Skip to content

Roubando a cena está com Francisco Costa

Brasileiro faz sucesso na Europa e no Brasil

Roubando a cena traz um artigo que tem por finalidade estimular pessoas que gostam de moda, mas também para incentivar nossos empreendedores.

Afinal, Francisco Costa é uma referência do jovem que venceu como estilista, destacando-se internacionalmente e atualmente alguém capaz de criar uma nova marca e uma nova linha de atuação.

Vida pessoal e evolução profissional

Nasceu em 1964, em Minas, segundo de cinco filhos, filho de Maria Francisca, dona de uma fábrica de roupas para crianças na sua cidade natal e de Jacy Neves da Costa, administrador de um pequeno rancho. 

Começou em sua cidade fazendo desfiles de caridade.

Em 1985, após a morte da mãe, uma perda muito pesada para o jovem, deixou tudo em Minas e foi para Nova Iorque. Com apenas 21 anos e sem falar inglês, se matriculou no curso de línguas na Hunter College.

Começou a aprender moda como bolsista no Fashion Institute of Technology, competiu com outros 14 candidatos e conquistou seu espaço. Ele sabia muito bem o que queria na vida.

Começou a atuar na moda na empresa Seventh Avenue, especialista em vestidos e que produzia para Oscar de la Renta e Bill Blass. 

Logo começou a trabalhar para Oscar de Renta.

Ficou 14 anos como diretor criativo da coleção feminina da Calvin Klein e hoje possui sua própria marca e linha de produtos no Brasil.

Costa ganhou o Council of Fashion Designers of America for Womenswear Designer of the Year em 2006 e 2008, além do National Design Award em 2009, todos na categoria Estilista.

Francisco Costa credita a Oscar de la Renta seu aprendizado na moda e na vida e ficou na companhia por 5 anos.

Francisco Costa Jessica Biel Harpers Bazaar

Calvin Klein Collection

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é GeZnZgO0Kn5oekx_L5VB-qeCF0gHfw8EbEd7T72SRBD2EqkwhNpI0NXcIHeiiKaIXICuSPHj8eOV-Qjwnk-MEJSlYiXNbTgJNMC_x-xkyZLF4VDdDbD5UW9T-9_Got2i8qTZTL4

Em 2002, Costa tornou-se o principal estilista da coleção feminina da Calvin Klein.

Antes disso, já tinha passado pela Gucci, tendo sido assistente de Tom Ford na conhecida Cher Collection

Costa foi mencionado como possível substituto de grandes nomes, sendo forte candidato para as grifes Gucci e Yves Saint Laurent.

Para Francisco Costa, a mulher que combina com suas roupas é ”madura e intelectual”, são mulheres que gostam de estar no topo, são naturalmente inteligentes e sexy. Muito próximas à figura de Catherine Deneuve em “Belle de jour”.

https://sigbolfashion.files.wordpress.com/2016/04/painel-16.png

Carnaval do Rio

O carnaval do Rio recebe estrelas da alta costura mundial. Após Gautier assinar roupas para Portela, em 2020 Costa assinou as roupas da comissão de frente da Beija-Flor, sendo esse trabalho desenvolvido junto com o figurinista do Cirque du Soleil.

Francisco Costa na Beija-Flor: tudo sobre o processo criativo dos figurinos  assinados pelo estilista - Vogue | moda
Ícone da moda com passagem pela Calvin Klein assina figurino da comissão de  frente da Beija-Flor

Costa Brazil

Após 14 anos na Calvin Klein, o estilista em 2018 criou sua própria marca no Brasil e dirige de forma remota a Costa Brazil.

O lançamento da marca foi em grande estilo no Rio, com show de Adriana Calcanhoto e Francisco Gil, numa festa totalmente sustentável no terraço do Hotel Fazano.

FashionBubbles

Segundo reportagem da FashionBubbles, os repórteres se encantam com a simplicidade do estilista ao tratar as pessoas.

Numa entrevista para a Forbes, Francisco responde a uma pergunta muito importante para se compreender sua nova marca no Brasil, ligada a um novo momento de vida, com a concepção de uma linha de produtos limpos e veganos, a Costa Brazil:

As pessoas me perguntam como me reinventei, mas não teve isso, sabe? Foi uma progressão, algo totalmente natural. Não deixei a moda para trás; a beleza me escolheu, de forma muito orgânica e instintiva. Isso me ocorreu quando ainda era o diretor-criativo da CK”

Para conceber a Costa Brazil, ele passou um período na Amazônia, onde pode entrar em contato com o que chamou de Força Bruta, lidar com ingredientes diferenciados e compreender profundamente a diversidade. Foi nessa viagem, inclusive, que escolheu a fragrância que caracteriza a marca, o Breu. 

Hoje está focado nessa linha nova de produtos, onde os produtos naturais são priorizados, não causam mal ao organismo, as embalagens são recicladas e biodegradáveis. Um novo conceito de vida se fez presente em sua vida.

Indico aos novos empreendedores que leiam a entrevista para a Forbes desse homem de negócios super antenado e visionário. Vale a pena.

Vale a pena também conhecer o site da Costa Brazil.

Sobre nós – Costa Brasil (livecostabrazil.com)

Francisco Costa, uma pessoa que faz a diferença.

Até a próxima!

Imagem da capa: Francisco Costa Nicole Trunfio 2012 Shankbone – Francisco Costa (estilista) – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)