
Bora vender mais?
Quando vemos um produto, fazemos um julgamento inicial sobre ele depois de apenas 90 segundos de interação. Esse julgamento é entre 60% e 90% baseado… na cor!
A cor pode aumentar em 80% o reconhecimento de uma marca.
Anúncios coloridos são 42% mais lidos do que os em preto e branco.
Algumas características sobre cores, retiradas de um trabalho que desenvolvemos na Krono e publicamos no Instagram.
Vamos fazer um exercício juntos com algumas dessas cores?
Vermelho
Ligado a aventura, amor, paixão. Logo, gera adrenalina, emoções fortes, coragem sensualidade. Ele inclusive é usado para símbolos de alerta em trânsito e placas.
Quais marcas poderiam se incluir aqui?
Amarelo e Laranja
Brilhando tipo ouro, sol, sem dúvida leva a ideia de dinheiro, sucesso, prosperidade. Eu diria que são cores fortes, poderosas! Acho que fica fácil entender a escolha da cor da Ferrari.
Azul
Traz a garantia, segurança, tradição, calmaria. Ótimo para empresas que querem demonstrar solidez.
Imagina se o Itaú não foi brilhante combinando azul e laranja?
Mistura o infinito do mar e do céu com a força e poder do laranja. Representa uma instituição sólida e antenada.
Outra que usou bem as cores, a durabilidade e tradição do azul e a força e garra do amarelo claro e forte na Goodyear. Pneu duradouro.
Verde
Transmite fartura, natureza, recomeço e nos últimos tempos traduz sustentabilidade.
Uma combinação muito interessante é a do Guaraná Antártica:
O verde da natureza e o vermelho da fruta trazendo a força e o amarelo trazendo brilho e poder ao refrigerante que iria enfrentar a mega Coca-Cola, mas com características típicas de um produto tropical.
Pessoal, a cor da marca Lacoste não tem nada com qualquer apelo de natureza, assim como seu crocodilo. Nesse caso, é uma marca antiga, onde esses conceitos de identificação de cores ainda não eram utilizados.
Cor de rosa
Quer coisa mais romântica e delicada do que o rosa? Uma coisa inocente, infantil, quase angelical.
Nos últimos anos, com o empoderamento feminino, essa visão vem mudando.
.
Preto
O preto é compreendido como luxo, poder e sofisticação, por isso dos vestidos mais suntuosos e do uso do black como fator de supremacia, como os cartões black, por exemplo. O preto é ostentação, até de ser coringa, pois combina com todas as demais cores.
Um último e especial exemplo
Agora imaginem se, numa mesma marca, temos juntos o desejo proporcionado pelo vermelho e a prosperidade e força do laranja (ou amarelo). Afinal, o Mac às vezes usa tons de amarelo mais fortes ou mais fracos.
Veja como uma grande marca mantém a forma de seus logos e mudam as cores de acordo com sua história. Isso está ligado à estratégia de cores.
As marcas sabem quando é o momento de mudar, se adaptar e conquistar os clientes.
Evolução & Marca: Macdonald Logo (marcaevolucao.blogspot.com)
No site acima, que apresenta a evolução da marca do Mac, temos os arcos dourados como única referência constante, pois está consolidada como forma e como cor desde 1937. Tudo muda, mas ao redor do M tudo é modificado, sem prejudicar a essência do sucesso representado pelo M amarelo ou laranja.
Enfim, as cores podem sim trazer ao consumidor um pouco da linha de pensamento das empresas e dos produtos envolvidos.
O assunto é muito interessante e muito vasto, mas nossa intenção aqui é apenas introduzi-lo. Em breve, as cores estarão em outros artigos interessantes.