Skip to content

Duas técnicas para bem-estar físico, mental e emocional

O Tai Chi e a Yoga são apresentados como oportunidades de melhoria do seu bem-estar, é um texto introdutório.

duas mãos se cruzando

Existem várias técnicas que são procuradas hoje para se buscar o bem-estar físico, mental e emocional.

Principalmente pessoas que têm ou tiveram depressão e/ ou ansiedade, onde necessitam de uma prática para se equilibrarem e viverem de forma mais saudável, aproveitando mais a vida e se sentindo mais felizes.

Mas qual prática é ideal?

Vou me deter em duas opções nesse momento, o Tai Chi e a Yoga.

Açao, Kung Fu, Pôr Do Sol, Silhueta

Depende da intenção e afinidade que a pessoa tenha com determinadas práticas… 

mas é preciso conhecer e experenciar para reconhecer qual é a melhor.

Fotos grátis de Meditar

Algumas pessoas que sofrem de ansiedade dizem que essas práticas que visam o equilíbrio são paradas demais e que não se sentem bem. 

A questão é, a partir do momento que reconhece que a ansiedade ou qualquer outro estado, faz ficar fora de um estado onde não se sinta confortável, é essencial buscar solução.

Para pessoas que são ansiosas, por mais que os movimentos sejam lentos, a prática do Tai Chi é movimento, você não fica parado todo o tempo e os movimentos são acessíveis, respeitando seus limites. 

É uma meditação em movimento, onde seu corpo está ativo e relaxado ao mesmo tempo, sendo, portanto, uma prática interessante. 

Existem outras técnicas, que utilizam posturas onde a pessoa que pratica, talvez necessite de uma autoconsciência em trabalhar o emocional para lidar com aquele movimento, a princípio estagnado durante um certo tempo. 

Pelas minhas experiências com o Tai Chi e outras práticas como a Yoga, o Tai Chi para ansiosos, pode ser uma técnica mais interessante para auxiliar na concentração e no equilíbrio.

Em breve falarei mais sobre ambos…

Marisa

Mas fica a dica, de dois mestres no Brasil:

Hermógenes – Yoga

Who – Tai chi

A Natureza é minha inspiração! Nesta vida por este belo planeta, sou Marisa Salvador. Arteterapeuta, Bióloga, especialista em Manejo e Gestão Ambiental pela UFLA, especialista em Design Instrucional pela UNIFEI e especialista em Educação Ambiental pela UFLA. O contato com as plantas e com os animais são uma realidade em minha vida desde criança. Todo cuidado e carinho pelos seres da natureza... vendo-os crescer, fazendo parte de suas vidas. Hoje a natureza está mais viva do que nunca... tudo faz parte do meu ser! Respiro, respeito, ouço, silencio, medito, contemplo. Nossa interação é o sentido da minha vida. As práticas de Tai Chi como instrutora ao longo de vinte e oito anos, só confirmam um caminho de grandes descobertas e realizações.