoney ,a rede do Ethereum é a mais usada para o desenvolvimento dos tokens não fungíveis. 

Logo, se suas obras vão se tornar NFT, procure conhecer muito bem o universo Ethereum.

Sugiro que leiam alguns bons textos a respeito, desde o básico sobre conceitos, até acompanhar seu desempenho em sites conhecidos:

Ethereum – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Ethereum (ETH) hoje: preço, gráficos, notícias e mais | InfoMoney

Abaixo está o site oficial, use bastante o Ajuda e o explore, dele; estude muito bem o sistema e, acima de tudo, desenhe sua estratégia e seus objetivos, afinal é um investimento.

Home | ethereum.org

Aquisição de NFT:

  1. Cadastre-se na plataforma
  2. Disponibilize fundos, caso queira executar compras
  3. Acompanhe a comercialização dos ativos nos sistemas digitais
  4. A escolha é feita pelo botão “buy now” e você poderá disponibilizar os recursos já alocados nos Fundos e precisará ter cripto.
  5. Não se esqueça que você vai transferir o valor suficiente em cripto para aquisição da NFT. 
  6. Atente ao detalhe de sempre mandar um pouco a mais para a taxa de transferência da blockchain do Ethereum, comumente conhecida como egas. 
  7. Essa “tarifa” mantém todo o sistema e a rede necessária para as transações

Quais os maiores marketplaces especializados nas vendas de NFT?

Segundo a Infomoney as melhores plataformas são: 

  • OpenSea
  • Binance NFT
  • Rarible
  • Solanart
  • Foundation
  • SuperRare
  • Nifty Gateway
  • 9Block (brasileira)

Você quer criar uma NFT?

Super simples.

Entre numa das plataformas;

Conecte-se e carteira de cripomoedas;

Suba seu projeto (inclui aqui imagem, vídeo, música, e até modelos em 3 D)

Cuidado com o tamanho dos arquivos, pois só suporta até 100 MB. 

Agora está na hora de dar nome, descrever e personalizar o seu projeto, pense muito bem nas estratégias de marketing envolvidas.

Sugiro que você compare as plataformas, verificando suas taxas e condições, isso parece uma dica óbvia, mas quando queremos muito algo, esquecemos de tudo que parece básico!

Quais as mais badalados NFTs?

Segundo Estadão as 5 maiores NFTs

E:\1 COMUD SABER\PRODUTORES CONTEÚDO\1 KRONO\fotos\IMG_20211129_160825 (1).jpg
E:\1 COMUD SABER\PRODUTORES CONTEÚDO\1 KRONO\fotos\IMG_20211129_160801.jpg
E:\1 COMUD SABER\PRODUTORES CONTEÚDO\1 KRONO\fotos\IMG_20211129_160740.jpg
E:\1 COMUD SABER\PRODUTORES CONTEÚDO\1 KRONO\fotos\IMG_20211129_160716.jpg

Para realizar esses negócios você deve ponderar:

Riscos

Sempre existirão riscos. Nesse caso, muito próximos aos riscos do mercado de investimentos em geral:

  • Liquidez
  • Volatilidade
  • Fraudes e desvios de conduta
E:\1 COMUD SABER\PRODUTORES CONTEÚDO\1 KRONO\fotos\Screenshot_2021-11-29-16-10-13-888_com.android.chrome.jpg

Vantagens

  • Valorização temporal 
  • Mercado que lida com Escassez 
  • Facilidade 
E:\1 COMUD SABER\PRODUTORES CONTEÚDO\1 KRONO\fotos\Screenshot_2021-11-29-16-09-19-117_com.google.android.googlequicksearchbox.jpg

Laboratório de ideias, conhecimentos, arte e imaginação.