Skip to content

Compartilhar ambientes é a onda da vez

Dividindo espaços

Cada vez mais o preço do metro quadrado, nos endereços mais cobiçados das grandes cidades, é mais caro, a ponto de ser quase proibitivo. 

Isso faz com que os imóveis fiquem cada vez menores e obriga as pessoas a repensarem seus estilos de vida.

Afinal, o que é mais importante, morar em uma casa confortável e passar horas no trânsito para chegar ao trabalho ou morar em um ambiente compacto, mas estar próximo de tudo e poder se deslocar a pé ou de bicicleta?

Claro que este estilo de vida se aplica mais a uma parcela da população, por exemplo os jovens, preferencialmente sem filhos, que têm suas agendas sempre cheias de compromissos e tem dificuldades para coordenar tarefas do cotidiano doméstico.

Pensando nisso, foram desenvolvidas soluções para esse público e que unem espaços compactos com compartilhamento de serviços das mais diversas naturezas.

Um deles é a lavanderia compartilhada. Em vários condomínios, elas já estão implantadas e em alguns deles o proprietário tem a opção de até ter sua própria máquina de lavar em casa, além da lavanderia compartilhada no prédio. 

No entanto, é cada vez maior o número de adeptos dessa prática de utilizar os serviços compartilhados, pois além de poder usufruir de uma estrutura existente e não ter custo para fazer sua própria lavanderia, o espaço que era destinado a ela pode ser aproveitado para outros ambientes.

Novos imóveis

É interessante observar que esses novos imóveis, mesmo que compactos, são diferentes do antigo flat, que tinha cara de hotel e parecia mais uma moradia provisória. Agora eles têm cara e astral de casa mesmo.

E, além de lavanderias, muitos outros serviços são compartilhados, como por exemplo, em vários condomínios existem: 

  • guarda-volumes refrigerados para receber as compras de supermercado feitas pela internet, 
  • serviços de manutenção, 

E tudo para facilitar a vida das pessoas. 

Alguns mais visionários e ousados estão implantando o compartilhamento de carros e bicicletas, como já existem em outros países.

Compartilhamento De Bicicleta

Todo esse movimento nos leva a uma grande reflexão sobre estilo de vida, nossa relação com a cidade e, o que é mais importante para cada um de nós nesse momento, para termos uma melhor qualidade de vida.

Autora de um blog com informações e dicas de arquitetura