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10 Dicas de cores para vendas 

Bora vender mais?

Quando vemos um produto, fazemos um julgamento inicial sobre ele depois de apenas 90 segundos de interação. Esse julgamento é entre 60% e 90% baseado… na cor!

A cor pode aumentar em 80% o reconhecimento de uma marca.

Anúncios coloridos são 42% mais lidos do que os em preto e branco.

Algumas características sobre cores, retiradas de um trabalho que desenvolvemos na Krono e publicamos no Instagram. 

Vamos fazer um exercício juntos com algumas dessas cores?

Vermelho 

Ligado a aventura, amor, paixão. Logo, gera adrenalina, emoções fortes, coragem sensualidade. Ele inclusive é usado para símbolos de alerta em trânsito e placas.

Quais marcas poderiam se incluir aqui?

Amarelo e Laranja

Brilhando tipo ouro, sol, sem dúvida leva a ideia de dinheiro, sucesso, prosperidade. Eu diria que são cores fortes, poderosas! Acho que fica fácil entender a escolha da cor da Ferrari.

Azul

Traz a garantia, segurança, tradição, calmaria. Ótimo para empresas que querem demonstrar solidez.

Imagina se o Itaú não foi brilhante combinando azul e laranja?

Mistura o infinito do mar e do céu com a força e poder do laranja. Representa uma instituição sólida e antenada.

Outra que usou bem as cores, a durabilidade e tradição do azul e a força e garra do amarelo claro e forte na Goodyear. Pneu duradouro.

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Verde

Transmite fartura, natureza, recomeço e nos últimos tempos traduz sustentabilidade. 

Uma combinação muito interessante é a do Guaraná Antártica:

O verde da natureza e o vermelho da fruta trazendo a força e o amarelo trazendo brilho e poder ao refrigerante que iria enfrentar a mega Coca-Cola, mas com características típicas de um produto tropical.

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Pessoal, a cor da marca Lacoste não tem nada com qualquer apelo de natureza, assim como seu crocodilo. Nesse caso, é uma marca antiga, onde esses conceitos de identificação de cores ainda não eram utilizados.

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Cor de rosa

Quer coisa mais romântica e delicada do que o rosa? Uma coisa inocente, infantil, quase angelical.

Nos últimos anos, com o empoderamento feminino, essa visão vem mudando.

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Preto

O preto é compreendido como luxo, poder e sofisticação, por isso dos vestidos mais suntuosos e do uso do black como fator de supremacia, como os cartões black, por exemplo. O preto é ostentação, até de ser coringa, pois combina com todas as demais cores.

Um último e especial exemplo

Agora imaginem se, numa mesma marca, temos juntos o desejo proporcionado pelo vermelho e a prosperidade e força do laranja (ou amarelo). Afinal, o Mac às vezes usa tons de amarelo mais fortes ou mais fracos.

Logotipo

Descrição gerada automaticamente

Veja como uma grande marca mantém a forma de seus logos e mudam as cores de acordo com sua história. Isso está ligado à estratégia de cores. 

As marcas sabem quando é o momento de mudar, se adaptar e conquistar os clientes.

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Evolução & Marca: Macdonald Logo (marcaevolucao.blogspot.com)

No site acima, que apresenta a evolução da marca do Mac, temos os arcos dourados como única referência constante, pois está consolidada como forma e como cor desde 1937. Tudo muda, mas ao redor do M tudo é modificado, sem prejudicar a essência do sucesso representado pelo M amarelo ou laranja.

Enfim, as cores podem sim trazer ao consumidor um pouco da linha de pensamento das empresas e dos produtos envolvidos.

O assunto é muito interessante e muito vasto, mas nossa intenção aqui é apenas introduzi-lo. Em breve, as cores estarão em outros artigos interessantes.

Laboratório de ideias, conhecimentos, arte e imaginação.