Skip to content

Música Popular Brasileira

Depois de Pixinguinha e Luiz Gonzaga…

A música brasileira é muito diversificada, vasta, tem muitos gêneros. 

Nós temos:

  • Samba de Clementina de Jesus, 
  • Chorinho de Pixinguinha e Donga, 
  • Clássico de Villa-Lobos, 
  • Bossa Nova de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 
  • Música Universal de Hermeto Pascoal, 
  • Baião do rei e genial Luiz Gonzaga, 
  • MPB de Milton Nascimento e tantos outros grandes artistas, e por aí vai.

Quanta preciosidade! 

Como podemos nos orgulhar da nossa música, respeitada no mundo inteiro e estudada em várias universidades do exterior.

Cada estado e cidade tem suas particularidades e estilos de música, é muito interessante observar como as músicas tradicionais dos lugares contam: 

  • suas histórias, 
  • costumes, 
  • lendas, 
  • crenças, 
  • questões políticas, 
  • econômicas, 
  • sociais 
  • e ambientais… 
  • tudo isso de uma forma muito genuína. 

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga cantou e contou a história do nosso Nordeste, o desespero da seca, a fome, os que migraram para as grandes cidades, mas também a força do sertanejo, do vaqueiro, a dignidade das famílias nordestinas, a beleza da nossa poesia, da nossa natureza, dos nossos animais, da nossa Caatinga, e claro, lembrou também que o jumento é nosso irmão! 

Então ele marcou culturalmente nossa história, nossos ancestrais, as gerações atuais e futuras, e mostrou o Nordeste para o resto do Brasil e para o mundo. 

Então a dica é a seguinte: quem quiser compreender sua própria história como Nordestino, ou quem quer conhecer o Nordeste, é só escutar Gonzagão.

Já ouvi falar que é possível resumir a música brasileira escutando o Pixinguinha, é verdade, faz sentido, tá tudo ali. 

C:\Users\cosmofilho\Downloads\IMG-20200117-WA0092 (1).jpg

Mas acredito também que isso é possível escutando Luiz Gonzaga, pois venho observando que todos os grandes artistas da música brasileira, como o grande Gilberto Gil, o pianista maravilhoso João Donato, o incrível violonista, compositor e cantor Guinga, entre outros, todos eles mencionam o Luiz Gonzaga como um dos seus primeiros contatos e influência na música. 

Lembro de entrevistas em que o Gil fala do seu fascínio pelo Gonzagão, o João Donato fala que suas primeiras notas no piano foram tentando reproduzir melodias do Luiz, e o Guinga falando de como o Gonzaga está presente no seu imaginário. Sem falar do fantástico Dominguinhos, que foi o seu maior discípulo.

Campo Sambaíba – Festival de Choro Jazz

Em dezembro de 2019, meu irmão Artur me convidou para ir ao Campo Sambaíba, um acampamento maravilhoso que acontece logo após o festival de Choro e Jazz em Jericoacoara. 

Foi uma experiência incrível, ficamos acampados ao lado de ídolos, como Toninho Horta e Arismar do Espírito Santo, e outros grandes músicos, como Carol Panesi, Michael Pipoquinha, Pedro Martins, Jota P, e outras feras. 

Eram 24 horas respirando música, aulas de manhã, de tarde e de noite, além da Jam Session que rolava sem hora pra acabar após a aula da noite. 

Era tudo muito de boa, todo mundo de chinela e bermuda, muitos sem blusa e descalços, muita humildade, sem hierarquias, mas muito respeito e o brilho no olhar por estar perto daqueles grandes músicos que tocam seu coração e sua alma. 

Era fácil você ir tomar uma água e esbarrar com o Toninho Horta e ficar lá conversando com ele de boa, ou ir tomar um banho de rio e ficar trocando uma ideia com o Arismar do Espírito Santo.

Realizei o sonho de tocar com o Toninho Horta, foi memorável, lembro que ele fechou os olhos e fez careta no meu solo, um sinal de que toquei seu coração, fiquei muito feliz por isso. 

Um dia, estávamos almoçando com o Jota P, mega saxofonista que toca na banda do Hermeto Pascoal, e ele nos falou algo que não saiu mais da minha cabeça. 

Ele disse que a música do Hermeto, Arismar e outros grandes mestres influenciados pela música de Luiz Gonzaga, são difíceis de colocar no papel devido à liberdade, complexidade e virtuose que ela possui. 

Blues e Jazz

Por isso, muitos jovens músicos brasileiros acabam começando os estudos por métodos estadunidenses, como o Blues e o Jazz, e desconhecem a música de seu próprio povo, muitas vezes por falta de material de estudo. 

Então, pude entender melhor ainda o intuito e a importância que eventos e músicos como esses tem para nossa cultura, pude compreender também a importância de conhecer nossa música, nossas raízes e o compromisso respeitoso que devo ter com elas. 

O mestre Spok Frevo aconselha para sempre buscarmos a verdade do nosso povo em tudo que formos fazer, que tudo vai ser absurdamente mais fácil.

Em conclusão a música brasileira se concretizou, teve uma base sólida, uma estrutura inabalável depois de Pixinguinha e Luiz Gonzaga, uma fonte perene de belas melodias e harmonias, acredito que eles são o significado da nossa música e que foram eles que criaram e iluminaram o caminho para a chegada de tantos outros grandes músicos que marcaram, marcam e marcarão a música popular brasileira. 

Eu e meu irmão publicamos no Youtube uma música que representa muito bem essa brasilidade.

Viva a Música Brasileira!

Imagem de capa extraída de: http://www.acordabonita.com