Skip to content

Casa de praia

Quais cuidados precisam ser tomados

Casa de praia ou morar na praia, o sonho de tantos

A maioria das pessoas tem o sonho de ter uma casa de praia, ou mudar para a praia. Sem dúvida é uma excelente opção para quem vive nas proximidades do litoral. Mas alguns detalhes precisam ser vistos para que esse sonho não se transforme em um pesadelo.

Nunca se esqueça das dificuldades de acesso em temporadas e das complicações da superlotação nas férias e finais de semana prolongados, mas esse artigo tem o objetivo de focar na casa em si e nos cuidados que precisamos ter para a sua manutenção.

 Os efeitos da maresia

Os efeitos da maresia são conhecidamente devastadores, mesmo para quem não vive no litoral. E todas as casas sofrem, mesmo as que não são “pé na areia”.

Trata-se de uma combinação de umidade com salinização, que em pouco tempo destrói o que encontra pela frente e não for preparado para suportar essa situação.

Portanto, as dicas se fundamentam na ventilação dos ambientes. A circulação do ar vai evitar o acumulo da umidade e todas as suas consequências.

Se a casa for para temporada, passam muito tempo fechadas, os cuidados precisam ser maiores ainda.

 O que fazer, na pratica

Se você vai construir ou reformar, dê preferencias para materiais resistentes à maresia. 

Aço carbono, o conhecido ferro, é totalmente contraindicado. É mais barato que aço inox ou alumínio, mas não vai resistir a uma temporada. 

Portanto, para portões, guarda-corpos, coberturas ou qualquer outro item, desconsidere o uso de produtos feitos com ferro.

Dê preferência aos eletrodomésticos de aço inox. São mais caros, mas tornam-se um caso de necessidade, muito além do visual. Muitas vezes casas de temporadas podem ficar meses fechadas, ou somente com uma manutenção semanal, o que não é suficiente para livrar os equipamentos do acumulo de maresia.

Atenção com os armários

Dê preferência a armários sem portas ou com portas ventiladas. Lembrando que a casa vai passar muito tempo fechada em cidades que normalmente são quentes, por isso a circulação de ar é fundamental.

O ideal também é que a matéria prima desse seja MDF naval, pois é mais resistente às condições climáticas.

É também muito importante que as ferragens sejam de aço inox como as dobradiças de portas e corrediças de gavetas. Senão, terão vida muito curta.

Em geral

Prefira pisos frios. 

Evite cortinas de tecido. 

Opte por revestimentos de sofás e cadeiras com tecidos náuticos.

Pense que sua casa é um barco, pois é praticamente a mesma coisa em termos de manutenção. 

Tomando esses cuidados, você terá sempre um local para desfrutar, seja nos momentos de lazer, ou na sua nova moradia, ao invés de ter uma dor de cabeça para manter.

Autora de um blog com informações e dicas de arquitetura