Vamos começar com as oportunidades de exportação de serviços. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 40% das exportações brasileiras correspondem a serviços.
Sabemos que o Brasil é um grande exportador de commodities e para quem não sabe, o uso de tecnologias no setor agrícola cresceu de forma exponencial nos últimos anos.
Por meio da tecnologia conseguimos medir, de forma mais apurada, a qualidade do ar e a umidade da terra, obter previsão climática mais exata e utilizar outras funcionalidades, que só se tornaram acessíveis com as inovações tecnológicas que foram incorporadas ao setor, visando o aumento da produtividade, incremento da qualidade dos produtos, e redução de custos. Isso sem contar a tecnologia embarcada no processo de colheita, embalagem e transporte.
Portanto, hoje não há como imaginar a tecnologia longe destas etapas do processo.
Imagine agora, todas estas inovações tecnológicas sendo aplicadas aos produtos industrializados.
Vamos citar alguns exemplos, para ficar mais fácil de enxergarmos os resultados desta aplicação:
- Utensílios de cozinha: equipamentos que facilitam o dia a dia das donas de casa, podem preparar seu prato no momento que você quiser, e que hoje estão com foco na saúde, prevalecendo a qualidade original dos produtos. Atualmente não se compra um utensilio pensando no que ele faz, mas em como ele pode facilitar o seu dia a dia.
- Automóveis: quanto de tecnologia há por trás do que antes era considerado um simples meio de transporte: conexão com o celular, wifi, computador de bordo, portas automáticas, vidros inteligentes, equipamentos de segurança. Temos até, veículos conduzidos sem a necessidade do motorista, não é mesmo?
- Celular: o que antes era apenas um meio de comunicação, hoje tem múltiplas funcionalidades, eliminando inclusive outros equipamentos, já que atualmente ele incorpora a funcionalidade de vários deles, em um único aparelho.
Olhe a seu redor
Pare um pouco agora a leitura, olhe a sua volta e repare nos produtos que estão ao seu redor e identifique o quanto de tecnologia está por trás destes produtos.
Quando vai comprar algo, além do design, que é a primeira coisa que lhe chama a atenção, você logo quer saber o que ele faz e como ele facilitará o seu dia a dia, não é verdade?
As tecnologias transformam os produtos em desejo de consumo e, agora que vimos que o mundo está menor com a globalização, vamos expandir um pouco os horizontes e analisar em que lugar do planeta poderíamos comercializar estes produtos.
Ou melhor, onde posso ter acesso a estas tecnologias e tendências para incorporar ao meu produto e agregar valor a ele? Isso faz parte do processo de inovação, fabricantes ficam constantemente pensando em inovar seus produtos, pois se ele não o fizer, seu concorrente o fará.
Agora vamos falar de exportação de produtos, mais especificamente da participação das micros, pequenas e médias empresas no cenário internacional.
Muitas delas têm participado ativamente neste processo de automação tecnológica. Vale ressaltar que é o setor que mais cresceu nos últimos anos e gerou empregos no Brasil. No entanto, demonstra uma participação muito pequena no mercado internacional.
Mas se elas são as que mais crescem, por que então, isso não se reflete em um aumento da participação destas empresas no mercado internacional?
Se compararmos com o cenário internacional, a participação das pequenas e médias empresas no mercado internacional chega a 50% na Europa e 70% na Ásia; e no Brasil, não chegamos aos 1,50%. São tristes os dados estatísticos.
Segundo uma pesquisa do SEBRAE e da CNI, a participação delas é pequena em função das dificuldades que elas enfrentam nos seus projetos de internacionalização.
Muitas nem sequer fazem um projeto de internacionalização, ou seja, já saem entregando sem adequar produto, preço ou embalagem. Considero isso um erro grave e que, em muitos casos, faz com que o cliente no exterior não volte mais a comprar.
Dentre as dificuldades relatadas pelos empresários neste segmento estão:
- Falta de informação: Dificuldades de os empresários obterem informações sobre como iniciar um projeto de internacionalização, ou mesmo informações sobre os possíveis mercados internacionais.
- Burocracia: Processo muito complexo, envolvendo legislações de diferentes órgãos e de difícil entendimento. É necessário verificar a legislação aduaneira brasileira nos sites da Receita Federal, sobre câmbio nas legislações do Banco Central e dos órgãos controladores, dependendo do produto em questão.
- Acesso aos Mercados: Muito difícil o acesso, a grande maioria das empresas não sabe nem por onde começar.
- Financiamento: Dificuldade de se obter linhas de financiamento adequadas para iniciar um projeto de internacionalização.
Estamos aqui constantemente participando de movimentos que visam ajudar as pequenas e médias empresas a se inserirem no mercado internacional, numa busca incessante para desmistificar o Comércio Exterior e ajudar os empresários neste processo e enfatizar a importância do planejamento, pois isso fará com que ele prospere no mercado internacional.
E você?
Está neste processo?
Precisa de ajuda?
Vamos tomar um café e ver como posso ajudá-lo.