Skip to content

Elementais da natureza

Li um texto do site equilíbrio.com, enviado num grupo de amigos que respeito muito e que conseguem como eu, entender que existem coisas inexplicáveis ao nosso redor.

Deus quando nos equipou com inteligência e livre arbítrio foi brilhante, pois nos deu a magia da inteligência e depois o poder da decisão.

Uma das coisas que defendo na vida é a essência da divindade em tudo e em todos. Para isso existem dois sentimentos fundamentais que devem sempre permear nossa razão, o amor e o respeito, juntos eles podem nos conduzir a Deus.

Para continuar esse texto, dispa-se de preconceitos, dúvidas, medos e inseguranças, pois não poderemos acreditar que existe vida fora da terra, que existem espíritos, que existem energias transformadoras e que o mundo é composto pela magia das combinações infinitas de energia.

Você precisa estar nu de tudo que te aprisiona.

A música de Gilberto Gil, “Se eu quiser falar com Deus” devia ser ouvida por todos que querem compreender a energia que compõe o universo e que define a divindade.

Vou tomar a liberdade de trazer sua letra, assim você se inspira para seguir com essa leitura.

  • “Se eu quiser falar com Deus
  • Tenho que ficar a sós
  • Tenho que apagar a luz
  • Tenho que calar a voz
  • Tenho que encontrar a paz
  • Tenho que folgar os nós
  • Dos sapatos, da gravata
  • Dos desejos, dos receios
  • Tenho que esquecer a data
  • Tenho que perder a conta
  • Tenho que ter mãos vazias
  • Ter a alma e o corpo nus
  • Se eu quiser falar com Deus
  • Tenho que aceitar a dor
  • Tenho que comer o pão
  • Que o diabo amassou
  • Tenho que virar um cão
  • Tenho que lamber o chão
  • Dos palácios, dos castelos
  • Suntuosos do meu sonho
  • Tenho que me ver tristonho
  • Tenho que me achar medonho
  • E apesar de um mal tamanho
  • Alegrar meu coração
  • Se eu quiser falar com Deus
  • Tenho que me aventurar
  • Tenho que subir aos céus
  • Sem cordas pra segurar
  • Tenho que dizer adeus
  • Dar as costas, caminhar
  • Decidido, pela estrada
  • Que ao findar, vai dar em nada
  • Nada, nada, nada, nada
  • Nada, nada, nada, nada
  • Nada, nada, nada, nada
  • Do que eu pensava encontrar”

Compositores: Gilberto Gil Moreira / Gilberto Passos Gil Moreira

Você pode estar perguntando porque o autor desse texto pede para ouvir essa música e se desnudar de tudo?

Vamos falar dos Elementais, de Natureza, vamos levitar com a essência das energias, para isso não preciso que traga seus conceitos tortos, suas maldades, seus medos, sua pouca fé.

Deus mandou seu filho, mandou pessoas iluminadas, seres de outros mundos, espíritos evoluídos e como não respeitamos nossa essência, os tratamos, a todos,, tão mal!

Por isso, quero comigo apenas quem tem fé na infinita bondade, no amor e no respeito a pluralidade, a diversidade, ao livre pensar.

Elementais da natureza

Elementais são espíritos puros da natureza, mas podem se personificar, criar formas, para poder se aproximar ou não.

Fadas, Duendes e gnomos estão no imaginário das pessoas, estão nos filmes, nos livros e na cultura popular, ganharam formas, na maioria das vezes, variações das humanas. 

Mati, Floresta, Arvores, Baixa

Mas pense comigo: o ser humano é apenas uma combinação genial de energias em equilíbrio com o meio. Somos matéria, mas o que realmente nos faz diferente não é a matéria e sim o espírito que nos habita.

Os guardiões da natureza também o são, pura energia! 

Esses guardiões estão mais presentes do que nunca, pois estão clamando por respeito ao meio. 

Se as pessoas acreditam em Deus e na perfeição de tudo que ele criou, porque se esquecem de cuidar de tudo isso?

Os elementais são guardiões que estão em todas as partes e que buscam o equilíbrio das forças da natureza. Servem ao mundo como vigias da perfeição e do equilíbrio.

Estão ao redor de toda criação e trabalham em função da proteção energética das criaturas e das estruturas. 

Não estão somente aqui, estão em todo o Universo e em todos os sistemas existentes.

Por falar em energia, em espiritualidade, muitas vezes incomodam, pois não se preocupam só com a matéria, e sim com o equilíbrio.

Os xamãs, as wickas, assim como algumas religiões que compreendem a ordem espiritual costumam compreender a existência dos elementais e trabalham em harmonia com eles. 

Os elementais podem ser compreendidos com mais facilidade por meio dos quatro elementos. Pois cada um deles guarda em si uma energia profunda que busca proteger a mãe Terra. 

Entenda como Terra não uma enorme estrutura física, entenda-a como um enorme espaço energético em equilíbrio, habitado por inúmeros seres vivos!

Elementais da Água

Lago, Agua, Aceno, Espelhamento, Fundo

Pense no movimento das águas, elas podem ser pacíficas, podem caminhar tranquilas, podem se enfurecer em tormentas, ou ainda podem quebrar como ondas. Podem ser doces ou salgadas e se apresentam com tantas cores na nossa visão, possuem uma variação inacreditável.

Quando buscamos a água em nós humanos, estamos falando dos sentimentos, das emoções.

Nosso corpo é predominantemente água, pois somos mais emoção do que matéria!

Dentro dos fundamentos mais antigos esses elementais tomaram diversas formas, as Ondinas, as Ninfas, as Nereidas e as Sereias, todas vivem e atuam nas águas.

Vou agora citar explicações baseadas no site equilíbrio.com:

“Ondinas são pequenas ondas que vivem no mar, e por isso podem ser confundidas com as espumas. 

Ninfa, Fantasia, Beleza, Feitiço

Ninfas vivem nos rios, fontes e também nos mananciais e protegem os peixes e todos os seres marinhos existentes na água.

Sereias, conhecidas por seus traços humanos e cauda de peixe, são responsáveis pelos rios, lagos, água doce e os oceanos. Amigas próximas dos animais marinhos, tanto elas quanto as nereidas conhecem os segredos dos tesouros existentes dentro das águas.”

Para mim, vejo-as todas como elementais mágicos de proteção das águas e das emoções.

Você já parou para pensar que sem água os seres vivos não sobrevivem? 

Nós estamos praticando a pior das mágicas, transformar água pura em lixo! Pois estamos jogando tudo que não nos serve nas águas! 

Você está preocupado? 

Eu Estou!

Os Elementais do Fogo

“São eles os donos dos impulsos, do sagrado, da forja, da mudança e da transformação interior.” 

O Fogo, você já experimentou sentar em frente a uma fogueira, não para se aquecer, mas para ouvir o fogo transformar, olhar através da chama e sentir o poder da transformação, sentir a aura de calor que se desprende e deixa seu olhar turvar?

Papel De Parede Hd, Incêndio, Fundo

O Fogo traz calor a nossas relações.

A figura mística que está ligada ao elemento fogo é a Salamandra, e suas formas podem ser vistas quando encaramos as labaredas do fogo.

Eu sugiro que você veja e sinta os elementais do fogo através da chama de uma vela.

Sugiro a todos que reverenciem a energia da transformação do fogo.

Para mim, um elemental do fogo mais poderoso é a fênix, que renasce das cinzas, após ser consumida pelo fogo.

Os Elementais da Terra

Esses elementais ganharam formas muito humanas no imaginário popular, pois eles são representados pelos Gnomos e Duendes.

“A terra é a líder por todos os poderes vinculados a questões de sustentação, prosperidade, fartura, abundância e equilíbrio. Este elemento é responsável por nos dar a sustentação necessária para que possamos continuar a caminhada nesse mundo.”

Essas figuras míticas se traduzem em dois pontos fundamentais:

  1. Eles escondem objetos para te chamar atenção, quando se sentem esquecidos;
  2. Para eles dedicamos pequenas frutas buscando sua presença junto a nós.
Trolls, Gnomo, Troll, Criaturas Míticas

Não é coincidência que esses elementais são vistos como seres esverdeados, a natureza nos toca através do verde, os chapéus pontudos trazem toda a magia das wickas, dos magos, das bruxas, todos essas figuras são ligadas aos mistérios da humanidade, eu incluiria aí as benzedeiras, os xamãs e muito dos mistérios do Oriente.

Quando você estiver num campo, numa montanha, numa caminhada, toque as árvores, as plantas, as flores, pegue um punhado de terra nas mãos, sinta a textura, o cheiro, a energia disso tudo, você estará completamente envolto pela energia dos elementais da terra. 

Os Elementais do Ar

Antes de falar das elementais, vem comigo.

Pare, feche os olhos, esteja onde estiver, respire, sinta a força do ar entrando nos seus pulmões e movendo todo o seu corpo.

Pare novamente, feche os olhos e sinta os cheiros ao seu redor, não importa quais sejam eles, te impactam, te causam sensações, te ligam a memórias afetivas, podem te fazer viajar no tempo e no espaço.

Depois desse rápido exercício, sem dúvida você entende o poder dos elementais do ar. 

Natureza Wallpaper

O ar sem dúvida nos conecta ao imaginário, ao conhecimento e o transformar deste em sabedoria, são os responsáveis pela inspiração. 

Lembra da minha sugestão de exercícios, quando você respira, traz para si tudo que guarda na memória, sejam as superficiais, sejam as mais profundas.

Se pensarmos nos elementais místicos: 

“As fadas – pequenos seres com asas e corpos parecidos com os humanos, deixaram de ser somente elementais da natureza e se tornaram seres mitológicos, tamanhos os relatos de povos anglo saxões e celtas sobre esse povo do reino do ar.”

Fantasia, Borboletas, Cogumelos

Se cada um de vocês que leu o texto e o fez sem preconceitos como eu pedi, agora está em contato com todos os elementais, sejam os místicos, os espirituais ou com a própria natureza e juntos poderemos mover a roda da vida em favor da natureza!

Vamos viajar juntos ao infinito dos sonhos e ao finito de nosso Universo.

Terra, Globo, Agua, Incêndio, Chama