Skip to content

Nicho em banheiros

Sempre dá para fazer?

Uma solução que revolucionou!

O nicho dentro do box foi uma invenção divisora de águas em projetos de banheiro.

Antes, a solução mais utilizada eram os acessórios de metal fixados na parede. Mais antigamente, era comum fazer prateleiras de mármore, as mais utilizadas eram as arredondadas no canto da parede.

Quando alguém teve a ideia de furar um buraco na parede para fazer um nicho, tudo mudou.

No começo, eles surgiram como peças inteiras de mármore ou porcelanato, que eram embutidas no buraco da parede. 

Depois, vieram as soluções mais simplificadas e visualmente limpas. E mais recentemente, surgiram as versões iluminadas.

O fato é que essa ideia abriu caminho para várias soluções criativas que compõe o projeto de um banheiro.

Uma grande vantagem técnica é que os nichos, por serem embutidos, evitam acidentes dentro do box, o que eventualmente pode ocorrer com prateleiras metálicas sobressalentes.

Nem sempre é possível fazer um nicho

Sem dúvida, é a melhor solução para produtos de banho. Mas nem sempre dá para executar um nicho no banheiro.

Afinal, seja qual for o acabamento, é preciso fazer um buraco na parede e isso nem sempre pode ser feito.

As paredes de banheiros costumam estar repletas de canos embutidos. 

Tecnicamente, são chamadas de paredes hidráulicas, pois costumam dividir os ambientes que precisam de água e esgoto.

Portanto, antes de sair quebrando, é preciso saber se é possível.

Quando temos em mão os projetos complementares, essa questão fica bem mais fácil de ser resolvida, pois pode não ser somente cano de agua o que será encontrado, mas outras interferências como pilares ou conduítes elétricos.

Outro ponto a ser observado é a espessura da parede. 

O nicho, para ser útil, precisa ter, no mínimo 10cm de profundidade. Para isso, a parede precisa ter, no mínimo, o dobro.

Muitas construtoras de apartamentos novos incluíram em suas cláusulas de reforma a proibição de execução de nichos, pois aconteceram vários casos em que os buracos vazavam as paredes externas durante as obras de reforma, causando acidentes e danificando a fachada do prédio.

O problema pode ser resolvido.

Mas calma, ter um nicho no box é realmente uma solução tão incrível que todos os esforços para conseguir viabilizar valem a pena.

Se a parede não tem espessura suficiente ou se tem muitas interferências dentro dela, umas das saídas é fazer um enchimento nessa parede, ou seja, aumentar a espessura para pode criar no nicho. A solução pode, a princípio parecer meio estranha, mas dependendo da configuração do box, 10cm a menos não vai fazer falta.

É sempre bom lembrar também que a altura útil do nicho deve ser por volta de 30cm, que é o suficiente para acomodar os frascos mais comumente vendidos. Menos que isso pode não caber, mais que isso fica visualmente estranho.

Como em todas as soluções de reforma, o ideal é definir tudo no projeto antes, para não correr risco de cometer erros e tomar prejuízo de dinheiro e tempo.

Uma solução que pode caber no seu bolso!

Autora de um blog com informações e dicas de arquitetura