Skip to content

Festa Junina

Festa dos Santos Populares

As Festas Juninas são conhecidas pelas bandeirolas coloridas, fogueiras e chapéus de palha, um dos grandes eventos festivos da cultura brasileira.

O festejo teve sua origem nas Terras Tupiniquins por volta do Século XVI, pelas influências portuguesas, que foram trazidas ao nosso país por meio da colonização.

são joão band.jpg

Em Portugal, a festa carrega uma vasta tradição e notoriedade religiosa, sendo conhecida como “A Festa dos Santos Populares”.

Apesar da origem pagã, a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica, atribuindo à solenidade, a celebração de prestigiados Santos que possuem uma legião de devotos;

Mas você sabe quais são esses tais Santos Populares?

Santo Antonio

Considerado o Santo mais popular do Catolicismo, é o primeiro homenageado das Festas Juninas.

Nascido em Lisboa por volta do ano de 1190, era um Frade Franciscano, conhecido pelos seus grandes sermões, que atraiam multidões e provocavam profunda conversão no coração daqueles que o escutavam;

Santo Antônio, foi nomeado pelo Papa Gregório IX, como a Arca do Testamento, e definido por São Boaventura, como o conhecedor da ciência dos anjos, pois sabia de memória todos os textos sagrados e os comentadores da época.

Além de ser um exemplo do evangelho, ao pregar a paz, e as virtudes a todos, se mantendo sempre ao lado dos mais pobres e necessitados, e criticando acidamente os ricos e os padres relapsos e carreiristas.

Atualmente, é considerado o Santo padroeiro dos casamentos ou, apenas, o Santo Casamenteiro. É de praxe que qualquer Católico que almeje muito casar, peça a intercessão de Antônio e, por isso, as Festas Juninas possuem a tradição dos casamentos durante a quadrilha.

São João

São João, também conhecido como João Batista, foi um profeta, responsável, segundo a Bíblia, por batizar Jesus Cristo.

Segundo os evangelhos, é o maior dos profetas (Lucas 7:28): 

“Eu vos digo: Entre os nascidos de mulher não há nenhum maior do que João; mas o que é menor no reino de Deus, é maior do que ele.”

É considerado o primeiro mártir da Igreja e o único santo, além de Nossa Senhora, em que se festeja o nascimento, porque a Igreja vê nele a preanunciação do Natal de Cristo.

Antigamente, a Festa Junina era conhecida como Festa Joanina, em sua homenagem, até que o nome foi trocado, pelo fato de que as festividades acontecem em Junho.

São Pedro

São Pedro é um dos 12 apóstolos de Cristo, considerado o Príncipe dos Apóstolos e o primeiro Papa da Igreja Católica.

Era um pescador que largou tudo para seguir Cristo, acompanhando todos os atos da vida de Jesus.

Seu nome, na verdade, era “Simão”, porém, no Evangelho de João (João 1:42), Cristo muda seu nome para Kepha (Cefas, em português), que em aramaico significa “pedra”, “rocha”, resultando na tradução de “Pedro”:

“E o levou a Jesus. Jesus, olhando para ele, disse: Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas”.

Na crença popular, há uma brincadeira de que São Pedro seria o responsável pelas chuvas e temporais; isso se dá pelo fato de que, No Evangelho de Mateus 16:19, Cristo confia a Pedro as chaves do Reino dos Céus:

“Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus.”

Atualmente, o Santo é considerado o padroeiro dos pescadores, das viúvas e dos porteiros, além de ser o último homenageado da Festa Junina, e um dos Santos mais importantes da história da construção da Igreja Católica.

Resumindo

A festa junina é um evento festivo de alegria e comemoração, que visa abraçar as mais diversas culturas, e homenagear figuras Santas da igreja.

E os maiores ensinamentos que os Santos podem nos passar são o exemplo de como levar uma vida pura e a busca por se tornar mais próximo de Deus.

Raphael Sabetta