
A jovem terceira idade
Ao estudar sobre o envelhecimento facial, você se dá conta que esse processo começou muito antes de você pensar sobre envelhecer. É um processo silencioso, que começa nas camadas mais profundas da nossa face: camada óssea, muscular e de gordura… quando você percebe, já atingiu a camada de superfície.
O efeito do sol ou do uso da proteção solar, as expressões e mímicas faciais, alimentação, atividade física, hidratação e uma rotina de cuidados podem ser os salvadores ou sabotadores dos sinais do envelhecimento.
Massagem e ginástica facial tornam-se parte de uma nova rotina, para quem não é adepta aos procedimentos estéticos – sejam eles mais ou menos invasivos. A verdade é que envelhecer faz parte da alegria de viver e quanto antes você encarar esse fato, melhor para você.
Ageless, Melhor Idade, Terceira Idade, Mulher Madura e por aí vai são os diferentes nomes que surgem para identificar a “nova” geração que tem conquistado cada vez mais espaço nas redes sociais. São mulheres que mostram seus cabelos brancos, suas rugas e linhas de expressão, seu corpo e seus looks repletos de personalidade. Afinal, com a maturidade, o autoconhecimento só aumenta, assim como as preocupações com o que é desnecessário, como a opinião alheia.

Iris Afpel
Minha favorita, sim eu tenho uma favorita e nem vou esconder isso, é a designer americana Iris Afpel, que acaba de completar 100 anos. Isso mesmo: centenária e com uma legião de admiradores pelo mundo. Ela é a personificação do Mais é Mais – more is more, less is a bore, com combinações estratégicas de cores, volumes, texturas e muitos, muitos acessórios.
Sigam seu perfil no Instagram, as fotos são de lá!
Vovó Izaura Demari
Aos 80 anos, a modelo e influenciadora, Vovó Izaura Demari, posta seus looks coloridos, coordenados com maxi acessórios repletos de personalidade. Além de marcar presença, digitalmente, em postagens de revistas e marcas de moda. É uma inspiração!
Costanza Pascolato
Também aos 80 anos, Costanza Pascolato – a papisa da moda brasileira, é uma aula viva de sofisticação, além de se fazer presente em eventos de moda pelo mundo. Sua filha, Consuelo Blocker, já é referência em estilo de vida para as mulheres +50 anos.
Consuelo Blocker
Cris Guerra
Cris Guerra, comunicadora, escritora e produtora de conteúdo, completou 50 anos em meio a pandemia e compartilhou a sua experiência, a sua vivência desse processo em artigos, podcasts e fotos em sua rede social. Ela disse que “Envelhecer não é para os fracos. Ainda mais num país em que a palavra soa como um crime. A pessoa faz aniversário e já vai tentando arrumar uma identidade falsa.”
Eu ainda vejo que falta muito para a moda ser inclusiva – e dentre a inclusão está o movimento ageless – porém, é bom ver que há tantas mulheres inspiradoras e ativas na melhor idade, que aprenderam que a beleza está realmente nos olhos de quem vê.
E como está o seu olhar?!
Luciana Ferraz
Feliz aos 40!