
O sorriso do circo
Hoje vou me dedicar a um texto que me comove muito.
Passei a infânica não gostando do “Palhaço” e de Circos, eles me incomodavam, não me chamavam atenção.
Descobri depois que não era só eu!
Muitos amigos tinham essa relação estranha com o “Palhaço”.
Entendi que muitas pessoas temem o palhaço e que a explicação pode ser que se trata de alguém escondido atrás da maquiagem, como se fosse um mascarado!
Quando adulto, comecei a buscar respostas para esse sentimento ruim que eu nutria por um personagem que só queria fazer rir!
Descobri muitas explicações teóricas para isso.
E resolvi mudar meus conceitos!!!
Minha experiência e a vivência de pessoas próximas
Um dia resolvi ir ao Circo e encarar o palhaço!
Fui sem medo, sem lembrar das minhas reações do passado, sem travas e comecei a rir muito com aquele personagem.
Me encantei pelo circo e pelos palhaços!
Uma das coisas que me chamava a atenção era de como a minha opinião era diferente da opinião dos meus pais, tios.
Minha mãe ama o circo, conta sempre que, quando criança, queria ir embora com o circo, fazer parte do espetáculo!
Ela conta lindas histórias sobre o circo!
Mas o circo do seu tempo era mais teatral!
Estudando um pouco, descobri que os palhaços faziam de tudo na realidade, podiam fazer malabaris, trapézio e até mágica.
Senti meu sorriso largo com aquelas histórias divertidas que aqueles personagens coloridos contavam.
Antes eu os considerava chatos ou terríveis, agora me faziam rir sem vergonha.
Percebi que o riso livre e solto é um problema para muitas pessoas.
As gargalhadas são tolhidas.
Quantas vezes ouvimos quando criança que rir alto é falta de educação!
Descobri que a sociedade impôs algumas regras estranhas a nosso convívio social e um deles é você não deve gargalhar ou rir alto em público.
Hoje me sinto pronto para homenagear os grandes palhaços brasileiros, muitos já não estão conosco.
Eu quero mais é gargalhar muito!
Mas sinto muita tristeza por ter perdido tantas oportunidades de rir, sorrir, gargalhar. Riso frouxo é ótimo!
Os palhaços saíram do circo e foram para a TV
Vários textos trazem homenagens a palhaços famosos no circo e alguns da TV. Quero reverenciar esse personagem maravilhoso, o “Palhaço”. Para isso, vou escolher alguns deles e usei como base textos da Veja São Paulo, cujo link está abaixo.
Relembre palhaços históricos brasileiros | VEJA SÃO PAULO (abril.com.br)
Arrelia
Arrelia era de família de circo.
Waldemar Seyssel atuou nos palcos e picadeiros desde criança.
Foi precursor em deixar o circo para ir para a TV, onde atuou na Record por 11 anos, com o Cirquinho do Arrelia, na Record.

Pimentinha
Sobrinho de Arrelia, que é uma das referências de palhaçaria brasileira.
Também foi dos picadeiros para a TV e atuou junto com o tio no Cirquinho do Arrelia.
Esteve com os Trapalhões em filme de 1975.

Torresmo
José Carlos Queirolo, o Torresmo, esteve na TV desde o começo da TV no Brasil. Veio de família de circo e após uma apresentação no programa de Luiz Gonzaga, foi convidado a ter um programa na recém inaugurada TV Tupi de São Paulo, em 1950.
Esteve em todas as emissoras, teve um amigo e companheiro perfeito, o Palhaço Fuzarca. Terminou a carreira atuando com o filho o palhaço Pururuca.

Piolin
Foi revereciado na Semana de Arte Moderna em São Paulo, em 1922.Muitos intelectuais o consideravam o típico artista brasileiro, Abelardo Pinto era filho do dono do Circo Americano.
Foi aclamado o melhor palhaço do mundo pela revista Veja. Possuía grande habilidade em ginástica, permitindo muita desenvoltura física e acrobacias nas apresentações.
A comemoração do Dia Nacional do Circo faz alusão à data de seu nascimento, 27 de março.

Carequinha
Esse palhaço era de família de circo, como muitos outros artistas de circo, mantinham a tradição. George Savalla Gomes se tornou uma das grandes atrações da TV nos anos 60. Participava mais de programas regionais que eram transmitidos pela TV Tupi, depois na Manchete e terminou fazendo parte do Clube da Criança, onde atuava Xuxa.

Atchim & Espirro, Patati Patatá e Bozo
Foram grandes palhaços já criados para Televisão, assim como Bozo e o Patati Patatá.
Eduardo dos Reis e Carlos Alberto de Oliveira atuaram no programa “Turma da Pipoca” e “Brincando na Paulista”, na TV Gazeta, “Circo da Alegria” da TV Bandeirantes” e também se apresentaram no “Xou da Xuxa”, da TV Globo.
O Patati & Patatá, surgiu nos anos 90. Na realidade, era uma franquia para se apresentar em circos e na TV. Lançaram discos e DVDs, com diversos produtos licenciados.
Bozo é um palhaço dos Estados Unidos, era uma franquia de contar histórias, com foco em prgramas de TV e discos. Nos anos 80, tornou-se um ícone do SBT.



Um destaque para um novo estilo: “Os trapalhões”

Gosto muito do trabalho biográfico de Agnaldo Trajano sobre quatro personagens humorísticos que, sem dúvida, possuem sua base no circo e nos antigos palhaços.
Grupo humorístico brasileiro, composto por:
- Dedé Santana,
- Zacarias,
- Mussum e
- Renato Aragão (“Didi Mocó”).
Começaram num programa de TV, criado por Wilton Franco, o qual entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais – programa humorístico de maior duração da TV, tendo trinta anos de exibição.
Estréia em 1966 – TV Excelsior – Os Adoráveis Trapalhões. Quatro personagens: o galã Wanderley Cardoso, o diplomata Ivon Cury, o estourado Ted Boy Marino e o palhaço Renato Aragão, além de “Dedé Santana” como convidado constante.
Com algumas saídas de participantes, o grupo recebe o sambista que fazia parte dos “Originais do Samba”, “Mussum”, e se completa com “Zacarias” e sua eterna risada.
- TV Record – “Os Insociáveis”.
- TV Tupi -“Os Trapalhões” (no horário nobre, disputando atenção com o Fantástico da Rede Globo).
- Rede Globo em 1977 – aos domingos, às 19h, imediatamente antes do Fantástico (que começava às 20h).
O programa também tinha outros atores fixos que não faziam parte do quarteto principal:
- Tião Macalé (que imortalizou o bordão “Ih! Nojento!”),
- Jorge Lafond (que satirizava os homossexuais),
- Emil Rached (o gigante atrapalhado de 2,23m),
- Carlos Kurt (o alemão de olhos esbugalhados e sempre mau-humorado),
- Felipe Levy, Roberto Guilherme (o “Sargento Pincel”),
- Dino Santanna (irmão de Dedé Santanna),
- o anão Quinzinho, entre outros.

Teve direção de Adriano Stuart, Osvaldo Loureiro, Gracindo Júnior, Paulo Araújo, Carlos Manga, Maurício Tavares, Wilton Franco, José Lavigne
Passou a integrar e promover muitas campanhas sociais, foi a base do Criança Esperança da Globo.
Mas perdeu Zacarias (1990) e Mussum(1994).
Passou por diversos formatos e em 1992 integrou a órfã Tininha (Alessandra Aguiar), fugida de um orfanato.
Os remanescentes se separaram e formaram novos quadros na TV.
Um estudo que merece atenção
A leitura do texto de Mario Fernando Bolognesi, “Circos e palhaços brasileiros”, me permitiu fazer uma homenagem muito especial a palhaços de vários circos brasileiros:
Circo di Roma | Chevrolet e Parafuso |
Circo Astley | Faísca |
Circo Real | Bochechinha e Piquito |
Circo Brothers | Pintinho e Chupetinha |
Super Circo Bira | Birinha |
Circo Vostok | Gori Gori |
Circo Real Argentino | Vareta e Salgadinho |
Circo Sandriara | Jurubeba |
Circo Beto Carrero | Cremoso, Charlequito e Nenê |
Circo Brasil 2000 | Bonitinho |
Circo Roger | Reco reco |
Circo Spacial | Paçoca e Pingolé |
Circo di Napoli | Paçoquinha |
Circo Weber | Caquito |
Circo Miami 2000 | Caquito e Chuvisquinho |
Circo Garcia | Kuxixo |
Circo Xangai | Tiririca |
Circo di Monza | Biriba |
Circo Maravilha | Puxa puxa |
Teatro Biriba Adriano | Biribinha e Aparício |
Teatro Serelepe | Serelepe |
Teatro Bebé | Bebé |
Teatro Popular de Curitiba | Piska Piska |
Circo di Mônaco | Soneca e Pirulito |
Circo Balão Mágico | Batatinha |
Garden Circo | Motoca e Babalu |
Circo Gitano | Tutuka, Bombinha e Biliscada |
Pop Circo | Espigão, Faísca e Perlotinha |
Circo Ranieri | Xuxu Pirulito |
Circo Alakazan II | |
Circo Whasington | Salsicha |
Circo Las vegas | Cheirosinho, Gostosinho e Linguiça |
Circo Pallesty Italia | Birrinha |
Circo Real Bandeirantes | Chocolate e Caçolão |
Circo Estrela | Futrica |
Parque Circo Las Vegas | Cacareco |
Circo Shalom | Pipo e Bimbolinho |
Circo Rostok | Parafuso |
O texto me chamou atenção por ser um documento vivo, mostrando a vida circense brasileira, com entrevistas e a realidade dessa instituição centenária.
Vale a pena ser lido por todos que tem alma de artista!
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Um local que merece ser visitado
A Prefeitura de São Paulo mantém um espaço no Largo do Passandu que guarda o Centro da Memória do Circo. Vale a pena visitar!
Nesse espaço eu vi uma exposição do escultor João Batista Goutinho, que reproduziu alguns dos palhaços mais famosos do circo.
Esse trabalho é maravilhoso.
Os grandes Circos da atualidade
Não posso acabar esse texto sem falar na beleza dos enigmáticos e transformadores circos modernos.
Maravilhosos, estruturados, tecnológicos, versáteis!
Os espetáulos tomaram um tom adequado ao mundo moderno! Acho incrível, pois o espírito está vivo.
Adoro ver a poesia do romance envolvendo o palhaço, pois ele te faz rir e chorar pelo amor impossível.
Concluindo
Quando me descobri fã do Circo, me senti mais ligado a arte e a arte brasileira, pois o Circo brasileiro é muito forte!
Sei que a internet nos distancia dos momentos da arte real, da criatividade e espontaneidade do artista circense, que é um rei do improviso, da exploração do momento real, da inteligência emocional desenvolvida no momento das apresentações.
Mas nada impede de levar a todos o espetáculo!
Tudo se transforma, conheci um “Palhaço” muito atualizado, Carlos Maldonado, ele já participou de debates e escreveu um artigo para a COMUD.
Ele me mostrou que a arte da palhaçaria pode vencer barreiras, ela foi para televisão e agora estará na Internet.
Mas eu confesso que se um Circo for a minha cidade ou um “Palhaço” estiver nas ruas ou praças se apresentando, eu vou parar para assistir e aprender com sua sutileza, leveza e com sua visão do “SORRISO”.
Os palhaços podem entrar em extinção!
Só depende de nós!
Eles podem mudar de roupa, mudar o local de atuar, mas não podem acabar!
Não deixem a “Palhaçaria” morrer!
O sorriso precisa se expandir!
Um viva ao riso solto e ao gargalhar!
Assista e respeite esses profissionais!