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Identidade Visual – Construindo uma marca de impacto 

A marca nos conecta ao produto? Pode gerar o desejo de consumo?

Gosto  muito de dizer que é através da marca que você, ou sua empresa, se conecta com o público alvo, gerando a conexão necessária para despertar o desejo que antecede a compra ou a contratação. Afinal, a marca chega primeiro e é a responsável por comunicar, visualmente, toda a essência do seu negócio. 

A marca também deve diferenciar você dos seus concorrentes e informar, de forma clara e objetiva, qual o serviço principal que você presta ou os produtos que você vende. 

Tenho uma frase que diz: Quando extraímos o que se tem de mais profundo em nossa personalidade, conseguimos uma marca forte: seja para nossa marca pessoal ou para nossa empresa. Fazemos, assim, os clientes se apaixonarem por esta marca e comprarem os valores que ela transmite!” 

Mas, afinal, como construir uma marca de impacto?

Desenvolvimento da Marca 

É um grande e longo trabalho a ser feito; porém, resumindo, essa construção é baseada em: 

  1. entrevista ou briefing, onde entendemos sobre o público, mercado, concorrentes, valores, onde o profissional quer chegar e que mensagem e valores ele quer transmitir…
  2. pesquisas;
  3. referências; 
  4. análises, para compreender mais sobre a essência da empresa; 
  5. estudo do conceito da marca; 

Isso tudo, antes de começar a pôr a “mão na massa” e iniciar os estudos práticos e testes para definição de: 

  1. paleta de cores;
  2. tipografia;
  3. design de logotipo e simbologia
  4. elementos e patterns (ou estampas)
  5. aplicações 

É a hora em que eu, como profissional, me aprofundo ainda mais no Universo da Empresa e, através do que as cores, fontes e os símbolos transmitem, consigo traduzir toda a essência para marca que está sendo criada, para que esta possa se conectar diretamente com o público.

Vamos ver alguns exemplos da parte prática: 

Como eu disse, depois de toda a análise, em geral, ali pelo item 4 que citei acima, é o momento em que nós designers iniciamos os estudos práticos.

Acompanhe comigo alguns cases: 

  • Uma empresa de tecnologia, que tem como atributos principais: conectividade, tecnologia, modernidade e precisa se conectar com o público de empresários de médio porte.
  • Cores escolhidas: azul médio, verde vibrante e cinza. 
  • Tipografia principal: com formas retas, arrojadas e sem serifa.
  • Uma confeitaria, que tem como atributos principais: sofisticação, delicadeza e desejo e precisa se conectar com um público de paladar exigente, em busca de qualidade e diferenciação. 
  • Cores escolhidas: lilás, verde menta e nude.
  • Tipografia principal: cursiva, transmitindo leveza com sofisticação.

Claro que os exemplos estão resumindo todo o processo e contando apenas um pequeno percentual de todo o trabalho envolvido e da entrega realizada, que também conta com diversas aplicações além dos elementos que citei… mas com esta explanação, pude deixar claro o mais importante: a marca não é apenas o logo

É preciso dizer também que de modo ideal, a estratégia de desenvolvimento de toda a comunicação visual de uma empresa deve ser feita por especialistas e, preferencialmente, desde antes de a empresa ser aberta. 

Inclusive, a identidade visual pode e deve fazer parte do plano de negócios, pois ela, necessariamente, precisará fazer a ligação entre o que a empresa quer ser e como o cliente vai percebê-la. 

E quando falamos do ponto de vista de divulgação, recomenda-se que seja a primeira etapa a ser contratada: pois qualquer outra demanda, da estratégia de marketing, como anúncios, postagens, embalagens, papelaria, brindes ou outro material institucional deverá seguir esse padrão! 

Agora que já entende todo o processo, você está mais preparado para tomar uma das decisões mais importantes no que se refere à divulgação da sua empresa: a marca!

Foi um  prazer ter você comigo até aqui, nesta leitura!

Meu nome é Thielly Izzo, sou Designer e especialista em Identidade Visual, formada em Comunicação Visual e atuo na área há 12 anos!

Te convido a conhecer mais do meu trabalho, acessando:

meu site www.thiellyizzo.com.br

meu Instagram @thiellyizzo (www.instagram.com/thiellyizzo)

Também me coloco à disposição pelo Whatsapp (link: https://api.whatsapp.com/send?l=pt-BR&phone=5511972933520), caso queira construir sua marca comigo!

Até a próxima… nos vemos nas redes!

Aliás, já me segue lá para me contar o que este texto te trouxe de construtivo! Será um prazer saber!

Sou Designer, especialista em Identidade Visual e desde 2012 crio marcas exclusivas para pessoas e empresas. "Acredito que ao extrairmos o que se tem de mais profundo em nossa personalidade, conseguimos uma marca forte: seja para nossa marca pessoal ou para nossa empresa. Fazemos, assim, os clientes se apaixonarem por esta marca e comprarem os valores que ela transmite.