Um assunto polêmico, muito discutido nos dias de hoje, mas ainda muito real no dia a dia do trabalhador.
Vou sugerir e trazer vários trechos de um trabalho de perguntas e respostas do MPT que para mim é marcante e indico como leitura ao trabalhador.
Selecionei alguns trechos para que você ver a força desse trabalho:
“O assédio moral interfere na liberdade, na dignidade e nos direitos de personalidade de trabalhadoras e trabalhadores por meio de atitudes abusivas voltadas à degradação do relacionamento digno no ambiente de trabalho.
Gradativamente temos adoecimentos e afastamentos em decorrência de doenças psíquicas ou psicológicas. O assédio moral é uma violência que impacta diretamente nesses indicadores.
O que é assédio moral no ambiente de trabalho?
O assédio moral no trabalho é um tipo de violência psicológica que se configura por meio de conduta abusiva, quando de forma reiterada e sistemática, expõem-se trabalhadoras e trabalhadores a situações constrangedoras e humilhantes, interferindo na liberdade, na dignidade e nos seus direitos de personalidade”.
Vamos fazer juntos uma reflexão sobre palavras e expressões, usar descrições de Wikipedia e outros sites no formato dicionário e, o mais importante, tirar uns momentos para pensar no assunto:
Assédio
“Cobre uma ampla gama de comportamentos de natureza ofensiva.
É geralmente entendido como um comportamento que importuna ou perturba e é caracteristicamente repetitivo.
No sentido legal, é o comportamento que parece ser ameaçador ou perturbador.
Moral
“É a diferenciação de intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias.
Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra “moral”, que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.”
Assédio moral
“É a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. Geralmente, tal expressão se refere a atos ocorridos durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.”
Atitudes abusivas
“Pressupões uma relação abusiva
Uma relação abusiva é uma conduta abusiva, que reproduz no ambiente de trabalho práticas enraizadas num contexto social, econômico, organizacional e cultural mais vasto de desigualdades sociais, inclusive às relacionadas ao gênero e à raça.”
Afastamentos
“O afastamento do trabalho é quando o funcionário não pode cumprir com sua jornada devido a algum motivo que é justificado e assegurado por lei, o que permite com que ele não tenha prejuízos em relação ao seu pagamento e isso pode valer por tempo indeterminado.”
Doenças psíquicas e psicológicas geradas no trabalho
“As doenças clássicas ocasionadas no trabalho e que podem gerar até mesmo o afastamento de um colaborador são: Depressão; Estresse ocupacional; Síndrome de burnout (síndrome do total esgotamento físico e mental), exclusiva do trabalho.”
Violência
- “1. Estado daquilo que é violento.
- 2. Ato violento.
- 3. Ato de violentar.
- 4. Veemência.
- 5. Irascibilidade.
- 6. Abuso da força.
- 7. Tirania; opressão”
- “violência”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023, https://dicionario.priberam.org/viol%C3%AAncia.
Venho aqui fazer uma proposta que pode mudar vidas e mudar sua vida.
Fica a dica
Quando um assunto for polêmico, comece tendo como base as leis e normas estabelecidas pela sociedade. Nesse caso, eu trouxe através do texto do MPT.
Na sequência, pegue os termos mais importantes citados nesse estudo da legislação e veja seus significado.
Muitas vezes esses dois estudos te darão base para tirar muitas conclusões.
Depois, verifique casos reais.
No caso de assédio, quantos casos se tornaram públicos nos últimos tempos? Mais de 8 mil casos oficializados em 2023 e quase esse número em 2022.
Esse número é muito significativo e tem tido curva de crescimento acelerado. Não por número de casos novos, mas de pessoas com coragem de denunciar!
Estamos falando de mudança de comportamento, de atuação de agentes públicos, de mais foco dos agentes de comunicação.
MPT em quadrinhos
O MPT tem sido muito atuante e nós do Krono temos acompanhado e divulgado muito seus textos e suas publicações.
Vejam que trabalho perfeito feito em revistas em quadrinhos, explicando sobre o tema:
https://mptemquadrinhos.com.br/edicoes/assedio-moral-na-construcao-civil/
Quer abordagem mais próxima e mais rápida de ensinar do que textos simples e diretos?
Leiam e pensem se estão sendo assediados ou se seus amigos têm passado por esse tipo de situação.
O comportamento das pessoas só muda se for confrontado!
Vivemos nos calando diante das ameaças. Transforme ameaças em oportunidades de mudança, conscientização e reforma dos sistemas errados no meio trabalhista.
Identificando o processo de assédio e sabendo como agir:
1º.Passo: Identificação do assédio: anote datas, locais, pessoas, humilhações e palavras usadas, atitudes e comportamentos do assediador ou dos assediadores, pois pode ser um comportamento grupal;
2º Passo: Processo de União de vozes, converse com outras pessoas que passam pelo mesmo processo;
3ºPasso: Utilizar os canais certos e não confrontar as partes. Nesse momento o apoio do Sindicato são fundamentais;
4º Passo: Formalize o fato através de carta registrada destinada ao agressor e com cópia para o Departamento de Recursos Humanos de sua empresa.
5ºPasso: Agora está na hora da comunicação, procure advogados, médicos, psicólogos que possam atestar as consequências, além disso procure representantes do MPT, da Comissão de Recursos Humanos e representantes de sua categoria. Estou considerando que seu Sindicato foi o primeiro a ser comunicado;
6ºPasso: Na realidade um passo fundamental está em falar com família e amigos, pois eles serão sua base de apoio. Muitas vezes seu comportamento tem mudado com eles.
Não tenha medo de falar sobre o assunto, pois a comunicação pode mudar situações vividas que te incomodam. Não sofra calado!
Casos que precisam ser identificados e sanados:
Vou me basear aqui nesse item em um texto muito bom do site Disciplinas da USP, onde fizeram uma lista de situações e suas consequências legais nos tribunais:
https://edisciplinas.usp.br/mod/page/view.php?id=3659599
As situações muitas vezes estão a seu lado e, por conta de uma miopia social, as pessoas riem da situação sem entender o quanto estão prejudicando alguém.
Veja apenas os nomes de possíveis assédios apresentados no artigo:
- Gordofobia
- Desmerecer o trabalho de funcionárias e funcionários
- Exposição de funcionárias e funcionários no ambiente virtual
- Cobranças fora do expediente
- Adoecimento no trabalho
- Imposição de metas abusivas
- Homofobia e assédio moral
- Gravidez e assédio moral
Você já presenciou alguma delas?
Como reagiu?
Se você riu ou se calou, concordou e está ajudando a manter um sistema em desconstrução.
Depende de cada um de nós!