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Socorro, as propagandas me perseguem na internet

Pessoal, nós do Krono e da Comud fomos criados e vivemos no mundo digital, imaginem quantas vezes por dia nós encaramos este questionamento?

Todos querem saber sobre as propagandas que perseguem a gente na internet.

Ser consumidor é poder fazer escolhas do que se quer comprar, sem interferência institucional ou de terceiros. 

Temos leis, regras, condutas e poderíamos afirmar que a frase acima está correta. 

Mas: será???

A estratégia das redes sociais e da internet que questionamos aqui não são novidade. 

Poderíamos dizer que essa repetição de ofertas na internet é o equivalente ao “vendedor insistente” no nosso mundinho real. 

Sabe aquele vendedor que te persegue dentro da loja e pergunta várias vezes se pode ajudar, ou se você quer algo específico? Ou aquele vendedor que insiste em te dar um cartão ou falar o nome e que pode chamá-lo a qualquer momento. 

Esse é o papel do Robozinho da internet que te persegue!

Às vezes, essa insistência vem com um desconto, o que pode ser bastante interessante para o consumidor. 

Acredito que todo remédio possui a dose certa antes de se tornar um veneno, e assim também é no marketing. 

Ou deveria ser!

Na realidade, todas as formas de mídia podem vender na insistência, você tem canais abertos de TV que insistem em vender remédios que vão te emagrecer, esticar a pele, manter você jovem e fazem isso dezenas de vezes. Também funcionam da mesma forma.

Mas pense pelo lado positivo: a internet costuma oferecer produtos que você procurou e tem interesse, já os canais abertos e os insistentes telefonemas de operadoras de celular e de bancos por telefone são feitos sem você ter nenhuma intenção de compra. Forçam insistentemente para obter uma chance de falar, pelo menos nós temos a palavra final e podemos bloquear os números.

O que é Remarketing?

Significa fazer marketing novamente com uma mesma pessoa.

A intenção é buscar mais uma vez apresentar o produto e quem sabe conquistar o consumidor.

Pode ser feita através de e-mails e redes sociais, buscam cativar um consumidor. 

Muitas vezes podem ajudar o consumidor, por exemplo no caso dos seguros que estão por vencer, receber opções, alternativas, podem sim mudar um posicionamento de consumo. 

Pode também levar promoções interessantes, para quem já está pesquisando um dado produto, ou alternativas de produtos paralelos ao escolhido, você está vendo um celular e acabar vendo vários modelos e marcas e descontos interessantes.

Pode ser muito utilizado quando os consumidores simulam compras ou desistem de compras nos carrinhos de lojas virtuais, a loja pode identificar o que você não comprou e que entrou em promoção. 

Nesse caso também existem as listas de produtos sempre comprados por um dado consumidor e que entraram em promoção. Esse trabalho é feito por supermercados com frequência e gera um novo consumo.

As empresas buscam o remarketing como opção de aceleração das conversões de vendas e pode ser considerado menos invasiva que outros processos, pois ela leva a você aquilo que você apresenta consumo frequente ou as pesquisas efetuadas, logo há uma necessidade real do consumidor.

O que tem sido visto e forma negativa é a insistência e a existência de muita concorrência em determinadas linhas de produtos e serviços.

O remarketing bem-feito leva ao consumidor mais informações sobre seus objetos de desejo e consumo, nesse caso ele se torna um ponto positivo. 

Quantas vezes você descobriu benefícios de produtos por conta dessas propagandas?

Vantagens do Remarketing

Vantagens vistas pelos consumidores nessa estratégia e que levam ao consumo:

  1. As propostas são personalizadas e formatadas a partir de uma pesquisa que você fez ou de uma tentativa de compra frustrada;
  2. As liquidações e descontos direcionadas para produtos que estão no seu radar de compra;
  3. Esquecimentos de compras em carrinhos de supermercado, por exemplo;
  4. Alternativas e oportunidades diante de necessidades reais.

Logo, existe sim uma lógica para as insistentes propagandas que você recebe.

Espero ter mostrado a todos seus benefícios, pois infelizmente nós só vemos a incômoda repetição.

Contudo, sempre temos escolha: ignorar as propostas que chegam ou mesmo bloquear os cookies dos sites de compra. Aliás, abordaremos esse assunto num próximo artigo.

Até a próxima! 

Laboratório de ideias, conhecimentos, arte e imaginação.