Gosto muito de dizer que é através da marca que você, ou sua empresa, se conecta com o público alvo, gerando a conexão necessária para despertar o desejo que antecede a compra ou a contratação. Afinal, a marca chega primeiro e é a responsável por comunicar, visualmente, toda a essência do seu negócio.
A marca também deve diferenciar você dos seus concorrentes e informar, de forma clara e objetiva, qual o serviço principal que você presta ou os produtos que você vende.
Tenho uma frase que diz: Quando extraímos o que se tem de mais profundo em nossa personalidade, conseguimos uma marca forte: seja para nossa marca pessoal ou para nossa empresa. Fazemos, assim, os clientes se apaixonarem por esta marca e comprarem os valores que ela transmite!”
Mas, afinal, como construir uma marca de impacto?
Desenvolvimento da Marca
É um grande e longo trabalho a ser feito; porém, resumindo, essa construção é baseada em:
- entrevista ou briefing, onde entendemos sobre o público, mercado, concorrentes, valores, onde o profissional quer chegar e que mensagem e valores ele quer transmitir…
- pesquisas;
- referências;
- análises, para compreender mais sobre a essência da empresa;
- estudo do conceito da marca;
Isso tudo, antes de começar a pôr a “mão na massa” e iniciar os estudos práticos e testes para definição de:
- paleta de cores;
- tipografia;
- design de logotipo e simbologia
- elementos e patterns (ou estampas)
- aplicações
É a hora em que eu, como profissional, me aprofundo ainda mais no Universo da Empresa e, através do que as cores, fontes e os símbolos transmitem, consigo traduzir toda a essência para marca que está sendo criada, para que esta possa se conectar diretamente com o público.
Vamos ver alguns exemplos da parte prática:
Como eu disse, depois de toda a análise, em geral, ali pelo item 4 que citei acima, é o momento em que nós designers iniciamos os estudos práticos.
Acompanhe comigo alguns cases:
- Uma empresa de tecnologia, que tem como atributos principais: conectividade, tecnologia, modernidade e precisa se conectar com o público de empresários de médio porte.
- Cores escolhidas: azul médio, verde vibrante e cinza.
- Tipografia principal: com formas retas, arrojadas e sem serifa.
- Uma confeitaria, que tem como atributos principais: sofisticação, delicadeza e desejo e precisa se conectar com um público de paladar exigente, em busca de qualidade e diferenciação.
- Cores escolhidas: lilás, verde menta e nude.
- Tipografia principal: cursiva, transmitindo leveza com sofisticação.
Claro que os exemplos estão resumindo todo o processo e contando apenas um pequeno percentual de todo o trabalho envolvido e da entrega realizada, que também conta com diversas aplicações além dos elementos que citei… mas com esta explanação, pude deixar claro o mais importante: a marca não é apenas o logo!
É preciso dizer também que de modo ideal, a estratégia de desenvolvimento de toda a comunicação visual de uma empresa deve ser feita por especialistas e, preferencialmente, desde antes de a empresa ser aberta.
Inclusive, a identidade visual pode e deve fazer parte do plano de negócios, pois ela, necessariamente, precisará fazer a ligação entre o que a empresa quer ser e como o cliente vai percebê-la.
E quando falamos do ponto de vista de divulgação, recomenda-se que seja a primeira etapa a ser contratada: pois qualquer outra demanda, da estratégia de marketing, como anúncios, postagens, embalagens, papelaria, brindes ou outro material institucional deverá seguir esse padrão!
Agora que já entende todo o processo, você está mais preparado para tomar uma das decisões mais importantes no que se refere à divulgação da sua empresa: a marca!
Foi um prazer ter você comigo até aqui, nesta leitura!
Meu nome é Thielly Izzo, sou Designer e especialista em Identidade Visual, formada em Comunicação Visual e atuo na área há 12 anos!
Te convido a conhecer mais do meu trabalho, acessando:
meu site www.thiellyizzo.com.br
meu Instagram @thiellyizzo (www.instagram.com/thiellyizzo)
Também me coloco à disposição pelo Whatsapp (link: https://api.whatsapp.com/send?l=pt-BR&phone=5511972933520), caso queira construir sua marca comigo!
Até a próxima… nos vemos nas redes!
Aliás, já me segue lá para me contar o que este texto te trouxe de construtivo! Será um prazer saber!