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Projeto de internacionalização da sua empresa

Depois que definir mercado alvo, cliente e perfil de consumo, é hora de analisar a viabilidade para exportar nesse mercado. 

Pois bem, já abordamos em outros textos alguns pontos que podem ajudar-lhe a definir o momento em que seu negócio deve se dirigir ao mercado internacional.

A esta altura do trajeto, suponho que você já tenha refletido sobre aqueles temas e agora vamos começar a colocar em prática os próximos passos.

Definido o mercado alvo, cliente e perfil de consumo, é hora de analisar os requisitos para viabilizar a exportação para estes mercados. 

Estamos falando de preço, quantidade e procedimentos no país de destino, ou seja, determinar se o seu produto tem alguma restrição ou benefício para entrada naquele mercado.

Para alguns produtos se faz necessário efetuar algumas adaptações, por exemplo:

  • aparelhos elétricos ou eletrônicos que precisam adaptar o plug das tomadas
  • alimentos que precisam ajustar a etiqueta de índice nutricional
  • confecção que precisa ajustar a etiqueta de numeração / tamanhos

Existe uma gama grande de produtos que precisam ser adaptados, sendo alguns mais que outros.

Temos produtos em que você precisa adequar a sua matéria prima e neste caso, você terá que reavaliar seus fornecedores. 

Você pode precisar modificar o seu processo produtivo porque a legislação no país de destino exige alguns requisitos que não estão sendo atendidos. Mas tudo isso depende do produto e do mercado alvo. Novamente vale aquela dica: inicie a internacionalização por países da América Latina, que têm uma cultura semelhante à nossa e em países em que se exijam menos adaptações no seu produto, o que reduz o custo do investimento.

Pronto, agora é hora de olhar para dentro de casa e verificar quais os setores que precisam ser alinhados para o processo de internacionalização. Aqui chamamos esta etapa de mapeamento interno. Analisamos todos os departamentos da empresa e verificamos se estão preparados para o processo de internacionalização.

Seguem alguns exemplos:

  • Marketing: O site da empresa e as redes sociais são multilíngues? Os catálogos ou os manuais estão já adaptados para o mercado internacional? Se a opção for participar de feiras e eventos internacionais, é preciso que você tenha um material promocional adequado.
  • Produção: Temos condições de fazer a adaptação dos produtos para atender as exigências internacionais? Qual minha capacidade de produção atual e o quanto consigo crescer?
  • Comercial: O pessoal da equipe comercial fala outros idiomas? Conhece os termos de negociação internacional (INCOTERMS)?
  • Finanças: Minha equipe conhece as regras de envio e recebimento de divisas do exterior (legislação do Banco Central)? Tem conhecimento dos benefícios fiscais na exportação? Sabe compor o preço de exportação?
  • Logística: Precisaremos revisar as embalagens, já que, afinal de contas, agora seus produtos vão cruzar fronteiras e enfrentarão um processo de manuseio diferenciado, o que faz com que pode vir a precisar, portanto, de um reforço. Esta análise está em linha com a modalidade de embarque escolhida.
  • Jurídico: Existem vários tipos de contratos internacionais, dependendo do modelo de negócio escolhido. Busque por profissionais experientes e que conheçam regras internacionais. Vale ressaltar aqui também, a necessidade de avaliar o registro da marca no mercado alvo. Este é um item que muitas empresas não colocam no seu mapeamento, mas é muito importante, pois já vi empresas perdendo muito dinheiro por não terem feito seu registro de marca no mercado alvo.

Mais setores, mais itens

Deve haver mais setores ou departamentos envolvidos no processo de internacionalização e também mais itens a serem analisados. Alguns mais urgentes do que outros, dependendo da evolução do projeto de internacionalização.

O que normalmente seguimos aqui no escritório, é o mapeamento de todos os departamentos da empresa, seguido da avaliação. E no final elaboramos um cronograma do projeto, de forma que fique visível a relevância de cada uma das etapas, identificando as que são dependentes e as que são urgentes. Podemos inclusive incluir uma estimativa de gastos e prazos.

Apenas ressalto que o empresário não pode enxergar o projeto de internacionalização como custos, pois trata-se de um investimento para que você possa obter sucesso na sua prospecção internacional. É muito comum o empresário pular as etapas e no final não usufruir dos benefícios que o mercado internacional tem a oferecer.

Comente aqui se você está passando por isso, se pretende passar ou até se já passou, e diga-me se estas informações foram úteis e quais outros temas você gostaria que nós abordássemos aqui para ajudá-lo.