Skip to content

Ciências Sociais

Nesse item, a Comud encontrará respostas na Filosofia, Sociologia e poderá ajudar na compreensão da ética e moral no mundo moderno, assim como trazer aspectos históricos para analisar a evolução humana.
A Filosofia. palavra de origem grega, que une dois conceitos muito importantes para o ser humano e para a Comud: Filos que significa amor ou amizade e Sofia que significa sabedoria ou conhecimento.

Platão traz para a palavra Filosofia, o conceito de ciência que busca o conhecimento e a sabedoria continuamente.
A filosofia evoluiu e hoje é considerada uma análise crítica sobre os métodos utilizados nas ciências ou nas formas de dominação e poder nas sociedades.
Se considerarmos o conceito de Platão como uma definição para Filosofia, ou mesmo os conceitos mais modernos atribuídos a ela, seremos todos nós, membros da Comud, filósofos!
Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem, engloba aspectos culturais, econômicos, religiosos, doutrinários entre outros.
A sociologia teve características mais filosóficas durante a história, mas desde os anos 90 passou a se embasar em aspectos quantitativos como forma de explicar estudos, teses e padrões sociais, a tecnologia e a estatística trouxeram a matemática para provar e justificar as teorias sociais.

Nessa divisão da Comud estaremos enfim, estudando as relações humanas!

Estado e capitalismo pós-pandemia