Skip to content

Mulheres são criadas para competir

Prefiro Sororidade

Desde muito pequenas, nos ensinam a competir umas com as outras. 

Quem lembra da história da Branca de Neve? 

A madrasta competindo com a enteada para saber quem é a mais bela. 

Em quase todos os contos de fada da nossa infância, têm alguma figura da bruxa má, aquela mulher maléfica que tem ódio da princesa. 

À medida que vamos crescendo, a bruxa vira aquela mulher que quer “roubar” o seu namorado, ou aquela outra que tem inveja de você. 

Em casos de traição, a culpa raramente é do homem, afinal, coitadinho dele, foi seduzido por aquela mulher sem escrúpulos.

Nos incitam a competir por beleza, pelo afeto masculino, pelo prêmio de melhor mãe… eu mesma já proferi (e ouvi) várias vezes a frase “que ódio da fulana, o corpo dela é perfeito”. 

Clube, Efeito, Criativa, Menina, Noite, Emagrecer

A própria palavra “gossip”, que hoje significa fofoca em inglês, antigamente era usada para se referir às amigas próximas, só que como o patriarcado precisava que as mulheres fossem subservientes e que fizessem do marido o centro do seu universo, as amizades femininas passaram a ser condenadas, e o termo “gossip” foi associado a conversas fúteis.

Sororidade

Porém, desde que comecei a Moda Empoderada, fui inundada exatamente pelo oposto, a sororidade. 

Mulheres, Amigos, Prado, Deitado, Meninas, Camarada

Descobri uma rede de apoio de mulheres maravilhosas, colegas consultoras com quem sempre troco figurinhas, clientes incríveis que me recomendam paras amigas, outras mulheres empreendedoras com uns projetos lindos que faço questão de divulgar.

Essa união feminina, a sororidade, é muito poderosa e é um dos meus propósitos com a consultoria: levantar e empoderar outras mulheres

Então bora fazer uma coisa? 

Marque na sua rede social preferida uma mulher incrível que você admira para ela saber o quanto você a acha maravilhosa!

Venha acompanhar meu Insta!

Lena Barros | MODA EMPODERADA (@lenabarros) • Fotos e vídeos do Instagram