Nos meus tempos de trabalho com tecnologia da informação, eu tive um chefe que sempre dizia: falar, até papagaio fala. E com isso, ele reforçava que tinhamos que documentar os processos, os acordos, os compromissos que foram firmados.
Algo muito similar acontece com a sua imagem, que sendo parte da sua comunicação não verbal, diz TUDO sobre voc,ê antes mesmo de você dizer uma palavra.
Em tempos de construção de posicionamento, torne-se uma autoridade no seu segmento, seja a referência na sua área, você pode até se vestir, de forma a comunicar a tal da “autoridade”… será que os demais elementos da sua imagem vão dizer a mesma coisa?
Como é a sua postura?
Ela é de uma pessoa que se impõe?
A sua cabeça fica elevada, postura ereta, como se você olhasse as pessoas por cima?
Essa é uma postura de autoridade, você literalmente está acima das pessoas. E dessa forma transmite distanciamento, afasta as pessoas.
E a minha pergunta para você, que se identifica com essa postura: isso é bom para você e para o seu momento de vida?
Ou está na hora de equilibrar a sua postura, com uma imagem que transmita sua credibilidade e ao mesmo tempo se conecte com as pessoas?
Não existe o certo e o errado, existe a intenção de comunicação que envolve a sua postura, o seu tom de voz, seus gestos e todos os elementos da sua imagem (do fio de cabelo ao dedão do pé).
Vamos para o outro exemplo!
A sua postura é de uma pessoa submissa?
Os seus ombros estão encolhidos, diminuindo a sua estatura, a sua cabeça fica curvada para baixo e o seu olhar é para baixo?
Essa postura transmite insegurança e de uma certa forma, faz com que as pessoas se afastem de você também.
E como isso reverbera no seu momento de vida? Será que é o momento de equilibrar a sua postura com sua imagem e trazer elementos que transmitam credibilidade e confiança?
Agora, a confiança é observada na postura de quem se sente bem consigo mesmo e com aquilo que está fazendo. A sua coluna está ereta, a sua cabeça também. O seu olhar está no mesmo nível das pessoas.
Autoridade é algo que você constrói por meio do seu conhecimento, formação acadêmica, experiência na área de atuação e sua reputação com seus clientes.
A sua imagem transmite a sua credibilidade, potencializando a sua autoridade.
A comunicação não verbal, da qual a sua imagem faz parte, é sobre tudo que não é dito/verbalizado e que ainda assim comunica TUDO sobre você.
Para você mostrar a sua credibilidade, é necessário se conhecer, entender os seus pontos de luz e sombras, as suas energias de força e suavidade, e aplicar as estratégias de imagem que te aproximam de seus objetivos pessoais e profissionais.
Não se deixe levar por dicas rápidas e fórmulas prontas.
Afinal, falar até o papagaio fala!
Um abraço,
Luciana Ferraz