
De um modo geral, a marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto; é representada por um nome diferenciado e/ou um símbolo. E deve se diferenciar da concorrência por meio destes diferentes símbolos e significados, com unicidade.
Como exemplo, não seria incomum eu pedir para você pensar em algumas marcas famosas e você me descrever, entre elas, a que tem a maçã ou a dos arcos dourados, formando um M. Não é mesmo?
Agora, falando sobre “a importância da marca”, eu gostaria de dizer que, com uma marca forte, se conquista reconhecimento, profissionalismo, credibilidade, confiança e lealdade dos clientes.
Usando exemplos
E, ainda usando exemplos de marcas famosas, gostaria de te convidar para refletir comigo e conferir o impacto de algumas marcas estrategicamente desenvolvidas; onde as pessoas passam a lembrar dos produtos ou serviços através das experiências que a marca proporciona para elas: agregando valor… Então, imagine as seguintes situações:
- Em um dia comum, você escolhe, por exemplo, pagar R$ 15,00 em um café – ao invés de pagar R$ 3,00 – e decide isso pela experiência que ele te traz… (Aqui me refiro aos famosos cafés da Starbucks, com seus copos emblemáticos com o nome do cliente escrito à mão)
- Você vai a um restaurante, chama o garçom e pede seu refrigerante; falando o nome de uma empresa… (Aqui, claro, me refiro à Coca-Cola, afinal, você não fala “Garçom, me vê um refrigerante de cola”. Você diz: “Garçom, me vê uma Coca”
- Ou então, você já nem se lembra mais o nome de alguns objetos e os chama pelo nome da marca… (E aqui, claro que vai depender da sua região, mas em São Paulo, por exemplo, facilmente nem nos lembramos mais o que são “lâminas de barbear” ou “hastes flexíveis” pois nós as chamamos de “Gillette®” e de “Cotonetes®”
Conseguiu visualizar?
Então, eu gostaria de te contar que, em anos atuando como designer de marcas, eu entendi: para uma marca ser bem desenvolvida ela deve ser construída através da essência da pessoa/empresa.
Descobri que os clientes compram um produto, porque eles gostam da pessoa/empresa. Eles compram os valores que essa pessoa/empresa (ou seja a marca) transmite! Pois é nossa personalidade que nos faz conquistar as pessoas, os clientes… é através da personalidade, traduzida na marca, que fazemos os clientes se apaixonarem por ela. Em outras palavras: o cliente ‘compra’ você!
E como construir isso, que vem de dentro?
– Entendendo sua essência e o que faz sentido para você;
– Traduzindo o que faz parte de você como profissional, como seus valores e objetivos;
– Sendo profissional, mas sendo você…
E a forma de comunicar tudo isso, principalmente através do visual, é com cores, formas ou elementos e fontes. Afinal, as pessoas vão lembrar de você pelas questões visuais que vêm à mente: Sua marca chega primeiro que você e que seu produto!
Ou seja, precisamos ter a construção da marca, para que através do visual possamos transmitir isso!
E sim, a logomarca – que é o conjunto único, que pode ser compreendido pelo símbolo, logotipo e cores – é o principal elemento da identidade visual da sua empresa! Mas, está muito longe de ser o único!
E é através da criação de um padrão – que envolve sim a logomarca, mas também as cores, as fontes e todos os demais elementos eleitos para representar a sua marca – e da aplicação e repetição deste padrão, que vamos dar vida e força para essa marca! Vamos, assim, FIXAR A MARCA na mente do público!
Um convite
Te convido para fazer o mesmo teste do início e pensar em algumas marcas famosas. Fez mais sentido agora? Você lembra delas com facilidade, pois elas fazem todo esse trabalho, de aplicação e repetição, muito bem feito!
E se você tem uma empresa e quer ter uma marca forte, acredite, você pode!
Mas lembre-se: É ALGO MUITO IMPORTANTE! Dê a devida importância!
Não faça de qualquer jeito… contrate um profissional capacitado: que entenda todo esse processo, que consiga trazer não só as suas percepções mas muitas outras que caibam à ele, que tenha as competências para tal, que não pule etapas de criação e te entregue um projeto completo e sólido, para que sua marca seja sólida também!
Finalizando
Para finalizar, deixo uma reflexão:
“Já parou para pensar que o valor que você vai cobrar em seus produtos ou serviços pode dizer muito mais sobre o que as pessoas enxergam de você do que da qualidade que você entrega, por exemplo?” Isso é uma marca!
Foi um prazer ter você comigo até aqui, nesta leitura!
Meu nome é Thielly Izzo, sou Designer e especialista em Identidade Visual, formada em Comunicação Visual e atuo na área há 12 anos!
Te convido a conhecer mais do meu trabalho, acessando:
- meu site www.thiellyizzo.com.br
- meu Instagram @thiellyizzo (www.instagram.com/thiellyizzo)
- Também me coloco à disposição pelo Whatsapp (link: https://api.whatsapp.com/send?l=pt-BR&phone=5511972933520), caso queira construir sua marca comigo!
Até a próxima… nos vemos nas redes!
Aliás, já me segue lá para me contar o que este texto te trouxe de construtivo! Será um prazer saber!