O turismo no Peru é a terceira maior indústria do país, atrás da pesca e da mineração. Está direcionado principalmente para monumentos arqueológicos, pois possui mais de cem mil sítios de interesse, ecoturismo na Amazônia peruana, turismo cultural em cidades coloniais, turismo gastronômico, turismo de aventura e turismo de praia.
Os lugares mais visitados no Peru pelos turistas que chegam são a região metropolitana de Lima e seu centro histórico (Callao, como porta de entrada ao país) e Cuzco, que se caracteriza por sua arquitetura inca e colonial.
Suas principais atrações são o Vale Sagrado dos Incas e o sítio arqueológico de Machu Picchu (eleito como uma das 7 novas maravilhas do mundo).
Montanha colorida, Lagoa Humantay.
O principal circuito turístico do país é o circuito sul, que inclui cidades como: Nazca, Paracas, Arequipa, Chivay, Mollendo, Moquegua, Puno, Cuzco, Ayacucho e Puerto Maldonado, com atrativos arquitetônicos, culturais e naturais. Atualmente este circuito foi ampliado para a selva da região de Madre de Dios, onde o Parque Nacional de Manú oferece a possibilidade de turismo ecológico.
Cusco
Cusco, uma cidade situada nos Andes peruanos, já foi capital do Império Inca e agora é conhecida por seus vestígios arqueológicos e sua arquitetura colonial espanhola. A Plaza de Armas é a praça central da cidade antiga, com arcadas, varandas esculpidas de madeira e ruínas de muralhas incas. O Convento de Santo Domingo, em estilo barroco, foi construído em cima do Templo do Sol inca (Coricancha) e tem vestígios arqueológicos da cantaria inca.
Machupicchu
A cidade de Machu Picchu fica em Cusco, Peru. É o ponto turístico mais visitado do país, recebendo visitantes de todos os cantos do mundo.
Machu Picchu está localizada a 2.400 metros acima do nível do mar, cercada por montanhas. Apesar da sua localização, é muito fácil chegar a estas ruínas, já que o turismo local é intenso e está muito preparado para receber milhares de turistas.
Em Quechua, a língua dos Incas, Machu Picchu significa “montanha velha”. Por esta razão, o local tornou-se um dos símbolos de poder deste império.
Todos os recantos do parque estão preservados e refletem a grandiosidade do passado peruano. Em 2007 foi declarada uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno e Património Cultural Mundial da UNESCO.
Vale Sagrado.
Tour Vale Sagrado dos Incas – visite este lindo vale cheio de cultura, história e tradição. Foi a principal área de cultivo dos Incas, você também visitará Ollantaytambo, chamada de última cidade Inca viva, e finalmente observará o processo da lã em Chinchero.
Montanha Colorida
A Montanha das 7 Cores ou Vinicunca é um dos mais belos atrativos naturais que você pode conhecer no caminho para Apu Ausangate. Diz-se que a energia da Montanha das Sete Cores é tão grande que representa uma nova oportunidade para todos que a visitam.
A majestade desta montanha é tão incrível que foi listada pela revista National Geographic como um dos 100 locais turísticos que você deve visitar antes de morrer.
Lagoa Humantay.
A lagoa Humantay é uma das atrações turísticas muito visitada do Peru. Uma das mais belas paisagens naturais de Cusco. Suas águas azul-turquesa coroadas pela imponente montanha nevada de Salkantay conferem-lhe uma beleza única. Desde a época dos Incas, esta lagoa era adorada pelos habitantes andinos. É a terceira atração turística mais popular de Cusco, depois de Machu Picchu e da Montanha das 7 Cores.
(Fotos fornecidas pelo autor)