
Vista-se de você no metaverso
Eu tinha a intenção de discorrer sobre a primeira semana de moda do metaverso, que aconteceu ao final do mês de março: a Metaverse Fashion Week (MVFW).
Mas ao ler o primeiro artigo sobre esse evento, eu me deparei com uma sopa de letrinhas que dificultaram o meu entendimento e então eu resolvi montar um ABC da moda do metaverso, antes de adentrar na MVFW.
Vem comigo?!
ABC da Moda no Metaverso
O primeiro termo a se entender é NFT, traduzido como Token Não Fungível.
Deu para entender?
Para mim não… risos… é como um certificado de autenticidade de algo que foi criado para o metaverso.
Por exemplo, um item de vestuário no metaverso (wearable) tem um NFT associado a ele, que o torna único, negociável (compra e venda) e a depender da sua exclusividade pode se tornar um item valioso.
Wearables e Skins são termos usados para se referir aos itens de vestuários comercializados no metaverso.
Para comprar algo no metaverso você faz uso de uma carteira digital e cripto moedas, a segurança e autenticidade das transações financeiras no metaverso é garantida pela plataforma blockchain.
E a moeda que foi usada na MVFW foi Ethereum.
E o metaverso é uma plataforma de realidade virtual acessível a qualquer pessoa – basta ter um computador, acesso à internet, um navegador compatível e seja bem-vindo.
A MVFW aconteceu na DECENTRALAND – que comprou lotes de terrenos (lands) no metaverso para que as marcas possam apresentar suas coleções e os avatares (nós) possam ver, comprar e usar as skins.
https://decentraland.org/blog/announcements/let-s-party-at-metaverse-fashion-week/
Moda no Metaverso
Ao longo dos últimos anos, muitas marcas aderiram ao formato digital para apresentar suas coleções, o período da pandemia contribuiu para acelerar a migração de eventos do formato presencial para o digital e até mesmo para uma experiência mista: phygital (físico + digital).
A grife Prada, em 2021, apresentou a sua coleção durante a Semana de Alta Costura simultaneamente em Milão, Xangai e para o mundo digital.
Os gamers – profissionais de jogos eletrônicos no mundo virtual – já fazem uso da moda no metaverso. Suas skins são escolhidas a dedo, assim como escolhem a roupa que usam em seu dia-a-dia.
Ano passado algumas marcas passaram a investir em coleções com foco no metaverso, como a Adidas, Nike, GAP e Crocs – e a Dolce & Gabbana foi uma das primeiras grifes de luxo a apresentar e comercializar uma coleção no metaverso.
Semana de Moda no Metaverso
Aconteceu entre os dias 24 e 27 de Março de 2022, na plataforma Decentraland e reuniu cerca de 100 mil pessoas. Grifes como Dolce & Gabbana, Elie Saab, Imitation of Christ, Guo Pei e a joalheria Jacob & Co apresentaram suas coleções para o metaverso em suas vitrines virtuais ou através de desfiles.
Etro apresentou uma estampa especialmente para a ocasião – Liquid Paisley:
A marca apresentou sua coleção exclusiva para o metaverso, 20 looks com o DNA de moda sem gênero (genderless) conectados com os valores de abertura e acessibilidade do MV.
Você já sonhou em participar de uma semana de moda?
Atualmente, o evento é disponível para todas as pessoas, o que faz com que a moda se aproxime do seu público. Ao mesmo tempo existe a ideia de replicar o conceito da semana de moda física, com a apresentação das coleções para um público específico.
Ao se deparar com um item desejo, você tem a opção de comprá-lo e usá-lo no MV e em outros ambientes digitais.
Algumas marcas, como a Tommy Hilfiger, oferecem a opção de compra de peças para o uso no MV e no mundo físico também. Já imaginou, você e o seu avatar usando o mesmo look?
Na cerimônia do Grammy 2022, a cantora Dua Lipa usou um modelo exclusivíssimo da Versace, aqui no mundo físico, e a Noonoouri – que é do mundo digital, já garantiu o seu!

Streetwear no Metaverso
Você pode escolher “o look” para assistir aos desfiles no metaverso, o seu avatar pode se vestir como você ou totalmente diferente.
Há pessoas que se reinventam no metaverso e seu avatar é um bichinho.
Como eu comentei no artigo anterior sobre a Moda no Metaverso, em um piscar de olhos estaremos inseridos no metaverso e a escolha do look do dia fará parte de dois mundos – o físico e o metaverso.
Como você imagina lidar com isso? Eu mantenho o meu pensamento: por onde for, vista-se de você.
Até o próximo artigo.
Vista-se de você comigo
Minhas fontes de pesquisa:
https://lorena.r7.com/post/A-moda-NFT-Roupas-e-acessorios-invadem-o-mundo-virtual
https://elle.com.br/saiba-tudo-que-rolou-na-metaverse-fashion-week
Imagem de capa: Decentraland