Skip to content

O sonho de ter um fogão a lenha

Comida de fazenda

O fogão a lenha quase sempre nos remete ao imaginário de uma casa de fazenda. A comida feita nele é sempre muito saborosa e nos encanta, tendo relação com bons momentos que guardamos na memória.

Para muitos brasileiros ele é uma realidade, enquanto, para muitos, um prazer de cozinhar.

Os pratos são cozidos em panelas de ferro ou de barro e demoram mais tempo, tornando o alimento mais saboroso.

Forno a Lenha e centros urbanos

Muitas vezes, essa realidade parece ser tão distante das pessoas que vivem em grandes centros urbanos.

Porém, existem algumas opções de fogão a lenha compactos, que podem ser instalados até mesmo em varandas de apartamentos.

Esses fogões são feitos de ferro e tem até modelo de apenas uma boca.

Em varandas que são preparadas para churrasqueira, é muito fácil encaixar um modelo desses, resolvendo inclusive a questão da exaustão.

Fogão A Lenha, Pote, Chaleira

A comida de fazenda

Os fogões a lenha mais tradicionais eram feitos em alvenaria por alguém que tinha que entender bastante do funcionamento deles.

Principalmente sobre exaustão, senão a fumaça não tem vazão pela chaminé e volta para dentro da casa, tornando o ambiente inabitável.

Ainda hoje existem especialistas em construir fogões, mas são poucos e estão sempre ocupados.

Um fogão a lenha é considerado bom também quando o forno é bom, pois significa que a distribuição do calor está regular.

Nas casas antigas de fazenda, o fogão a lenha fazia também o papel de lareira para manter o ambiente aquecido no inverno. E também, a agua do chuveiro dependia do funcionamento do fogão para ser aquecida. Ou seja, só tinha banho quente quando o fogão estava acesso. Instala-se uma serpentina dentro do compartimento de lenha e o sistema funciona como um aquecedor de passagem.

Essa solução era a muito utilizada em locais que não tinha energia elétrica.

As pessoas se reuniam em torno do fogão, que era o ponto central da casa

Fogão À Lenha, Lenha, Fogo, Brasa, Chaleira, Café

As facilidades dos dias atuais

É possível resgatar as boas sensações de uma casa de fazenda, porém sem as dificuldades inerentes aos tempos em que a vida era bem mais difícil.

Em um centro urbano, é possível comprar lenhas cortadas em tamanhos regulares, que são utilizadas em lareiras. Assim sendo, boa parte do trabalho difícil já está solucionado.

Porém, alguns itens considerados mais rústicos precisam ser mantidos para quem quiser reviver melhor essa atmosfera.

Por exemplo, as panelas precisam ser de ferro. Isso mesmo, aquelas panelas bem pesadas e normalmente grandes. O fogo em uma trempe de fogão a lenha é muito intenso e panelas de outros materiais diferentes do ferro fundido não são adequadas.

Fogão À Lenha, Interior, Chaleira, Café, Chá, Campo

E, convenhamos, o sabor de uma comida feita na panela de ferro em um fogão a lenha é muito peculiar.

Além disso, é comprovada a crença popular de que as panelas de ferro podem realmente prevenir ou curar anemia, pois liberam o elemento na comida, suprindo a necessidade diária do organismo.

Seja qual for a razão, poder viver essa experiência pode ser mais simples do que parece. Então, vale a pena considerar se você gosta de uma boa comida caseira.

O SONHO DE TER UM FOGÃO A LENHA EM CASA (conseilarquitetura.com.br)

Autora de um blog com informações e dicas de arquitetura