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Agenciamento de Cargas Internacionais

Modal, rota, carga, parceiros, serviços, conhecimento e referências

Vamos falar mais sobre o agenciamento de cargas, uma área em que atuei por 20 anos e que, assim como aconteceu em diversos segmentos, sofreu uma grande transformação tecnológica.

 De acordo com o que consta nos dicionários: Agenciar é “Servir de agente ou intermediário de algo ou alguém”.

Sendo assim, o escopo de serviço de um Agente de Cargas pode variar bastante, mas tão importante quanto este escopo é se os serviços prestados estão sendo realizados com estrutura própria ou terceirizada, e se essa terceirizada é uma empresa externa ou faz parte do grupo.

Dependendo do escopo do seu projeto, seja ele de importação ou exportação, estes fatores passam a ser relevantes na escolha do Agente de Cargas que fará a coordenação logística do seu processo.

Toda operação de exportação ou importação de mercadorias terá o envolvimento de um Agente de Cargas internacional, ele é responsável por todo o processo logístico que envolva a movimentação de cargas saindo do Brasil ou vindo do exterior.

O serviço dele começa antes mesmo das mercadorias estarem prontas para embarque. Ainda na fase de planejamento, ele pode inviabilizar o seu projeto de Importação e Exportação se não fizer o trabalho corretamente.

Não apenas atua na coordenação de embarque desde a origem até o destino, mas ele pode  ajudá-lo na escolha da modalidade de embarque, do porto ou aeroporto de destino. 

Não significa apenas escolher um que esteja perto do seu fornecedor, entretanto é importante saber se tem estrutura adequada para manusear a sua carga, se tem frequência de navios ou voos. Se as mercadorias a serem embarcadas compuserem lotes pequenos onde em que há necessidade de se juntar com outras cargas para embarcar no container, haveria local para se executar este trabalho de consolidação de cargas?

Consolidação

Falando em consolidação, o estudo de acondicionamento das mercadorias no container deve ser feito por empresas especializadas. Os containers passam por uma série de agitações ou turbulências durante o transporte internacional, portanto misturar cargas com características diferentes, também pode causar danos durante o trajeto e o consolidador da carga precisa garantir ao cliente a segurança da carga.

Um exemplo que já vivenciei foi acondicionar vestuário com alimentos que têm um forte odor.  Após 30 dias de viagem, as roupas chegaram ao seu destino impregnadas com o cheiro do alimento.

Enfim, você já percebeu que temos uma infinidade de detalhes a serem considerados para escolher um Agente de Cargas para manusear seus embarques. Então vamos falar de algumas características das operações dos agentes de cargas que vão ajudá-lo nesta escolha. Mas não se esqueça, é primordial alinhar a sua necessidade ao perfil das operações do Agente de Cargas.

Um parceiro que é bom para um, não necessariamente o é para outro.

Modal: 

A grande maioria dos agentes trabalha com as principais modalidades de embarque, o aéreo e o marítimo, mas tem em sua origem a especialidade em um deles. 

Além disso, se o seu projeto inclui o modal rodoviário internacional, são poucos os agentes de cargas que oferecem este modal com estrutura própria. Você pode conseguir bons serviços direto com as transportadoras que estão envolvidas na rota internacional.

Rota: 

Alguns agentes de cargas se especializam em determinadas rotas, o que não significa que eles não façam o agenciamento de outras rotas. 

O comum é encontrar agentes que trabalham em determinadas rotas oferecendo o serviço com estrutura própria e em outras rotas oferecendo o serviço por meio de parcerias. Portanto, esteja atento a este ponto.

Carga: 

Praticamente todos os agentes trabalham com cargas que eles chamam de “seca”, ou seja, aquelas que não precisam de nenhum manuseio ou cuidado especial durante o trajeto. 

Algumas se especializam em cargas denominadas “especiais”, ou seja, produtos perigosos ou perecíveis. Nestes casos eles podem inclusive lhe oferecer um serviço de consultoria personalizado para este serviço, pois este tipo de carga requer manuseio especial e até mesmo documentação diferenciada. Portanto, se você tiver cargas com este perfil, sugiro que procure por empresas com estas especializações.

Parceiros: 

Todos os agentes de cargas internacionais vão precisar de parceiros internacionais, ou seja, eles precisam destes prestadores de serviços na outra ponta da rota. Ou os agentes desenvolvem parcerias exclusivas, ou eles entram em grupos de network de agentes de cargas. 

Neste caso, acabam trabalhando com parceiros iguais a alguns concorrentes, mas o que os diferencia mesmo seria a qualidade do serviço. No caso dos agentes com bandeira internacional, estes terão estrutura própria o que facilita a troca de informações e coordenação dos embarques.

Serviços: 

Se o seu projeto envolve serviços adicionais na origem ou no destino, seu agente precisa ter estrutura também para atendê-los nestes outros segmentos. Eles podem ter estrutura própria ou parceiros. Nada contra trabalhar com parceiros, mas certifique-se de que a comunicação será centralizada e única. 

Pode ser o caso de eles oferecerem o despacho aduaneiro, transporte rodoviário de coleta ou entrega, ou seguro internacional. São três segmentos complementares, mas que têm legislação própria. 

Portanto, não importa somente oferecer o serviço, você precisa saber quem são os parceiros, como será feita a coordenação destes serviços e qual o nível de conhecimento que eles têm nestes outros serviços.

Conhecimento: 

Sim, não adianta apenas oferecer o serviço a um custo favorável, mas precisamos saber qual o nível de conhecimento deles no setor. 

Você precisa confiar no trabalho deles e certificar-se de que, caso ocorra algum problema na logística, eles serão proativos e conseguirão lhe apresentar as melhores opções de solução para mitigar os riscos.

Referências: 

Já tive vários clientes que disseram “conhecer” um agente de cargas. A indicação é muito comum, e eu particularmente também acho muito válida, mas veja se conhece de fato e verifique, seguindo as orientações acima, se ele está realmente preparado para atender a todas as suas necessidades.

Uma coisa importante: lembre-se de que preço não é tudo. É muito importante que você compare os serviços ofertados, e certifique-se de estar incluindo todos os detalhes do serviço. No caso de cotar serviços de frete internacional, considere na sua análise:

  • Rota direta ou com transbordo.
  • Tempo de trânsito.
  • Frequência de navios ou voos.
  • Se for carga de container, negocie antecipadamente o prazo livre que você pode ficar com o container, tanto na origem, quando no destino.
  • Se for cargas em lotes menores, ou seja, menos de um container, sugiro que você também negocie previamente os valores de armazenagem, prazos para desembaraço e local de desova do container.
  • Se se tratar de cargas de projeto, especifique item a item os serviços que estão inclusos nos valores da proposta e os serviços adicionais que você terá que contratar a parte para viabilizar a logística completa.

Você deve encontrar uma variável de valores de frete, neste quesito é importar analisar a relação Valor x Serviços, ou seja, tome cuidado com os transbordos e o tempo de trânsito. 

Normalmente fretes baixos têm tempo de trânsito maior. Aí é uma questão de alinhar a sua operação, sendo importante verificar se você precisa de custos baixos ou de prazos mais curtos.

Eu não duvido que as informações deste artigo tenham lhe gerado mais dúvidas ou mesmo a percepção de que precisa rever seus critérios na escolha de parceiros. Se este for o seu caso, entre em contato comigo que meu objetivo aqui é ajudá-lo a fazer as escolhas certas.

Se conhece alguém que pode se interessar por este conteúdo, eu o incentivo a compartilhar com ele.

Grande abraço e até o próximo artigo.

Marcia Hashimoto