Dentro do projeto de internacionalização, uma das etapas mais importantes que vão direcionar nossos trabalhos é o mapeamento de processos da empresa. Por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre esta etapa.
Todos os departamentos da empresa estarão, direta ou indiretamente, envolvidos no projeto. Daí a importância de mapear como funciona o processo internamente.
1. Estrutura:
Aqui verificamos como estão estruturados os departamentos dentro da organização. Analisamos qual o conhecimento das equipes sobre exportação e tudo que ela envolve no que se refere a:
o Produção
o Qualidade
o Logística
o Financeiro
o Vendas
2. Mercado:
Se já temos um mercado alvo definido, precisamos avaliá-lo de acordo com:
o Cenário econômico atual
o Dados estatísticos de consumo
o Acordos comerciais
o Requisitos para importar
o Procedimento de nacionalização
o Canais de venda
3. Produto:
Definidos quais os produtos ou linhas de produto a serem exportados, vamos analisar:
o Classificação tarifária
o Necessidade de adaptação do produto
o Restrições no mercado alvo
o Adaptação de embalagem
o Adaptação de manuais, etiquetas, marcações
o Capacidade produtiva
4. Marketing:
As ações de marketing devem estar voltadas para o mercado alvo:
o Presença multilínguas: site, documentos, catálogos, manuais etc
o Processo de promoção no exterior
o Participação de feiras e eventos internacionais
5. Financeiro:
o Formação de preço de venda
o Benefícios fiscais
o Procedimento cambial
o Procedimento fiscal
6. Vendas:
o Termos de negociação internacional
o Formas de comercialização
o Condição de venda
o Condição de entrega
o Modalidades de embarque
o Fluxo logístico
7. Jurídico:
o Contratos internacionais
o Registro de marca no exterior
Dependendo do produto e do mercado alvo, podemos ter mais ou menos aspectos a serem analisados.
Muitas das tarefas serão executadas de forma independente e outras estarão identificadas no cronograma com tarefas sequenciais e dependentes.
É importante então que todos os envolvidos estejam alinhados com o cronograma e estejam cientes de onde estamos e onde queremos chegar.
Esse é um roteiro básico para você começar a mapear seus processos visando a internacionalização da sua empresa.