Skip to content

“A música salvou minha vida”

Acácio Reis e “Unidos de Paraisópolis”

Hoje vou contar como cheguei a Acácio Reis e ao projeto “Unidos de Paraisópolis”. 

Eu acredito muito nas conexões entre pessoas, projetos, sonhos e formas de encarar a vida. 

Eu sou o Cosmo, um cara meio fora da caixinha que acredita que cada pessoa pode melhorar o mundo, cada um fazendo a sua parte e incentivando aos outros a fazer o mesmo. 

Foi assim que nasceu a Comudsaber, o Meta Z e minha participação no Laboratório Krono. Acreditando muito no ser humano.

Dia desses, pedi a Carlos Neto, com quem trabalhei, uma dica de pessoas que pudessem escrever para a Comudsaber e que trouxessem vivências e necessidades das comunidades do nosso Brasil, na forma de artigos simples e diretos. 

Um dos nomes foi o do Acácio Reis. Lá fui eu pesquisar na internet e tive o prazer de ler dois artigos incríveis, cujos links e trechos estão abaixo:

“A música salvou minha vida, quero devolver o que recebi”

Por Rafael Melo – Julho/21

Nesse texto e nesse site, descobri que existe muita gente que pensa e sonha como eu.

“Quando Acácio começou a tocar, aos 10 anos de idade, jamais poderia imaginar que a música ia mudar a tocada da sua vida. Hoje, aos 28, ele sabe que é isso o que a música é capaz de fazer na vida de crianças e adolescentes, e é por isso que mantém um projeto para jovens da sua comunidade de Paraisópolis (SP)”.

A música salvou minha vida e, graças a ela, pude viajar pelo mundo, me formar no ensino superior e, agora, devolver aquilo que recebi”, comentou.

E que forma legal de devolver tudo o que recebeu. Ele criou uma escola de música de ritmos brasileiros para crianças da comunidade. Atualmente, Acácio atende 57 alunos, porém, mais de 100 jovens já passaram pelo projeto.”

Sugiro que leiam o artigo todo, vale muito a pena ver uma história de sucesso conquistada com muita vontade e suor.

É maravilhoso ver que as artes, a cultura e a educação podem mudar o destino das pessoas.

Nossos jovens precisam descobrir o prazer da leitura, do tocar um instrumento, de cantar, de ouvir músicas diferentes.

Diversidade Cultural

A diversidade cultural permite abrir a mente das pessoas, descobrir oportunidades e alternativas para as situações difíceis que a vida nos propõe.

Normalmente, as pessoas usariam na frase acima a palavra “impõem”, mas eu prefiro trocar por “propõem”.

Quando usamos impõem lidamos com as situações como imposições, e nesse caso, o normal é se posicionar para um embate.

Quando usamos “propõem” na frase, mudamos nossa visão e a energia sobre as dificuldades, trazemos a decisão sobre todas as situações vividas para nossas mãos.

Nós passamos inclusive a decidir se será um embate com o que não se conhece, ou um aprendizado com aquilo que é diferente, inesperado e às vezes difícil de ser vivido.

Busque sempre não conviver com imposições e sim proposições! 

Acácio traz uma proposta, ele dá uma alternativa aos jovens, ele cria a oportunidade para que os jovens possam viver com liberdade de escolhas! 

“Projeto musical brasileiro ensina ritmos brasileiros a jovens de Paraisópolis”

Esse texto ainda traz mais um pouco desse projeto maravilhoso.

Neste caso específico não citarei trechos, pois peço que leiam o artigo do Estadão, onde consigo o respaldo do jornalista Tiago Queiroz, publicado em outubro de 2020.

Não foi fácil, muitos desencontros de horários, pois ambos estávamos lidando com projetos jovens e que exigiam muito de seus criadores.

A vontade de conhecer o projeto e todos os envolvidos nele foi crescendo, mas a pandemia era um problema. Foi então que busquei a ajuda das redes sociais, encontrando Acacio Reis no Instagram e no LinkedIn.

Em novembro de 2011, li mais um texto: “Percussionista funda escola de música para crianças e jovens da periferia”

“A música me transformou por completo. Através dela, descobri meu projeto de vida e despertei para o propósito de retribuir para a comunidade tudo o que recebi”

Através da música, percussionista voluntário ensina crianças e jovens (fundacaotelefonicavivo.org.br)

Resolvi mandar novas mensagens e, finalmente, esse ano consegui fazer uma entrevista com Acácio.

Pudemos trocar ideias sobre nossos projetos e, dessa entrevista, surgiu a ideia de mostrar aos nossos leitores um pouco mais não só do projeto, como também seus frutos.

Em breve, poderei ir até lá e, com certeza, um segundo artigo será criado, farei questão de mostrar essa visita.

 

Mas, por enquanto, quero pelo menos apresentar fotos e vídeos do projeto e incentivar o pessoal a ajudar na “Vaquinha on-line” que eles estão fazendo para investimento e manutenção dos instrumentos.

Campanha para Investimento e Manutenção!!! 2022

Click acima e contribua!

“O objetivo dessa campanha é possibilitar impactar por meio da educação musical, dando condições para a aquisição de novos instrumentos musicais.

Para que isso seja possível, sua doação é a peça-chave para impactar e transformar mais crianças e jovens.

A Unidos de Paraisópolis é uma escola de música dentro da comunidade, fundada com o objetivo de resgatar, educar e empoderar culturalmente crianças e jovens da comunidade de Paraisópolis, por meio da educação musical.

Nosso objetivo é formar multiplicadores, gerando impacto dentro da comunidade e oferecemos de forma gratuita aulas de percussão, violão, musicalização infantil, teoria musical e piano, temos a perspectiva de aumentar a quantidade de instrumentos.

Ao total, já atendemos mais de 250 crianças e jovens desde 2019, ano de nossa fundação.

Com o passar do tempo, a demanda de alunos interessados por aulas de música aumentou e, devido a esse fato, passamos a necessitar de quantidade suficiente de instrumentos musicais para atender a essa demanda de alunos, além de equipamentos de som, manutenção de instrumentos e materiais didáticos para aulas teoria musical.

Nossa meta para que isso seja possível é de 27 mil reais para compra de instrumentos musicais e acessórios, manutenção de equipamentos, tal como materiais didáticos para aulas de teoria musical e equipamentos de som.”